Aqui a raça é pura, sem mistura...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Perfil do Criador: GILMAR CORDEIRO

Caros amigos,

Dando sequencia no nosso quadro Perfil do Criador, entrevistamos o especialista em gir, Gilmar Cordeiro.

Espero que gostem!

GIR-PO: Nome - Idade - Origem

GILMAR: Gilmar Cordeiro de Sousa, 50 anos, nascido em Dores do Indaiá-MG.
Médico Veterinário pela UFMG e Jurado Efetivo com Pós Graduação em Julgamento de Zebuínos pela ABCZ.
Sou filho do selecionador Jorge Cordeiro e neto do também selecionador Godofredo de Sousa, que iniciou sua criação em 1930 com 5 fêmeas e 1 macho, filhos de animais importados da Índia por Gabriel Bernardes (Gabriel Caxambu) em 1920.

GIR-PO : Local e tempo de criatório - Marca e/ou sufixo

GILMAR: Participo juntamente com minha mãe e meus irmãos do Condomínio Jorge Cordeiro, que reúne todos os bens deixados pelo meu pai, mas a minha seleção própria é mantida separada na Fazenda Iporê (arvore grande em tupi-guarani) nos arredores (30 km) da capital mais bonita e aconchegante do Brasil que é Goiânia-GO.
Mas, nasci e fui criado na Estância São Jorge, onde, com certeza, a primeira vaca que avistei e que tomei leite, foi uma vaca Gir pura indiana.
Assim posso dizer que, nasci criando Gir, cresci criando Gir e vivo criando Gir.
Minha marca é “GIL, o sufixo é “GIL” e a série única na ABCZ também é ‘GIL”.



GIR-PO: Base genética e um pouco de história...

GILMAR: Iniciei minha seleção própria na Estância São Jorge (Dores do Indaiá-MG) em 27/09/1985 com a vaca Almenara, presenteada pelo meu pai e a bezerra Aruã presenteada pela minha mãe Judite.
Aí, os amigos resolveram me incentivar e mandaram alguns presentes.
O Dr. Evaristo mandou o Máximo-Eva, o Hélio Lemos a Tâmara-HL, o Zeid Sab a Teuba-ZS e o Trabuco-ZS, o Sebastião Motta (a quem chamo carinhosamente de “meu pai goiano” pelo apoio incondicional que sempre me prestou) mandou a Aruanan da Ancora e a Arena da Ancora.
Em 28/01/89 fiz minha primeira aquisição, a vaca Romana (Diamante x Lira) do Sr. Oswaldo Araújo por NCZ$ 500,00 (Quinhentos cruzados novos).
Neste ano, diversas outras fêmeas foram adquiridas, a Lusitana (Ouro Velho-R x Jamaica-OK), a Bandeira (Normando-R x Marinha-Mar), Maestra (Beduíno-JOR x Embaixatriz-OD), Haste (Florido-OCM x Antena-JD), Oceania (Cancioneiro-R x Mistura-MS), Auroras-WM (Alecrim-WM x Berlinda-JZ), etc...
Em 19/05/90 iniciei minha SÉRIE ÚNICA de registro com o nascimento do bezerro PRIMEIRO-GIL, filho do Cigano-JOR x Paloma da Ancora.
Em 17/07/98 todo o gado foi transferido para a Fazenda Iporê em Goiânia-GO, iniciando uma nova etapa na minha seleção.

GIR-PO : Gir pra você é leite ou carne? Ou os dois?

GILMAR: Pra mim Gir é Leite, mas com porte grande. Como já está consagrado pelo mercado é “Gir Leiteiro”.
Quem acha que Gir é pra carne deveria arregaçar a mangas e esbravejar: ”GIR CORTEIRO” que logo isso iria pegar.

GIR-PO: Controle leiteiro, você considera essa prática essencial para a conquista de mercado ou acha um método de auxilio na seleção? E o sumário de touros?

GILMAR: Acho o controle leiteiro uma ferramenta ESSENCIAL PARA A SELEÇÃO, porem, um controle leiteiro serio, honesto, dentro da realidade do nosso consumidor final. Daí, a conquista do mercado será apenas conseqüência.
O Teste de progênie é outra ferramenta da maior importância que temos para nos ajudar na seleção. Os criadores tradicionais precisam urgentemente procurar entender como funciona, conhecer as bases cientificas, saber dos avanços que poderemos ter e principalmente colocar em pratica um teste de progênie.
Teem-se muito preconceito porque o teste de progênie atual começou com leite e essa é apenas uma característica escolhida para ser medida e testada.
Poderia ser peso, altura, pelagem, posição dos chifres, tipo racial, orelhas, fertilidade e tantas outras.
Vamos reunir e escolhermos as características de importância para nossas seleções e iniciarmos os testes.
A GirGoiás já deu o ponta pé inicial, com um teste que vai mostrar produção e tipo racial.

GIR-PO: Um touro da atualidade que você admira.

GILMAR: Todo girista responde essa pergunta assim: “o meu touro”. (e nem sempre é verdade).
Os visitantes quando chegam a minha fazenda, querem saber: “Qual é a sua melhor vaca?” Isto pra mim é errado.
Eu digo, tenho umas 10 vacas ótimas, qualquer uma tem o mesmo valor, o que acontece é que, cada uma tem um detalhe diferente, uma é mais mansa, outra é mais fértil, outra é de pelagem diferente, outra tem a produção de leite mais regular, outra o chifre é mais leve, mas todas são altamente produtivas, e altamente raçudas.
É a visão do Dr. Evaristo: UNIDADE ZOOTÉCNICA!
O mundo e a nossa seleção não teria graça se só tivéssemos uma vaca boa ou um touro bom.
Assim acho que a resposta correta desta pergunta é a seguinte:

Gosto de diversos touros:
- da marca JOR, gosto do Rudá (fêmeas altas, compridas, raçudas, produtivas) e do Indiano (mansas, equilibradas).
- da marca GIL, gosto do Marduk (profundas, conformação de úbere ótima, raçudas) e do JK (revelação na raça, pelagem, equilibrio, altivez) e agora chegando o Boiadeiro-308(é show).

Isso foi para não perder o ranço girista; bem, vamos aos outros:
- o Beduíno da São José, Ariano da São José, Issarinha (BEY-3530), Tacaré-ZS, Cabaré-DOBI, Golfo-HL Jalan Camila-HL, Faceiro-OCC, Boiadeiro II WM.
(procurei citar só touros vivos ou com semem disponível)
.

Primeiro animal registrado com a marca GIL

GIR-PO: Um touro do passado.

GILMAR: Gandi-Imp, Gayolão-Imp, Krishna-Imp, Lobisomen-Imp e Rajá-Imp.
Estes formam o pentágono de sustentação do Gir brasileiro, são os pilares.
Foram importantes: Bey-OM, White-OM, Redino-imp, Autentico-Eva, Estoril-Eva, Genuíno-Eva, Boiadeiro-WM, João de Sousa-WM, Aimará-R, Bey II-R, Catumbi-R, Chave de Ouro Filho-R, Czar-R, Damião-R, Goiacan-R, Guarujá-R, Vardeu-R, Badami, Bey Filho-Bey, Bey do Polêgo-Bey, Mukadar-Bey, Umbu-Bey, Melito, Alecrim-DC, Krishna Sakina-DC (6666), K.S.Dhamal-DC, K.S.Virbay II-DC, Norte-65-J5, Beduíno-IL, Diamante-IL, Notável-IL, Tupi-IL, Escocês-OD, Adorno-MF, Cigano-JOR, Iporá-JOR, Manto-JOR, Ibirapuera, Apache-MAR, Juruá-EMO, Bárbaro-ZS, Fantástico-ZS, Mestre-ZS, Tufão-ZS, Tempo-ZS.
(Nossa, é tanto touro bom que embaralhei e esqueci tudo...).

GIR-PO: Um criatório modelo.

GILMAR: Zeid Sab, Geraldo França Simões, Jorge Cordeiro, Rodolfo Machado Borges, Evaristo Soares de Paula.

GIR-PO: Diga um pouco sobre o futuro da raça.

GILMAR: Para quem trabalhar com seriedade, o futuro é brilhante.
Nossas vacas estão cada vez mais produtivas, mais lindas, mais raçudas. Isso está virando um turbilhão.

GIPR-PO: Pra fechar, uma mensagem aos criadores e amigos do Gir.

GILMAR: Profissionalismo, profissionalismo, profissionalismo. Dedicação, dedicação, dedicação.
Hoje, muitos querem comprar uma vaca num leilão e já virar criador famoso, ser reconhecido como tal e ganhar rios de dinheiro no outro dia. Calma lá gente, isso não é e nunca foi assim. E não é só no Gir, em nenhuma atividade as coisas funcionam assim.
Como dizia meu amigo e mestre, Sêo Alberto Nunes, “Para entrar em qualquer negocio, temos que pagar a jóia”.
Também é necessário perseverança, pois na seleção temos muitos percalços, trilhamos caminhos difíceis e ciclos bons e ruins.
Alguns empresários dedicam 99% de seu tempo, atenção e cuidados com sua empresa e 1% de seu tempo com a seleção do seu gado, e ainda querem ter sucesso. Como? O sucesso na seleção é diretamente proporcional à dedicação prestada a ela. È também uma empresa.
Já dizia o Jairo Andrade: “Para selecionar qualquer raça, você precisa de 3 R’s- Raça (gado bom), Ração ($) e Relacionamento”.
Deixo aqui o meu “muito obrigado” aos responsáveis pelo blog, o Rodrigo, Guilherme e André pela oportunidade que me foi concedida e quero parabenizá-los pelo trabalho que teem desenvolvido em prol do verdadeiro GIR. Sucesso, é tudo que desejo-lhes.
Convido todos os giristas interessados em conhecer o bom Gir, para que venham a Fazenda Iporê, será um prazer recebe-los, trocar uns dedos de prosa e deliciar o melhor queijo de Gir do Brasil (receita da Dª. Judite).

Um abraço a todos.

Gilmar Cordeiro.
Fone: 062-9975-0520
E-mail: gilmarcordeirodesousa@gmail.com


Krishna JK GIL (Krishna Karvadi-GIL x Florada da Ancora)



Guampa-GIL (Lunik-JOR x Harpa-JOR) - Mãe de Marduk Gil

Gostariamos também de parabenizar o grande amigo Gilmar e ao criatório GIL que, com o teste de progenie GirGoiás deste ano, completa 7 (sete) touros em teste.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,
Excelente entrevista. Sou admirador da raça gir e estou tendo oportunidade de aprender e entender cada vez mais sobre a raça através do "Raça Gir-PO". O touro Tacaré ZS foi citado nesta entrevista e também é citado em vários sites mostrando filhos e filhas de alto padrão. Se for possível, sugiro publicar fotos deste touro.

Unknown disse...

Gostaria de saber se vendem queijo dessa raça?

Paulo disse...

Excelente entrevista. Parabéns pela persistência.

Unknown disse...

Me passa seu número Gilmar sou criador de gado gir também pra tirar umas dúvidas