O presidente da ABCZ, Eduardo Biaggi e o corpo diretivo da entidade, estiveram reunidos com os líderes da ABCGil, Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro.
No encontro os selecionadores da raça Gir Leiteiro apresentaram o novo estatuto da associação, falaram dos conceitos de trabalho da entidade que reúne quase 400 criatórios, de conquistas e dificuldades.
O debate foi fundamentado na exposição de informações atualizadas da dimensão e da evolução do rebanho seletivo, do potencial de exportação de material genético para países em desenvolvimento e da participação da raça na escala de produção comercial do país.
O Gir Leiteiro é uma das raças zebuínas que mais atrai interesse externo, por ser um bovino com capacidade de produzir proteína animal a baixo custo, por suas qualidades de rusticidade, eficiência produtiva e reprodutiva em regimes alimentares a pasto. O gado zebu com vocação para produzir leite é muito menos exigente em termos nutricionais quando comparado a raças especializadas.
Em 2010 o volume de animais Gir Leiteiro comercializados em nível nacional nos leilões aumentou em 15%. Hoje a ABCZ desenvolve o programa de controle leiteiro em 601 criatórios e o maior volume de animais é desta raça.
Fonte: ABCZ (Márcia)
Fonte: ABCZ (Márcia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário