Aqui a raça é pura, sem mistura...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Guardiões do Gir Leiteiro"

Prezados Giristas,

Hoje, pela manhã, ao abrir minha caixa de e-mails me deparei com uma mensagem que me chamou a atenção; trata-se de um e-mail com o seguinte texto e imagem anexa:

"Amigos criadores e admiradores do Gir Leiteiro,

Durante a Expozebu deste ano foi criado o grupo "Guardiões do Gir Leiteiro". É um grupo informal, com representantes em quase todos os Estados e abertos a novos representantes, formado por criadores, tecnicos, pesquisadores, estudantes e amantes do gir leiteiro, preocupados em resguardar os interesses da raça gir leiteiro no Brasil.

Agiremos de forma discreta, secreta e sem vinculo com nenhuma organização existente no país. Nosso objetivo principal é denunciar as irregularidades gritantes que podem prejudicar a raça hoje, ou no futuro, como as lactações absurdas e fraudulentes, os registros fora do padrão da ABCZ e ABCGIL e as manipulações de vendas em leilões.

Temos uma série de denuncias para fazer, mas nossa primeira ação vem do torneio leiteiro da cidade de Goiânia, onde a vaca que quebrou o record de produção Fêmea Jovem em torneio leiteiro, descaradamente não é gir e solicitamos as associações responsáveis pela raça (ABCGIL E ABCZ) que tomem as providências imediadas.

Abcgil: que não reconheça esse torneio.
ABCZ: que julque imediadamente o caso e reavalie o registro do animal. Estamos de olho.

Guardiões do Gir LeiteiroUberaba - 31/05/2010"



Não sou a favor de protestos feitos por autores não-identificados, ou seja, de autoria anônima; por diversas vezes fiz através de blog, inúmeras críticas a animais e/ou criadores por motivos variados, sem é claro faltar respeito com as pessoas.

Apesar disso, não há dúvidas que se trata de um protesto que procede, pois este animal choca quanto a sua ausência total de caracterização racial. Não considero este animal como um exemplar da raça Gir, é realmente um absurdo seu registro ter sido emitido pela ABCZ, e é ela quem deve responder por isso.

Já a ABCGil nada pode fazer, já que quem responde por isto é a entidade mor do registro, acho que não reconhecer a legitimidade deste torneio leiteiro não seria apenas anti-ético, como ilegal.

Fica então sob a responsabilidade dos compententes Luis A. Josahkian e Carlos Henrique, da superintendência técnica da ABCZ levar este assunto ao corpo técnico da entidade para as providências cabíveis.

5 comentários:

Alzeir disse...

Colegas Giristas,
O gado Gir é uma das mais belas obras arte, e como tal, naturalmente serve para as mais diversas variações do tema.
Com todo respeito ao criador, sinceramente, esta vaca é uma variação grosseira do gado Gir, porém, existem uma infinidade delas com RGD's e currículos significativos. Também existem Touros, mas não é a hora.
Quanto ao anonimato pretendido pelos Guardiões do Gir Leiteiro, acho que não servirá à causa.
Tenho impressão que pela nobreza dos objetivos, o conhecimento da autoria das denúncias emprestaria credibilidade à empreitada.
Mas ainda assim devemos ressaltar:
"Os Leiteiros saíram na frente outra vez" !!!!
Alzeir Campanati Antunes.

Jorge disse...

Caros Giristas,
Concordo plenamente com o amigo Rodrigo, e o colega Alzeir.
Eu recebi este mesmo e-mail... aonde também me senti surpreso pelo anonimato mas temos que parabenizar os Guardiões do Gir, que finalmente estão no caminho certo para acabar com este descaso.
A raça Gir tem padrão racial, bem como todas as outras raças, sendo elas Zebuínas ou Taurinas.
Dentro da criação de qualquer raça existe um orgão responsável pelo registro dos animais.
Na raça GIR a ABCZ é responsável pela emissão de RGN|RGD, o qual só pode ser emitido, se o animal em questão estiver enquadrado nos padrões exigidos na "Carta Magna".
Se a própra ABCZ registra este tipo de animal, os criadores que tem critério em sua seleção, perdem a força.
A grande reponsável por isso sem dúvida nenhuma é a ABCZ, mas cabe a ABCGIL orientar os criadores, que participam de pistas ranqueadas e torneios leiteiros, e que vistoriem os animais que não possuem a caracterização mínima exiga pela ABCZ.
Acho que desta forma a ABCGIL teria mais credibilidade.
Faço questão de publicar a mesma matéria em meu blog para que haja mais circulação deste tipo de matéria que considero de suma importância para que o trabalho dos verdadeiros selecionadores sejam valorizados.

att.
Jorge Sab
http://giroriginal.blogspot.comcon

A. André L. Pinheiro disse...

Também discordo do anonimato adotado pelos membros desse grupo. Será que seria receio de alguma represália? Espero que não.
Quanto à vaca da fotografia, realmente acredito que sua caracterização não faz jus à obtenção de RGD. Se possui RGD, a culpa é toda da ABCZ. A ABCGIL nada poderia fazer, pois certamente não teria qualquer fundamento no regulamento do torneio para barrar a inscrição da matriz. Isso não é novidade no cenário brasileiro da raça gir e também não deixa de ser lamentável. Da maneira como a coisa anda, em um futuro próximo as características da raça gir serão peça de museu, e ninguém saberá definir, com precisão, o que é o gir! Por outro lado, não deixa de ser um alento saber que há mais pessoas inconformadas com essa situação, ainda que anônimas.

Estância do Gir disse...

Prezados amigos,

Pelas fotos não dá para ver
"caranguejo"na face esquerda
da cara nem na face do membro
posterior, portanto,não há como
responsabilizar a Abcz até prova
em contrário.Cabe a Abcgil se manifestar quanto a participação
do animal e se enquadra no tipo
racial desejado.
Penso que os integrantes do grupo
"Guardiões do Gir Leiteiro",que se dizem preocupados em resguardar os
interesses da raça gir leiteiro no
Brasil,fizessem in loco a denuncia
diretamente à Abcgil.
O anonimato sem provas não merece
maiores comentários.

Euclides/Estância do Gir

rafael disse...

Acredito que "denúncia" não seria bem o termo , mas sim um alerta aos criadores como um todo pela necessidade de mais rigor nos registros , não acho certo colocar apenas um animal e de um criador específico em "julgamento" pois tenho certeza que há muitos animais completamente fora dos padrões e que são registrados em outros locais pelo país , isso nunca foi uma novidade , seria apenas para quem não quer enxergar que o gir está perdendo seu prestígio gradativamente , ter animais completamente fora do padrão é apenas um ponto ...temos que salientar as lactações e preços surreais , o uso de medicamentos de forma indiscriminada , a luta para forjar resultados contra as regras naturais da genética do animal . Acredito que a tecnologia e os estudos de melhoramento realmente possam trazer resultados significativos e que exista alguns ( poucos ) criatórios de gir que se denomina leiteiro com um trabalho sério e progressor , mas não podemos basear apenas em números , muito menos em apenas uma característica que possa ser trabalhada na raça , uma vez que o gir possui multiqualidades . A questão racial no meu simples ponto de vista é sem dúvida a primordial ,se não houver mais exigência quanto á isso podemos criar outras denominações para a raça , o leiteiro pode aparecer na composição do nome , mas não o gir ...fico preocupado com o rumo que tudo isso vai tomar , acredito que em um futuro não muito longínquo passaremos por uma nova crise onde poucos continuarão ,uma grande mistura onde pessoas com poder usam qualquer onda atual e de qualquer setor para obterem lucros e produtores rurais que lutam com dificuldade e falta de apoio criando vaquinhas dentro do padrão mais subvalorizadas por darem em média 10 litros de leite e não 60 ...acredito que restará quem realmente se apaixonou por essa raça milenar e não mediu esforços para mantê-la apesar de tanta mídia e pressão , no andar da carruagem , após aceitação dos criadores na divisão de padrão e leiteiro , na aceitação de animais com qualquer fenótipo e ás vezes até genótipo , não há muito o que lamentar e discutir , só o tempo dirá quem fez a melhor aposta .