Aqui a raça é pura, sem mistura...

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Perfil do NOVO criador


Daniel Alvarince é zootecnista e girista no estado de Goiás, veja um pouco do que ele pensa em uma conversa com o Blog GIR-PO:

Gir-PO - Nome - Idade – Origem

D.A - Daniel B. Alvarince – 25 anos – Goiânia- GOIÁS

GIR-PO - Local e tempo de criatório - Marca e/ou sufixo

D.A - ESTÂNCIA MORIÁ – Aragoiânia-GOIÁS – Inicio da seleção em 2005 – GIR COM LEITE E RAÇA É MARCA “DANP”

GIR-PO - Base genética e um pouco de história...

D.A – Nossa seleção baseia-se na recuperação da linhagem norte, linhagem está que produziu leite, raça, porte e docilidade.
Desde a década de 1935 meu bisavô José Américo, adquiriu diversos animais da raça gir de ITUIUTABA-MG, sustentando sua família somente com a criação de gado gir, mostrando que a raça é economicamente viável. Na época em que só se reinava o nelore ele mantia em sua propriedade somente gir, fazendo dá criação um prazer de viver.
Devido às dificuldades da vida com a morte de seu bisavô todo o gado foi vendido e hoje Daniel depois de anos dá continuidade ao sonho de seu bisavô e que hoje é pra ele mais que um sonho, uma realidade, uma paixão que passou de geração a geração.
Em 2005 no ultimo período de zootecnia começou a se dedicar ao gir e á procurar animais que atende-se seus padrões econômicos.
Iniciei minha criação adquirindo animais do criatório de Gilmar Cordeiro que considero ser meu pai no gir, do senhor Sebastião José da Mota, Jorge Cordeiro.
Em 2007 adquirimos uma propriedade á 50 km de Goiânia onde consegui apartir daí dar um seguimento mais amplo aos meus objetivos.
EM 2008 estreei em pista fazendo Reservado Campeão Junior Menor com o animal Ébano presenteado por Bráulio Afonso de Moraes sendo este animal fechado em ZEID e com Escorpião DOBI Campeão Junior Maior e Reservado Grande Campeão da EXPO GOIÁS 2008.
Desde então a Estância Moriá caminha com o intuito exclusivo de selecionar animais adaptados e capazes de produzir nas condições reais da pecuária, ou seja, buscar a maior produtividade de leite á pasto e obter melhores índices de fertilidade e precocidade reprodutiva aliado a um criterioso nível de padrão racial.

GIR-PO - Gir pra você é leite ou carne? Ou os dois?

D.A - Respeito a seleção e o ponto de vista de todos, mas o gir que meu bisavô falava, que meu avô falava e que acredito é num gir com raça, leite e porte. O gir só é raça quando atinge no tripé de seleção o equilíbrio entre essas 3 características.

GIR-PO - Controle leiteiro, você considera essa prática essencial para a
conquista de mercado ou acha um método de auxilio na seleção? E o sumário de touros?

D.A - Acho essencial o controle leiteiro, pois é uma das formas de provar o potencial do animal. Mesmo que se utilizem meios para se chegar a altas produções, o animal só as atinge se realmente tiver uma genética para esse quesito.
Como zootecnista da Associação Goiânia dos Criadores de Gir e responsável técnico to teste de progênie Embrapa/Girgoiás posso dizer com clareza que o sumario de touros é uma ferramenta importante para o melhoramento genético uma vez que se testa animais em diferentes ambientes e manejos, podendo assim ter uma maior confiabilidade nos resultados.
O sumario se bem utilizado só tem a introgredir qualidades a um rebanho.

Matriz Fiança da SJ, do criatório de Daniel


GIR-PO - Touros da atualidade que você admira.

D.A - Acho que no momento temos diversos touros que tem feito à diferença no gir dentre eles acredito muito em:
Gênesis FAN, Jambo JKJ, Golfo HL, Gamasonic ZS, Visual da São José, Beduíno da São José, Cabaré DOBI.

GIR-PO - Touros do passado.

D.A - Norte 65 j5, Cigano JOR, Filmador, Corisco, Sonhador da Babilônia, Alecrim II, Caruso HL, Vesúvio ZS.

GIR-PO - Um criatório modelo.

D.A - Não tenho um criatório especifico mais admiro todos que direcionam sua seleção num gir puro e produtivo como Jorge Cordeiro, Granja do Carlos, Zeid Sab, Lapa Vermelha, Café velho, Ene Sab e enfim quem tem na criação de gir mais que um negocio de oportunidade mas sim um prazer no que faz.

GIR-PO - Diga um pouco sobre o futuro da raça.

D.A - Acho que o gir será antes de depois do teste de progênie Embrapa/Girgoiás acredito muito no impenho dos criadores que tem acreditado no nosso trabalho aqui em Goiás e que tem se expandido pelos demais estados.
O giristas tem se preocupado com leite em seus rebanhos e isso fez com que vários planteis antigos focassem nos animais de maior potencial genético e os multiplica-se, promovendo então um grande salto no gir verdadeiro.

GIR-PO - Pra fechar, uma mensagem aos criadores e amigos do Gir.

D.A - “O gir sem raça e leite é como uma viagem sem destino, não se sabe para onde vai e nem aonde se quer chegar”.

Aramina JOR, matriz destaque da seleção de Daniel Alvarince

Nenhum comentário: