Aqui a raça é pura, sem mistura...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Piada do dia!

Vi hoje na internet, no blog Gir Brasil, um individuo que se diz criador de Gir, tradicional (segundo ele), dizer que os chifres da raça Gir servem apenas para atrapalhar. Disse ainda que uma res com chifre em formato de espada é uma res banana...
.
Este sujeito tem um senso de humor apuradíssimo, palmas pra ele!

2 comentários:

A. André L. Pinheiro disse...

Piada ainda pior é o fato de um gênio como esse receber espaço para divulgar tamanho conhecimento...

Alzeir disse...

Giristas, boa noite.
Muitas opiniões, conselhos e até mesmo advinhações fatalistas, têm sido dadas por criadores, selecionadores, técnicos e admiradores do Gado Gir.
Acho que o mais importante nesse contexto é termos em mente que tais manifestações, sem exceções, são passíveis equívocos.
Portanto, devemos ter muita cautela ao avaliarmos tais manifestações, principalmente se o nosso objetivo é aprender. Aprender é necessidade de todos, mas ensinar, é a possibilidade de poucos.
No episódio referido por Rodrigo e André, penso que o autor do artigo por êles contestado, tem objetivos bastante diversos dos criadores de Gir. O que pretende o autor em tela, se entendi, é fazer modificações produtivas e anatômicas nas vacas Gir até que consiga ter um curral só com estas, produzindo muito leite (êles nunca dizem quanto), comendo no cocho e sendo ordenhadas mecânicamente.
Pelo que sei, ao chegar onde pretende o articulista não terá vacas Gir no curral e sim, vacas mestiças parecidas com Gir. Penso ser um equívico, mas o gado é dêle e a escolha também.
Existem ainda comentários oferecidos ao artigo referido - está no Blog do Rosimar - cujos comentaristas fazem afirmações absolutamente equivocadas e que muito atrapalham quem pretende aprender sobre gado Gir.
A que mais chamou minha atenção trata da qualificação dos criadores de Gir Padrão. Diz um comentarista que só fazendeiros que ganham dinheiro com outras atividades podem se dar ao luxo de criar o Gir dito Padrão.
À esse respeito, a impressão que tenho é que ocorre exatamente o oposto. Como ilustração, acho muito difícil algum girista tirador de leite ter R$ 1.000.000,00 para comprar a vaca Gir que o Sr. Paulo Horto venderá ainda em 2009. Arrisco mesmo dizer que o futuro comprador (no caso, investidor), sequer tira leite.
Rodrigo, o Sr. Fernando querer tirar o chifre das vacas Gir não é certo e dá uma tristeza danada na gente.
Agora, saber que uma vaca Gir do Zé Neto deu mais de 8.000 litros de leite em 292 dias e depois ainda foi inseminada com o Sansão, dá um nó na garganta e dói mais do que desgosto de filha.
De minha parte, não tenho pretenções pedagógicas e acho natural a possibilidade de estar equivocado.
Pela paciência e atenção, obrigado.
Alzeir Campanati Antunes.