Aqui a raça é pura, sem mistura...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Torneio Leiteiro ExpoPassos

Iporá JOR (Adorno) x Drusa JOR (Escocês OD)
.
O animal da foto é Renúncia JOR, pertence ao condomínio Jorge Cordeiro e atualmente está em parceria com o Joaquim e Carlo Rossi (Coqueiral/MG), para coleta de embriões.
.
A matriz produziu 31,752 Kg de média diária na ExpoPassos, uma exposição rankeada da ABCGIL, ficando em quinto lugar no torneio leiteiro.
.
Segundo Carlo Rossi, "Renúncia deixou 2 vacas Gir Leiteiro para trás, e outras 3 foram tiradas do torneio, duas do Quincão, segundo comentários dos bastidores, porque viram que iriam perder para uma vaca padrão".
.
"A matriz que está em controle oficial, recebeu várias propostas de compra no torneio e despertou interesse do Dr. Gabriel Andrade por sêmen do pai dela. Recebeu ainda várias propostas de parceria para coleta com Radar e Êmulo dos Poções, mas não ficou nada acertado".
.
"O que já foi combinado é que vai pintar prenhezes em alguns leilões com touros caracterizados leiteiros e raros".
.
"Um detalhe é que ela superou a Madeira da Vitrine, que fez média de 27,8 Kg". Madeira da Vitrine, propriedade de José Luiz Junqueira Barros, é outro exemplo da vaca considerada padrão com alta produção leiteira.
.
Carlo ainda acredita ser uma notícia que vai elevar o moral de quem busca vaca leiteira caracterizada, e vai animar muita gente a levar essas vacas à torneios.
.
Nota do editor:
.
Parabéns aos proprietários e aos parceiros Joaquim e Carlo Rossi, acho esta uma iniciativa muito importante.
.
A questão do Gir Leiteiro ao meu ver é uma qualidade adquirida, não podemos considerar um animal pela sua linhagem e sim pela sua produção. A matriz Renúncia JOR, que está em lactação em andamento e não tenho a informação de sua produção, mas tenho certeza que irá superar facilmente os poucos 2.500kg/305 exigidos, é um animal Gir Leiteiro, assim como os outros das linhagens consagradas na aptidão leite.
.
Qualquer matriz que tenha seu RIL emitido pela ABCZ e produção necessária tem este "selo de qualidade", temos que ver desse modo pois a raça Gir é uma só, a ABCZ não emite registro diferente: uma RAÇA, duas APTIDÕES (leite ou carne). Padrão todos tem que ser, caso contrário a ABCZ não deve registrar.

Nenhum comentário: