Aqui a raça é pura, sem mistura...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Perfil do Novo Criador : Roberto Bolsanello

Roberto Bolsanello é selecionador de Gir no Espirito Santo, e estreia o perfi do novo criador.
.
Seu novo contato é (49) 9142-8158 / (49) 9146-2271
.
.
.
Confira a entrevista:

GIR-PO : Nome - Idade – Origem
.
Roberto Ximenes Bolsanello, 26 anos, nascido em Vitória-ES, criado em Vila Velha-ES.
Médico Veterinário com especialização e mestrado nas áreas de bovinocultura leiteira e medicina veterinária preventiva respectivamente.
Filho dos professores Artelírio Bolsanello ( professor aposentado e ex vice-reitor da Universidade Federal do ES) e Eliana Ximenes Bolsanello (professora de Biologia).

GIR-PO : Local e tempo de criatório - Marca e/ou sufixo
.
RB : Crio desde 2002, quando meu pai comprou a vaca UFA II do selecionador Walter Alves, de Tombos-MG (um fato interessante é que meu pai quase foi preso pelo DOPS na década de 60/70 protestando contra a Expozebu em Uberaba – ele era Irmão Marista no Colégio Marista de lá – e depois se apaixonou completamente pelo zebu, e hoje ri deste acontecido de juventude...)
Minhas marcas são: RXB e também um B estilizado.
Meu sufixo é LITORAL – devido minha propriedade ficar a menos de 500 metros da praia em Guarapari-ES.

GIR-PO : Gir pra você é leite ou carne? Ou os dois?
.
RB : Gir é para leite. Ponto final. Machos para venda a criatórios de gir e girolando. Deixemos a carne com raças mais especializadas. Lógico que nos criadores de girolando, o produto macho pode sim ser aproveitado para abate, sendo mais um extra.
Acredito que GIR só exista um, e esse é o chamado hoje Gir Padrão, ele alia produção leiteira e raça. Quanto mais puro, maior a heterose para se fazer um Girolando de qualidade. Devemos prucurar fazer esse GIR com raça e muito leite para se ter um F1 bem produtivo. Porém não critico os que seguem o chamado Gir Leiteiro, acho válido o trabalho deles, eu inclusive insemino algumas vacas minhas com esses animais, mas por interesse de mercado local somente.

GIR-PO : Controle leiteiro, você considera essa prática essencial para a conquista de mercado ou acha um método de auxilio na seleção? E o sumário de touros?
.
RB : Controle leiteiro é fundamental. Precisamos mostrar a capacidade de nossos animais em produzir leite. É uma ferramenta importantíssima para seleção de nossos animais, controle da qualidade do leite e é lógico, uma ferramenta maravilhosa de promoção do plantel. Se todos criadores do Gir Padrão fizessem controle leiteiro, e alimentassem nossos animais como animais para leite, teríamos ótimas surpresas.
Sumário de touros vai servir para acasalamentos. Respeito e acredito como técnico no trabalho da Embrapa. Em breve começaremos a ter resultados do teste de progênie da GirGoiás/Embrapa e acredito que isto mudará completamente o panorama da raça frente ao chamado Gir Leiteiro. Vai dar uma reviravolta no mercado. Quem não vai preferir animais raçudos e provados? Eu acredito que todos nós. E outra, teremos chances de disponibilizar este material genético em centrais de inseminação.
.
GIR-PO : Um touro da atualidade que você admira.
.
RB : 5 touros e 5 vacas:
.
- Cabaré DOBI, Brumano JOR, Maranamu da Saudade, Brinco II e Prema Ena (Lingüinha).
- Hiléia (Carlos da Granja), Hillary, Brisa da Saudade (leiteirissima), Bagdá DOBI e vou puxar sardinha pra minha Cássia Taruma.

GIR-PO: Um touro do passado.
.
RB : 5 touros e 5 vacas também:
.
- Filmador, Krishna II, Norte J5, Autêntico EVA e Jalam Camila.
- Iene ZS, Gheeta, Querila ZS, Dançarina EVA e Garcinha R.

GIR-PO : Um criatório modelo.
.
RB : Prefiro não opinar. Existem e existiram criatórios fenomenais.

GIR-PO : Diga um pouco sobre o futuro da raça.
.
RB : O que disse anteriormente. A raça terá uma grande reviravolta quando saírem os resultados do teste GIRGOIAS/EMBRAPA. É a raça do futuro. Leite tropical.

GIR-PO : O que motivou a iniciar a criação de Gir? Teve alguma ajuda de criadores tradicionais?
.
RB : Mesmo quando criávamos girolando, éramos apaixonados pelos touros Gir que possuíamos. Estudando, vimos que a raça que melhor se adaptaria ao clima da região e nosso manejo, seria o GIR. Aliamos a paixão com a aptidão da propriedade. E vêm dando muito certo.
Fiz muitos amigos no GIR, a começar pelo Paulo Silva Santos ( Paulão ), que incentivou a começar a criar e que comprei minhas primeiras reses (animais muito bons de ótimas linhagens vindos da região de Dores do Indaiá-MG), sendo o Paulão a pessoa que mais difundiu a raça no ES e que têm grandes animais e também do Dr. Walter Alves que comprei minha primeira vaca.
Hoje tenho mais contato e forte amizade com os grandes amigos da família Motta de Rio Verde ( Mottinha e “Tio” Alberto) que temos uma amizade fortíssima, e me dão muitas dicas e me disponibilizaram a genética dos animais e de seus botijões para mim, além de estarmos diariamente conversando.
Também dos amigos Guilherme Ricaldoni, Freddy Magalhães, Leonardo Rodrigues, Zé Eduardo Mello, Cristiano Nogueira, Caio Sandro, Rosimar Silva, JK, Rodrigo Simões, Rafael, Wagney Leão, Hélio Lemos e José Augusto Barros entre outros...vários desses sou amigo inclusive de suas famílias. E os amigos criadores do ES: Paulão Silva, Carlos Zanata e José Manoel.
Devo aqui também reafirmar a ajuda que sempre tenho em acasalamentos dos amigos Homero Gontijo e Gilmar Cordeiro, pessoas extraordinárias que muito têm me ajudado.

GIR- PO : Pra fechar, uma mensagem aos criadores e amigos do Gir.
.
RB : Gostaria de parabenizar os amigos do blog Gir-PO, que têm se consolidado como uma ferramenta essencial aos criadores da raça.
Agradecer a todos os amigos da raça, desde que entrei sempre fui bem tratado, com muito carinho e amizade. O Gir apesar das briguinhas é uma grande família.
E convidar os amigos para visitar o sítio Bolsanello em Guarapari-ES, o melhor balneário do Brasil, desfrutando de maravilhosas praias, comendo a verdadeira moqueca capixaba ( lembrem que: Moqueca só capixaba, o resto é só peixada!) e visitando o Sítio Bolsanello apreciando o GIR DO LITORAL.
.
Serão bem-vindos!

Cássia Tarumã (Filmador x Polaca): Doadora de destaque de Bolsanello

Nenhum comentário: