Aqui a raça é pura, sem mistura...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"Novela" da Assogir continua...

Caros Amigos,
.
Entramos em contato com o Sr. Carrião, atual presidente da Assogir, solicitando explicações da situação atual da entidade, bem como sua posição em relação à Assembléia convocada pela Sra Leda Góes.
.
Muito gentilmente, o presidente nos respondeu com o seguinte e-mail:

Rodrigo, Boa Tarde!

Parabéns pela continuidade ao trabalho de um dos maiores selecionadores desse país, em um plantel que tenho certeza, muita contribuição continuará dando ao gir brasileiro.

Assim que tomei conhecimento do Edital publicado em um Jornal da cidade de Uberaba-MG, por uma diretora dizendo-se representar 1/5 dos associados, com base no artigo 11, paragrafo 5º, do Estatuto em vigência, convocando uma Assembleia Geral Extraordinária, para deliberar dentre outras ordens do dia, a disposta no artigo 7ª, do artigo 11, imediatamente recorri ao Estatuto para certificar do que se tratava.

1. O Edital de convocação feria de morte o Estatuto vigente, uma vez que deveria conforme a letra "b" do paragrafo 5º do artigo 11, encaminhar requerimento assinado por 1/5 dos sócios para o presidente, e este, dentro de 30 dias convocar a assembléia solicitada;

2. A ordem do dia está fundamentada no parágro 7º, do artigo 11, que trata-se dentre outras coisas da destituição da diretoria.

Orientado juridicamente, encaminhei carta aos diretores e associados narrando os fatos, inclusive, sobre a nulidade da convocação, e incontinenti, publicando um comunicado, no mesmo jornal onde através de medida administrativa, tornando sem efeito aquela convocação por estar em desacordo com o Estatuto vigente e a constituição.

Alertatado por um diretor de que havia no blog Girbrasil, do jornalista Rosimar Silva, uma materia sobre os fatos, recorri àquele blog que me levou à seguinte observação:

1. A diretora diz que seu procedimento esta ligado ao desejo de não deixar o Gir "nesta barca furada"; e,

2. A proposta de um mandato tampão na entidade.

Sobre o primeiro item, alega em todas as suas conjecturas de que mister se faz a minha presença física na cidade de Uberaba e nas exposições. Ora, com relação a minha presença fisica na sede da associação, hoje com o advento da tecnologia da informatica e mesmo o telefone, e no caso especifico da assogir, com um vice presidente residente da 70 quilômetros de Uberaba, essa presença fisica mensalmente se torna desnecessária e, todas as vezes que recorri ao vice presidente Waldyr Barbosa para ir a Uberaba resolver um problema ligado à Associação lá esteve presente e imediata resolução dos problemas com sucesso, e também, a minha presença fisica nas exposições. Tenho comigo, Rodrigo, de que só devo comparecer a recintos em que fui convidado, como por exemplo, por duas vezes estivemos juntos na exposição de Curvelo, isto por quê? Porque havia sido convidado.

Sobre o segundo item, ao propor um mandato tampão com a existência de três vices presidentes na entidade, a proposta se apresenta claramente como um golpe as instituições democraticas da ASSOGIR. Como um mandato tampão com tres vices presidentes? Que respeito existe nesta propostas às honradas pessoas e criadores que ocupam essas vice presidencias?

Todavia, entendo que desde a renúncia do Marco Antonio Pinsetta, quem me levou para a ASSOGIR, lá estou dando todo apoio a dona Leda pelo espírito classista, porém, pessoalmente entendo como muitos, de que já passou o momento desse grupo que há mais de 12 anos administra a Assogir abrir espaços para outros criadores. Nesta minha reeleição, por exemplo, muito insisti com Homero Gontijo Morais Filho, Hilton Grecco Rodrigues, Paulo Horta Barbosa da Silva, Waldyr Barbosa Oliveira Junior, Beatriz Conceição Cançado Cardoso e mesmo com a dona Leda Ferreira Góes, para que um deles saisse como candidato, fui voto vencido.

Mesmo pensando na necessidade imperiosa dessa renovação, Rodrigo, não podemos desprezar o Estatuto Social para resolver uma "crise" interna na associação. Temos que respeitar o estado de direito. Assim determina a Lei Maior que é a Constituição. Por isso, afirmei que se for da vontade da maioria, renuncio meu mandado, sem mágoas e recentimentos, entregando-a ao vice presidente imediato a presidencia da Assogir e NUNCA A UMA PROPOSTA DE MANDATO TAMPÃO.

Tenho tido a todas as pessoas que me procuram que embora seja criador de nelore e girolando, a raça com a qual me identifico é a Gir, e que jamais criaria problemas a esta raça por vaidades pessoais. Voce mesmo é testemunha do que vou lhe dizer: você nunca o Carrião fofocando em porta de pavilhão, em estandes de parques agropecuarios, em telefonema ou e-mails para A ou B e mesmo na propriedade de quem quer que seja.

Não existe crise na Assogir, o que existe é uma tomada de posição de uma diretora, que por estar fora da realidade estatutária, o presidente da entidade como guardião-mor do Estatuto Social tomou as providencias cabíveis.

No mais, agradeço muito a sua oportunidade de me explicar, o que farei com o máximo respeito a todos que me procurarem, e vou mais alem, a Assogir não é do Carrião ou da dona Leda, a Assogir é de todos nós, por isso, entendo que esse seja o momento impar, para aqueles que gostam da raça gir se aproximarem da entidade, se associarem para que possamos dar a essa raça uma alternativa a mais além da ABCGIL.

Atenciosamente,

Carrião
Presidente

Um comentário:

Anônimo disse...

Se querem que nos aproximemos da raça, por favor, enviem ficha e documentos para quem tenha interesse, já enviei e-mail alguma svezes solicitando isso e nunca fui respondido...

|Galera jovem, essa é a hora de nos filiarmos para fazer uam mudança na ASSOGIR!!!