Aqui a raça é pura, sem mistura...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tourinhos passam por avaliação morfológica para Teste de Progênie

Características morfológicas como estrutura funcional, aprumos, pigmentação, bainha e umbigo e ainda harmonia foram avaliadas na tarde de ontem (29/03) em tourinhos gir leiteiro pré-selecionados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e EMBRAPA para participar do Teste de Progênie da Raça Gir Leiteiro, em 2011. O teste dos animais foi realizado pelos professores do curso de Zootecnia da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), Alexandre Bizinoto e Carlos Henrique Cavallari Machado, e pelo técnico da ABCGIL, André Rabelo Fernandes, na fazenda escola da faculdade, localizada em Uberaba/MG.

Durante o mês de fevereiro, os animais foram submetidos à pesagem, exames andrológicos, análise de temperamento e teste reprodutivo. Na próxima sexta-feira (1/04), os animais passarão por um teste de libido.

Após todas estas fases, serão criados índices para cada característica, conforme explica o professor da FAZU e superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado. "A partir dos índices de cada característica, será formulado um índice classificatório final que será utilizado para escolher os futuros animais participantes do teste de progênie", explica Carlos Henrique.

Os testes serão concluídos no mês de abril e deverão ser apresentados pela ABCGIL durante a 77º ExpoZebu.

Fonte: Laura Pimenta (ABCZ)

Nenhum comentário: