Caros Giristas, Embora para alguns "giristas", as características apontadas por Rodrigo sejam enfadonhas, certamente são suficientes para que a maioria dos "fazendeiros" identifiquem nelas a RAÇA GIR. Poucas raças bovinas possuem essa graça. Assim é o GIR, detalhes que a natureza deu e os giristas, com paixão, juntaram para construir um conjunto harmônico, superior e inatingível. Bem, está na moda dizer que a harmonia da vaca Gir é bonita mas improdutiva, e que a Gir Leiteiro não tem harmonia nem beleza, mas é muito produtiva. Pois bem, quais parâmetros foram utilizados em tal conclusão ? - Controle Leiteiro feitos sem fiscalizações do Ministério, como reclama o colega Lauro Belchior, ? - Lactações obtidas sob efeito de somatotrofinas, pro-lactinas, correções para idade adulta e pesagens pela manhã e à tarde ("bem" à tarde)". Ou seja, imorais, como aponta o colega Caio Sandro ? - Valor Genético de fêmeas que nunca pariram, também de autoria de Caio Sandro ? - E eu aponto : Pela enorme quantidade de currais que produzem muito leite e sómente vacas Gir Leiteiro são ordenhadas, ou número de embriões viáveis por coleta ? Se tais parâmetros de comparação fazem parte do método utilizado na avaliação de minhas vacas bonitas e improdutivas, os colegas que se dedicam ao Gir Leiteiro deveriam voltar sua atenção para os resultados dos trabalhos científicos contidos nos sumários da EMBRPA e UNESP. São conclusões, que embora ainda em evolução, esbanjam seriedade. Infelizmente para vocês, os mesmos mostram a raça Gir Leiteiro; como produtora de leite; em patamar bem modesto. Mas ainda assim, tem um consolo: os sumários não avaliam feiúra. Devem também debruçar-se sobre as afirmações feitas recentemente pelo Prof. Ledic: Vaca Gir boa produz 10Kgs leite/dia e aquelas que produzem muito mais são mestiças de holandesas. Saudações. Alzeir Campanati Antunes.
Rodrigo,quero parabeniza-lo pelo belo trabalho em prol da raça gir, e dizer que, além de criador dedicado desta raça fenomenal, e jurado das raças zebuinas, tenho buscado sempre a harmonia o equilíbrio e a verdade. Tenho certeza que raça gir quando usada racionalmente, buscando a sustentabilidade ela pode oferecer muito mais do se espera. Serve para produzir Leite, Carne, Bezerros, ganhar dineiro sem passar os outros para trás, sustentar famílias, formar filhos, serve para fazer girolando, sem falar na beleza que enfeita seu curral ou seu jardim. Assinado José Jacinto Júnior
Parabienes a los Sres. Simoes por esta interesante Blog en favor de la raza Gyr, sin embargo estas tres semanas de descanso han sido muy largas. Saludos Eleazar Sánchez Zepeda Ganadería Minumba SC de RL México
4 comentários:
Caros Giristas,
Embora para alguns "giristas", as características apontadas por Rodrigo sejam enfadonhas, certamente são suficientes para que a maioria dos "fazendeiros" identifiquem nelas a RAÇA GIR. Poucas raças bovinas possuem essa graça.
Assim é o GIR, detalhes que a natureza deu e os giristas, com paixão, juntaram para construir um conjunto harmônico, superior e inatingível.
Bem, está na moda dizer que a harmonia da vaca Gir é bonita mas improdutiva, e que a Gir Leiteiro não tem harmonia nem beleza, mas é muito produtiva.
Pois bem, quais parâmetros foram utilizados em tal conclusão ?
- Controle Leiteiro feitos sem fiscalizações do Ministério, como reclama o colega Lauro Belchior, ?
- Lactações obtidas sob efeito de somatotrofinas, pro-lactinas, correções para idade adulta e pesagens pela manhã e à tarde ("bem" à tarde)". Ou seja, imorais, como aponta o colega Caio Sandro ?
- Valor Genético de fêmeas que nunca pariram, também de autoria de Caio Sandro ?
- E eu aponto : Pela enorme quantidade de currais que produzem muito leite e sómente vacas Gir Leiteiro são ordenhadas, ou número de embriões viáveis por coleta ?
Se tais parâmetros de comparação fazem parte do método utilizado na avaliação de minhas vacas bonitas e improdutivas, os colegas que se dedicam ao Gir Leiteiro deveriam voltar sua atenção para os resultados dos trabalhos científicos contidos nos sumários da EMBRPA e UNESP. São conclusões, que embora ainda em evolução, esbanjam seriedade. Infelizmente para vocês, os mesmos mostram a raça Gir Leiteiro; como produtora de leite; em patamar bem modesto. Mas ainda assim, tem um consolo: os sumários não avaliam feiúra.
Devem também debruçar-se sobre as afirmações feitas recentemente pelo Prof. Ledic: Vaca Gir boa produz 10Kgs leite/dia e aquelas que produzem muito mais são mestiças de holandesas.
Saudações.
Alzeir Campanati Antunes.
Rodrigo,quero parabeniza-lo pelo belo trabalho em prol da raça gir, e dizer que, além de criador dedicado desta raça fenomenal, e jurado das raças zebuinas, tenho buscado sempre a harmonia o equilíbrio e a verdade.
Tenho certeza que raça gir quando usada racionalmente, buscando a sustentabilidade ela pode oferecer muito mais do se espera.
Serve para produzir Leite, Carne, Bezerros, ganhar dineiro sem passar os outros para trás, sustentar famílias, formar filhos, serve para fazer girolando, sem falar na beleza que enfeita seu curral ou seu jardim. Assinado José Jacinto Júnior
Parabienes a los Sres. Simoes por esta interesante Blog en favor de la raza Gyr, sin embargo estas tres semanas de descanso han sido muy largas.
Saludos
Eleazar Sánchez Zepeda
Ganadería Minumba SC de RL
México
Muito obrigado senhores.
Estou á disposição
Postar um comentário