Aqui a raça é pura, sem mistura...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Gir

O teste de progênie idealizado pela GirGoiás e executado pela Embrapa, agora ganhou o novo parceiro; a Assogir.
.
A importancia deste teste é enorme tendo em vista a realidade da raça Gir atualmente, que através de sua aptidão para leite somada à outras qualidades como rusticidade e docilidade, vêm conquistando cada vez mais adeptos e a demanda por genética alternativa provada é eminente.
.
Infelizmente a aptidão leiteira na raça é dominada por uma espécie de cartel e vários animais e linhagens acabam desperdiçados em consequencia da falsa idéia disseminada de que o Gir Padrão, ou seja, o Gir que manteve a caracterização racial, não somente mas também como um elemento de seleção, não é produtivo para leite.
.
Não utilizar um animal "não-provado" científicamente é uma opção respeitável mas não significa que o mesmo não seja produtivo, então é no mínimo irresponsável afirmar que na raça Gir só existam animais positivos pra leite nas genéticas já testadas.
.
Ai entra o Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Gir, em outras palavras; Teste de Progênie Assogir / GirGoiás / Embrapa. Este programa que se iniciou há algum tempo e caminha para os primeiros resultados é um marco para o Gir! De lá sairão animais que nacional e internacionalmente serão utilizados em grande escala e serão estes os responsáveis pelo refrescamento genético da raça.
.

Matriz Gir de boa caracterização racial e produtividade

A própria questão do controle leiteiro oficial da ABCZ que vem sendo aderido por muitos que anteriormente não praticavam, vêm chamando atenção para os resultados. Em conversa com um criador que recentemente iniciou, ouvi: "Nem sabia que meu gado era tão produtivo, agora vejo que os animais bem caracterizados produzem também, inclusive minha matriz de maior produtividade é uma das mais bem caracterizadas!"
.
Agora em 2009 a Assogir e a Girgoiás abrem mais uma bateria, no dia 7/5 em Uberaba teremos a oficialização desta parceria com um coquetel no stand da Assogir. Lá será possível conhecer mais sobre este trabalho e também do Moet. Participe!
.
Segundo Emílio da Maia de Castro, presidente da Girgoiás e diretor de melhoramento genético da Assogir, “com a entrada da Assogir no Conselho Gestor do Teste de progênie, deixamos de ser um teste regional para ser nacional e poder atender todos os criadores do pais que desejam testar seus animais segundo os critérios pré-estabelecidos”.
.
A Assogir é uma institução de cunho democrático e está aberta a novos sócios, se você tem um animal de alto potencial que ainda não foi testado e que seja de linhagens alternativas, venha integrar esta nova bateria! E se não é, torne-se sócio da mais antiga representante da raça no país.

Nenhum comentário: