Aqui a raça é pura, sem mistura...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ExpoZebu 2011: Tratadores do Concurso Leiteiro beneficiados

Os tratadores das fêmeas que participaram do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2011, encerrado no dia 6 de maio, foram beneficiados com a produção dos animais. Os 32.267 kg/leite produzidos pelas vacas durante as ordenhas do Concurso Leiteiro foram vendidos para a Copervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande). O montante arrecadado na comercialização foi totalmente revertido para os 42 tratadores responsáveis pelas fêmeas inscritas na prova. O valor repassado foi de R$190 por vaca cuidada.

Os tratadores também foram beneficiados por ações socioeducativas durante a feira. Pela primeira vez, a ABCZ distribuiu a "Cartilha do Tratador", um livreto de 15 páginas contendo informações sobre bem-estar animal, apresentação, manejo, sanidade. Os profissionais ainda foram orientados a respeito das práticas sustentáveis no cuidado com os animais durante a exposição, como: uso racional da água na hora do banho dos bovinos e descarte correto de resíduos. As medições realizadas nos últimos anos constataram que o consumo de água cai de 26 litros por animal em 2009 para 13 litros em 2011.

A ABCZ premiou os tratadores que tiveram melhor desempenho durante a feira. Eles receberam troféu e um prêmio em dinheiro. Houve ainda campeonato de futebol. Na área de saúde, uma parceria com a Prefeitura de Uberaba garantiu atendimento médico, odontológico e corte de cabelo para os 800 tratadores. Além disso, eles receberam preservativos e um kit com colchonete e produtos de higiene pessoal. Em parceria com a empresa Ourofino, a ABCZ realizou um curso de capacitação profissional para os tratadores.

Nenhum comentário: