Aqui a raça é pura, sem mistura...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comentário de Edineive Geraldo

Caro Ramilton, 

Hoje pude ler atentamente, os textos publicados no BLOG GIR PO, com os títulos Eu acredito nas linhagens alternativas do GIR e EU acredito no GIR Leiteiro. Quero comentar que gostei muito do reconhecimento feito por Rodrigo Simões, amparado nos resultados obtidos na Fazenda Lapa Vermelha frente ao novo cenário de submeter suas matrizes ao controle leiteiro oficial. Além de muita raça, o gado Bey está jorrando leite com atestado oficial. Este é um dos ótimos exemplos a ser seguido. Na vida, tudo ser renova, nos mais diversos seguimentos. Quem não se ater às mudanças (necessidades) ficará parado no tempo ou até mesmo seguindo na contra-mão. Breve exemplo: Em nossa região (80km de Curvelo MG) muitos produtores de leite que mantinham os currais cheios de vacas produzindo o mínimo diariamente, tiveram que abandonar a atividade ou simplesmente quebraram. Não conseguiram enxergar as mudanças do negócio ou simplesmente fizeram vista curta. Não se atentaram para as melhorias nas pastagens, melhoramento genético, manejo, instalações, etc. 

No texto de sua autoria, gostei das reflexões apoiando os amigos giristas do grupo GIR Padrão que se aderiram aos programas TP e controle leiteiro oficial, podendo mostrar ao publico interessado, que em rebanhos cuja seleção sempre foi criteriosa para a caracterização racial (o que no meu entendimento está mais que correto), existem animais (famílias) com aptidões leiteiras, que muito irão contribuir para produção de leite economicamente sustentável. Importante o convite que faz aos demais criadores para se juntarem a este grupo. Então, vejo que o caminho está definido, agora, se faz necessário atrair seguidores para fortalecer a caminhada rumo ao alvo. Compartilho do mesmo sentimento, que esta empreitada (novo rumo) trará ganhos imensuráveis para o GIR Padrão. Apenas ressalto, trabalho que ora denominamos LINHAGENS ALTERNATIVAS DO GIR precisa de uma forte ação de marketing. Mostrar os animais, mostrar os resultados, mostrar os criadores, mostrar as entidades envolvidas. A propaganda é a alma do negócio. Pensei em fazermos uma mobilização junto aos criadores no sentido de somarmos esforços para criação de uma Revista Oficial. O objetivo é a divulgação do trabalho desses criatórios. Nem faço idéia do custo para se editar e distribuir uma boa revista, porém acho necessário. Como exemplo, a ABCGIL investe fortemente na divulgação dos animais, pessoas, entidades, parceiros, etc...estão colhendo os frutos. Atraindo cada vez mais adeptos e investidores. 

Não sei se já existe algum material informativo neste sentido. Pense nesta possibilidade e me de noticias. 

P.S; Não sou associado a nenhuma entidade. Apenas entusiasta da raça GIR. Tenho muita admiração pelo gado EVA, pelo trabalho que Doutor Evaristo desempenhou a favor da raça GIR e da pecuária Nacional. 

Grande abraço. 

Edineive Geraldo – Contagem MG

Um comentário:

prisma disse...

Edineive, fico muito feliz em receber o seu apoio.Você entendeu perfeitamente o meu propósito. As diferenças entre as preferências individuais quanto ao padrão ideal ou a melhor aptidão econômica, não deve justificar eventuais desavenças entre todos nós. Ao contrário, precisamos unir esforços, em busca de alternativas que possam viabilizar o necessário progresso da raça Gir.

Em relação à divulgação e promoção dos animais e criadores, acredito que devamos aproveitar melhor os espaços que nos são concedidos nesses veículos (Blog, Portal,Orkut, facebook, etc.), considerando a eficácia nos resultados e o seu baixo custo.

De qualquer forma, devemos destacar, na forma escrita, dois veículos que estão contribuindo positivamente com a promoção do Gir. Um caderno especial sobre a raça gir e seus criadores, da revista Interrural, editada em Uberlândia e, o Jornal do Gir, uma publicação mensal/bimensal, editado em Goiânia, cujo editor/jornalista responsável é o amigo Juscelino (JK).

Aproveito a oportunidade para conclamar o apoio dos colegas criadores e simpatizantes da raça Gir, no sentido de apoiar esses veículos, estabelecendo parcerias (publicações) e divulgando esses materiais, entre os interessados.

Venho destacando o trabalho realizado pela Lapa Vermelha, Fazenda Nossa Senhora das Graças Bráulio Morais) e Fazenda Café Velho (Bi)em razão do maior número de animais que estão sendo submetidos a ordenha diária e controle leiteiro ofcial, com excelentes resultados. Mas, vários colegas estão emprenhados nessa dura e penosa rotina. parabéns a todos, inclusive aqueles que, por convicção, optaram por manter os seus, não menos louváveis, processos de seleção.


Atenciosamente,

Ramilton Javiktson da Silva Rosa
Estância Prisma - Edealina - GO.