quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Mensagem de fim de ano da ASSOGIR
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Por Ramilton Javiktson
Sempre defendi o equilíbrio, não que eu acredite na vaca que produza muito leite e muita carne simultaneamente. Ao contrário, nesse sentido a genética se aproxima da matemática, não é possível que uma vaca converta 60% do alimento que consume em leite e outros 60% em carne. Mas, sou da opinião de que os extremos devem ser evitados: animais com muita vocação leiteira e pouca caracterização racial e também animais "belos" racialmente, porém sem nehuma aptidão leiteira. Acretido que o chamado "mercado" cantado em verso e prosa com soberano, em médio prazo será abastecido por animais mais equilibrados.
Não estou falando necessariamente dos animais "1/2", resultado do cruzamento de "gir padrão" com "gir leiteiro". Conheço vários animais oriundos de criatórios tidos como " gir leiteiro " que se enquadram perfeitamente neste perfil, mas sempre acreditei também na capacidade da fêmea "padrão" produzir leite, bem como apresentar outras funções econômicas desejáveis para a raça Gir.
.
Boas festas!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
ABCZ muda as regras para a próxima ExpoZebu
45ª Expo. Agropecuária de Avaré
O evento será realizado no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, durante o período de 8 a 14 de março de 2010 e contará com a presença da raça GIR, no 2º Turno.
Segundo Nádia Sab, presidente do núcleo, são esperados aproximadamente 400 animais, um aumento surpreendente em relação às 150 argolas da última edição da feira.
O cronograma será o seguinte:
Entrada: 8 e 9 de Março de 2010.
1) O valor da argola R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).
Os animais destinados à EXPO / LEILÃO deverão ser consignados a:
Para mais informações, com Nádia Sab pelos telefones (14) 8141-9018 ou (14) 3815-4099, ou através do email: nadiasabgir@hotmail.com .
Breve resenha sobre o recente calote...
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Animal em Destaque: Salininha do Taimbê
.
Criadores gaúchos fundam núcleo de Gir Leiteiro
Um grupo de giristas gaúchos se reuniu pela 2ª vez, para a promoção de mais um encontro para a discussão de ações que visam desenvolver a raça zebuína Gir Leiteiro no estado. O criador Iliseu Pressler, titular do Sítio Sonho de Menino, localizado na cidade de Estrela/RS, região do vale do taquari, recebeu cerca de 15 criadores de Gir Leiteiro do Rio Grande do Sul no domingo, 6 de dezembro para o 2º encontro de giristas. Após realização de um workshop sobre a raça na Expointer 2009, que contou com a presença de Silvio Queiroz Pinheiro, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) os pecuaristas voltaram á se encontrar no dia 11 de outubro na propriedade do criador José Amaral, localizada em Caxias do Sul/RS, onde foi definida a primeira participação oficial da raça na Expointer 2010, á ser realizada de 28 de agosto á 05 de setembro em Esteio. Pela primeira vez no evento, deverão estar expostos mais de 50 exemplares Gir de aptidão leiteira.
Na reunião de domingo, como pauta principal, a formação do núcleo gaúcho. O nome oficial escolhido para a mais nova entidade, é “Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro” sob a sigla de “NGCGL” que conta com o apoio da Associação Brasileira da raça (ABCGIL). Na oportunidade, foi escolhido também o conselho de coordenação, que terá o criador José Amaral de Caxias do Sul/RS - como coordenador e Álvaro Bombonatto de Nova Alvorada/RS – como vice-coordenador, além dos secretários, tesoureiro e diretor de marketing. Segundo José Amaral, o objetivo é promover com maior intensidade o melhoramento genético do Gir Leiteiro gaúcho, promover eventos, como também desenvolver ações de divulgação e difusão da raça no o estado, destacando o animal como opção em genética para a produção de leite á menor custo. “O Gir Leiteiro por ser um zebuíno, é extremamente rústico, e consequentemente possui grande conversão alimentar, ou seja, tudo que consome, mesmo sendo um alimento de baixa qualidade, transforma em leite, mesmo em épocas de escassez de pasto, se tornando grande ferramenta para a pecuária leiteira sustentável com a produção de leite á campo” explica. Assim, a raça é alternativa para o cruzamento com fêmeas leiteiras das raças européias, como Holandês, Jersey e Pardo Suíço, resultando em um animal mestiço rústico, fértil, de alta conversão alimentar e de alta produtividade de leite á um custo mais adequado, garantindo mais lucratividade ao produtor graças á heterose proporcionada pelo cruzamento. Com uma população estimada entre 22.000 e 25.000 animais registrados no Brasil, o Gir Leiteiro, zebuíno originado da Índia, vive grande momento de expansão no país, embalado por grandes conquistas como a classificação da segunda raça leiteira de maior comercialização de sêmen em 2008, com mais de 800 mil doses, além da alta valorização de genética da raça nos grandes leilões, resultado fruto de um apurado trabalho de seleção, de eficiência produtiva e reprodutiva da raça, que vem se provando nas propriedades em que a genética Gir Leiteiro vem sendo incorporada. Embora muito popular em estados como Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o Gir Leiteiro está presente em praticamente todas as regiões do Brasil. Questionado sobre a adaptação do Gir Leiteiro no Rio Grande do Sul, em virtude da raça ser mais criada em estados de climas quentes, Amaral não esconde o entusiasmo e relata: “Eu já tive a prova real em minha fazenda, localizada em Caxias do Sul/RS, cidade conhecida por estar em uma das regiões mais frias do estado. Já passei dois invernos com temperaturas bem abaixo de 0ºc, com animais nascidos em minha propriedade e animais trazidos de outros estados e a adaptação foi excelente, não tive qualquer tipo de problema, mesmo mantendo-os fora do galpão durante toda a estação”. Conclui.
No estado, existem criadores de Gir Leiteiro em Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Nova Alvorada, Encantado, Arroio do Meio, Estrela, Lageado, Lagoa Vermelha, Salvador do Sul, Nova Bassano, Muitos Capões, Rondinha e Manoel Viana.
Em 1993 o Gir do Rio Grande do Sul contribuiu na formação dos primeiros plantéis registrados de Girolando (Gir Leiteiro x Holandês) no estado, quando no mesmo ano, já foram registrados os primeiros exemplares sintéticos.
Contados do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro – NGCGL
Telefone: (55) 3422 9646
Email: nathasantaluzia@hotmail.com
Nathã Carvalho - Secretário Executivo – NGCGL
______________________________________
Nascem os primeiros animais Gir Leiteiro frutos de Transferência de embriões (TE) no RS
Após a aquisição de quatro matrizes de ponta da raça dos principais criatórios de Gir Leiteiro do Brasil central, o criador caxiense José Amaral obteve os primeiros resultados dos acasalamentos feitos com suas doadoras em transferência de embriões com touros provados para leite. Nasceram em Novembro os primeiros cinco terneiros resultantes da eficiente tecnologia de reprodução animal, dando início á formação do plantel do criador. Os animais estarão em exposição na próxima Expointer, á ser realizada de 28 de Agosto á 05 de Setembro em Esteio/RS. Amaral além de criador, também é coordenador do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro, fundado á poucos dias em Estrela/RS. O girista tem investido pesado em genética de qualidade visando a produção de animais superiores para o melhoramento genético do Gir Leiteiro gaúcho. Além disso, Amaral foi aprovado na última semana como primeiro criador gaúcho, sócio da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, e juntamente com a entidade e os colegas giristas gaúchos que fazem parte do NGCGL, irão iniciar o desenvolvimento das ações visando impulsionar a raça.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Leilão Doadoras do Gir: Amanhã!
.
A Fazenda Lapa Vermelha, muito honrada pelo convite do amigo Paulo Barufi ofetará uma livre aspiração da matriz Lindida.
.
Lindida tem média em controle leiteiro oficial pela ABCZ de mais de 30 kg/dia, tendo produzido 34kg em pesagem oficial, sistema de 2 ord/dia. Está com mais de 7.000 kg em lactação aberta e fechará com projeção para mais de 9.000kg.
.
Excelente oportunidade em se adiquirir genética de 70 anos de seleção de pureza racial e produtividade.
.
O evento acontece amanhã com transmissão pelo Agrocanal e será realizado pela InteRural.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Leillão Virtual Doadoras do Gir - 16/12/2009
Horário: 20 Horas
Local: São José do Rio Preto
Realização: InteRural
Canal: Agrocanal
Telefone: (34) 3210-4050
.
Para compor ainda mais o alto padrão da qualidade dos animais, Paulo e Armando convidaram vários criatórios conhecidos de peso na pecuária brasileira, dentre eles: José Sab Neto, da Fazenda Americana, Rosimar Silva da Fazenda Santa Clara, Joel Machado Diniz da Fazenda Santa Catarina, Otacílio Ferreira Matos, da Fazenda São Matheus, José Luiz Junqueira Barros, da Fazenda Café Velho e Ricardo e Eduardo Simões, da Fazenda Lapa Vermelha.
O leilão tem início às 20 horas e será transmitido pelo Agrocanal. Lances e cadastros antecipados podem sem feitos pelo telefone da InteRural, no (34) 3210-4050
Lotes
.
Lote 1 - AFZ GHIRILI KSP 706
Lote 2 - KARLENE DA 2M
Lote 3 - INVOCADA BIG
Lote 4 - GUARAPUA ZS
Lote 5 - URZE SJ
Lote 6 - SAMANTA
Lote 7 - FLORICULTURA DA S.TE
Lote 8 - HIDRA BIG
Lote 9 - BRISA
Lote 10 - RAINHA BIG
Lote 11 - QUANTIA ZS
Lote 12 - FRUTEIRA DA BIG
Lote 13 - GUANABARA DA RN TE
Lote 14 - KLARISSA DA 2M
Lote 15 - CAROL
Lote 16 - LINDA
Lote 17 - IDEALIZACAO BIG
Lote 18 - ADORADA DO VERDUN
Lote 19 - DUQUESA
Lote 20 - BIBI
Lote 21 - CIGARRA DA L.VM
Lote 22 - NUMEROLOGIA ZS
Lote 23 - FLORISBELA PB
Lote 24 - LAVREADA KIM NIG
Lote 25 - CRAVINHA
Lote 26 - FIDALGA SJ
Lote 27 - DIREITO DE ASPIRAÇÃO - VITRINE
Lote 28 - DIREITO DE ASPIRAÇÃO - FADA
Lote 29 - DIREITO DE ASPIRAÇÃO - MAPIA ZS
Lote 30 - TOURO - MARKET
Lote 32 - TOURO - MOLEIRO DA MATA
Lote 33 - GOROBA FIV SANTA
Lote 34 - FARSA SANTA
Lote 35 - SENSAÇÃO
Lote 37 - SUAVE ZS
Lote 38 - SCARLAT ZS
Lote 39 - BONANCA DA SAUDADE
Lote 40 - GAROA
Lote 41 - DIREITO DE ASPIRAÇÃO - LINDIDA DA L.VM.
Lote 50 - ELEGANCIA DOBI
Lote 51 - FAGUEIRA DOBI
.
Não percam, será uma oportunidade de adquirir animais detentores de genética aprimorada, oriunda de criatórios tradicionais e de alta confiabilidade.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Afinal, o que é um animal da raça de Gir de nível superior?
.
Por falar em credenciamento, devo afirmar aos leitores do Blog, como em outras profissões e atividades, sinto- me perfeitamente credenciado a falar sobre a raça Gir-PO. Sou sócio remido da ABCZ, e não bastasse, fui homologado pelos juízes e com a participação de mais 18 criadores da raça durante a 72º Ediçao da ExpoZebu de Uberaba em 2006, com o título de Grande Campeão do touro Império 1200 na categoria Gir Padrão.
.
Como é uma raça perfeitamente adaptada aos trópicos, portanto com potencial para produção de leite a pasto, estou utilizando em minhas matrizes com maior aptidão leiteira, touros leiteiros provados com padrão racial e características compatíveis com as desejáveis para a raça.
.
Isto tem me levado a uma pesquisa maior sobre o assunto, alem de ser um observador de animais Top que estão na mídia e muito valorizados no mercado, sem falar nas opiniões, declarações e entrevistas concedidas pelos mais renomados criadores, assessôres e técnicos na Imprensa falada e escrita.
.
Lendo os esclarecimentos sobre as provas e índices no Catálogo de uma grande Central de Touros para coleta de sêmen, pude observar, que a herdabilidade das características de produção e manejo das progênies dos touros em Central nem sempre são as desejáveis.
.
Com relação a altura e comprimento da garupa, diz o catálogo que o ideal é a STA positiva, ou seja, alta e comprida, mas que não se tem ainda, uma definição do tamanho e comprimento ideal para o tipo leiteiro da raça Gir, no entanto, vários touros se apresentam como sendo baixos e curtos.
.
No quesito altura de Úbere, o desejável segundo a Central é a STA positiva. Essa característica é a distância entre o assoalho do úbere e o solo. Para o manejo das vacas a pasto, o melhor seria uma maior distância do solo, pois diminui a probabilidade de traumatismo do úbere.”Palavras sábias de um grande produtor de leite: Vacas leiteiras com úberes abaixo dos jarretes não são desejáveis.”
.
Já no que se refere ao comprimento e diâmetro dos tetos, o desejável é STA negativa (pequenas e medias), mas que igualmente não se tem ainda definido o tamanho e diâmetro de tetos para o tipo leiteiro da raça.
Para a ABCZ, de acordo com as características da raça Gir, animais de nádegas com deficiência na formação muscular, membros posteriores excessivamente curvos, úbere penduloso e tetos longos e grossos, desclassificam os animais.
.
Ainda segundo a ABCZ, de acordo com o Art. 56 do Regulamento, o RGD será concedido ao animal apto a reprodução, com perfeita definição quanto as características raciais e porte , e que tenha idade mínima de 18 meses. Diz ainda , que o animal que se apresentar por ocasião do RGD bravio ou nervoso é desclassificado.
.
Pois bem, se submetermos um touro aos testes de progênie e uma vez provados para leite, verificarmos que no quesito temperamento transmite para a sua progênie animais bravios, iremos disseminar esta genética? O que fará o produtor de leite que utilizou desta genética, ao se deparar com a dificuldade de adaptar os animais ao manejo de ordenha mecânica? O produtor rural é o grande avalista da genética que vendemos, e se os resultados não forem satisfatórios quem paga a conta são eles.
.
Milton Nascimento diz em uma de suas canções, que “ O Artista tem que ir onde o povo está “, e eu diria que o criador e selecionador de Gir não só tem que ir onde o produtor rural está, como também se preocupar com a satisfação e o sucesso dos seus negócios.
.
É fácil você vender um animal ou uma prenhez onde o pai é o de maior PTA e a mãe uma recordista na produção de leite, mas se completasse as informações obtidas nas provas e índices apurados durante o Teste de Progênie, e anunciar que o touro é provado para leite, porem, produz filhos baixos, curtos, com pouca caracterização racial, úberes pendulosos, tetos grandes, grossos e de temperamento bravio, penso que todos iriam se interessar mais em saber o que é o Verdadeiro Animal de Nível Superior.
Túnel do Tempo: Padumãnu (India)
Ele deixou diversos filhos no Brasil, como o Krishna Sakina Sakina Krishna Wall DC, do Jorge Alves (K.Sakina Sakina havia morrido, então eles usavam para comunicar os filhos do Padumãnu), um Krishna Garikali do Mamedi, e outros mais que esqueci agora.
Eu estava guardando ela para mostrar no lançamento de um trabalho meu, mas como voce gosta de publicar curiosidades no blog, então resolvi manda-la pra voce usar como quiser."
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Leilão Virtual Doadoras do Gir
.
A InteRural promove no dia 16 de dezembro o Leilão Virtual Doadoras do Gir. As marcas Gir Barufi e Big Gir, dos criadores Paulo Barufi e Armando José Bigatão Júnior, decidiram disponibilizar o melhor de seus plantéis para os investidores e criadores da raça Gir.
O leilão tem início às 20 horas e será transmitido pelo Agrocanal. Lances e cadastros antecipados podem sem feitos pelo telefone da InteRural, no (34) 3210-4050
.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Animal em Destaque: Harpa da Lapa Vermelha
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Leilão de Produção: 5/12/2009 (Pedro Leopoldo)
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Novo Recorde: Vaidoso da Silvania
Baby Gir:
.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
62ª Feira Nacional Cebú 2009 - Colômbia
Outro Recorde: Vale Ouro da Silvania
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Recorde: Carioca de Brasília
Fantoche de Brasília x Juliana de Brasília
(foto: Publique)
.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Animal em Destaque: Ameixa da Lapa Vermelha
Túnel do Tempo: Secretário ZS
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Geneticazebu.com.br
.
"O GGir é a ferramenta definitiva de análise genética de Gir Leiteiro. A partir de informações da árvore geneológica da matriz fornecidas pelo usuário, o GGir disponibiliza :
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Panda Gil: Campeã novilha torneio leiteiro de Caçu
Ela participou do torneio leiteiro de Girolando de Caçu-GO, dia 18/09/09 e produziu 24,3 kg/dia, sagrando-se campeã novilha.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Mensagem da GirGoiás
Confirmar presença:62 - 3203-4753 / 62 - 8415-3211
Pauta da Reunião:
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Animal em Destaque: Feitiço da Saudade
.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Camaru 2009: Conjunto campeão progênie de pai
Camaru 2009
Resultado: 1º leilão TOP GIR LEITEIRO (MS)
.
- fêmeas - média de R$ 8.220,00;
- prenhezes - média de R$ 9.600;
- machos - média de R$ 5.000,00.
.
Foram vendidos animais para Minas Gerais e São Paulo, além é claro de Mato Grosso do Sul. Isso é muito interessante, porque Mato Grosso do Sul é tradicionalmente um Estado de pecuária de corte.
.
Um dos destaques do leilão foi a bezerra Dáfne (foto), filha do Radar dos Poções na Fabel Utopia, do Gir Pantanal, vendida para Luciano Martins Andrade, de Conceição do Pará-MG, por R$ 17.000,00.
.
E sua mãe:
Fabel Utopia (Nobre da Cal) - Lactação: 5.436 kg
Artigo: “Novos rumos no processo de seleção da raça Gir”
Quando escrevi um artigo publicado no blog girbrasil no dia 31/01/09 com o tema Raça Pura, em determinado momento, afirmei que se a ABCZ permitisse a entrada de animais sem Controle Leiteiro Oficial, teríamos surpresas agradabilíssimas.
Não foi necessário, pois vários criadores já estavam fazendo o controle leiteiro, e o que vimos foi o aparecimento de uma matriz chamada Gemada da Genipapo tornar-se a Grande Campeã da ExpoZebu de 2009, de propriedade do meu amigo Paulo Roberto de Uberlândia. Um feito inédito, afinal o Paulo acreditou no potencial do seu animal, e se não bastasse a submeteu ao julgamento dos juizes da ABCZ, e merecidamente levou o prêmio tão almejado por todos os criadores de Gir do Brasil.
Não bastasse, o que temos visto é o aparecimento de outros tantos animais de muita caracterização racial e com altas lactações com controle oficial pela ABCZ, como é o caso das Fazendas Lapa Vermelha, Café Velho, Americana e outras.
Os fatos acima mencionados, no mínimo prova que estamos em uma nova fase do Gir; produzindo novas linhagens e com alta produtividade, mas será que termina aí o grau de seleção que buscamos e queremos? Será necessário novos recordes de produção de quilos de leite dia? Ou teremos que partir em busca de novos quesitos do melhoramento genético da raça?
Se queremos oferecer ao mundo tropical com altas temperaturas, material genético do Zebu brasileiro, o quesito rusticidade não seria tão importante quanto a produtividade? Qualquer criador sabe que dentro do seu plantel, existe animais mais rústicos e animais que apresentam uma maior perda de peso num mesmo regime alimentar. Se tal fato é herança genética do reprodutor ou da Matriz, continuaremos produzindo animais com tais características?
Com relação ao porte e aprumos dos animais, será que estamos satisfeitos com o que temos produzido? Observando as propriedades de pequenos, médios e grandes produtores de leite, porque a maioria dos reprodutores utilizados é da raça Nelore? Resposta da maioria dos produtores: "É que o sêmen ou reprodutores da raça Gir não produz machos com valor comercial desejáveis na hora da venda." Oras, se tais produtores é um mercado em potencial para venda de tourinhos , será que estamos oferecendo animais que atenda as necessidades dos produtores? Não esqueçamos, que o grande formador de opinião da raça que criamos são os nossos clientes compradores do nosso produto.
Repensar a raça dando novos rumos no processo de seleção, deve ser um trabalho contínuo com muito critério e observação, pois o mercado se tornará cada vez mais exigente culminando por eleger sua preferência por animais que tenham padrão racial, produtividade, rusticidade, porte , docilidade e fertilidade.
Quando os neloristas perceberam que o critério de seleção pelo tamanho do animal não estava produzindo os resultados desejados, verificou-se que o abate era tardio e pouco rentável para os pecuaristas , passou-se a selecionar animais que produzisse filhos com maior precocidade e abate aos trinta meses. Corrigiu-se então o rumo da nova seleção de nelore no Brasil produzindo maior rentabilidade aos pecuaristas, daí o sucesso da pecuária de corte em todo o território nacional.
Se a Índia é o berço do Zebu, e o Brasil é o maior usuário desta genética, dada a dificuldade dos grandes criadores de Zebu em encontrar animais na India que pudessem contribuir com o melhoramento genético do Zebu do Brasil, penso que o Brasil passa a ser o maior detentor da genética zebuína do mundo, daí a responsabilidade de preservar a raça tal como ela é, e quando o mundo precisar do verdadeiro Zebu saber que ele esta no Brasil e muito bem protegido pelo MAPA, pela ABCZ e por todos os criadores que acreditaram e continuam acreditando nesta raça que é fonte de alimentação rica em proteínas para os humanos de todo o mundo.
Estância do Gir
Euclides Osvaldo Marques
terça-feira, 6 de outubro de 2009
PNMGG
Lord da Saudade (Lord 347 x Baroda ENA)
Krishna JK Gil (K. Karvadi Gil x Florada da Âncora-3.677 kg)
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
1º Leilão Baby Gir da Fazenda Café Velho
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Novo Condomínio: Issara II da Lapa Vermelha
Bey 3530 (irmão próprio de Issara II)
Parabéns aos compradores!
Animal em Destaque: Alvorada Zip
Noticias da Assogir
- Ações programadas para o ano de 2010.
- Construção do estande fixo da enitdade
- Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir - Teste de Progênie (leite)
- Ações de fomento para os criadores de Gir Aptidão Corte
- Exposições Agropecuárias
- Outros
A reunião correu bem e houve participação de todos presentes, vale frisar que foi importante a presença dos principais membros do corpo técnico da Assogir: Ivan Ledic (diretor técnico) e Marcos Brandão, Gilmar Cordeiro e José Barros; todos do Conselho Técnico. Estes agora compõem grupos de trabalho que serão responsáveis por buscar novas alternativas para o melhoramento genético da raça Gir, logo teremos boas notícias a respeito.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
1º Leilão Baby Gir da Fazenda Café Velho
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR