Teste de Progênie:
Desenvolver um teste de progênie para leite em novos moldes:
- Utilizando fêmeas Gir PO
- Que valorize não somente o leite propriamente dito, mas as características que permitem ao animal ser realmente produtivo, como: aprumos, umbigos, caracterização racial, etc.
Dessa forma, se tornará possível avaliar a animal sob seu potencial real.
Programa de recuperação de linhagens:
Algumas linhagens antigas dificilmente podem ser encontradas sem influencias de outros “sangues” hoje em dia.
Podemos criar um programa que tenha em vista a recuperação desta genética quase extinta.
Graças a existência de sêmen antigo, este tipo de programa pode ser realmente eficiente.
Criação de rankings:
A proposta é desenvolver alguns rankings da Assogir com diversas finalidades:
- Ranking de criadores e expositores: As exposições ranqueadas somarão pontos para os criadores e expositores, visando maior interesse em participar dos eventos.
- Ranking de reprodutores (progenie): Este também somaria os pontos dos animais pontuados em pista, e os touros com maior número de descendentes campeões iriam liderar o ranking, o que valorizaria os mesmos.
Reformulação dos cargos:
A proposta é criar novos cargos e extinguir outros.
Entre as idéias mais interessantes é criar cargos para representantes regionais. Dessa forma o Gir teria representatividade garantida por todo país.
Unificar as diretorias de pecuária leiteira e dupla-aptidão a fim de centralizar o interesse da Assogir pela raça, não existindo assim vertentes internas que tenderiam para uma divisão.
Criar um conselho consultivo constituído por criadores de vasto conhecimento sobre a raça, na intenção de garantir a permanência do padrão racial.
E um que seria dos mais importantes feitos dessa nova Assogir:
Criar um departamento para tratar de interesses internacionais, como buscar novos mercados fora do país, intermediar visitas de estrangeiros a criatórios brasileiros e anunciar a raça para os países do mundo onde o clima é favorável e ainda não se conhece a raça.
Revista / Web Site / Programa de TV:
Revista: Criar uma revista mensal, trimestral ou semestral que seja responsável por divulgar os principais dados de interesse dos criadores como os já mencionados rankings, dicas de manejo, testes de progênie, informações relevantes em geral.
Web Site: Reformular web site da associação, o tornando mais eficiente e interativo, disponibilizando aos associados um banco de dados com informações genealógicas do rebanho nacional.
Programa de TV: O mais oneroso dos temos citados nesse tópico, mas que pode se tornar viável com a arrecadação de recursos através da venda de anúncios de rebanhos, leilões, exposições e serviços. Existem hoje inúmeros canais de televisão com horários disponíveis e preços acessíveis, exemplo: Canal do Boi, Terra Viva, canal Rural, Agrocanal, e outros.
Exposições:
Oficializar a exposição de Uberlândia (Camaru) como a “Nacional do Gir”. Essa atitude daria força ao evento e possibilitaria também a criação de um leilão oficial forte e bem organizado.
Além disso, traria pessoas de todo Brasil e com isso teríamos mais capacidade de arrecadar recursos de apoio e patrocínio, e como conseqüência mais visibilidade ao evento e à raça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário