Acabo de retornar de Uberaba e lá muito observei, então compartilharei alguns pensamentos:
.
Vertente Gir Leiteiro:
.
LEILÕES
.
Muitos leilões, alta valorização de animais e embriões, muitos investidores. Foi claro algo importante e animador: valorização de animais caracterizados. Em todos os leilões isto ficou claro. Além disso, começa uma abertura para indivíduos de sangue aberto, o que proporcionou uma boa média de preço para o leilão da organização Mamedi Mussi, que ofertou muitos animais de origem POI, da mesma maneira a Agropastoril dos Poções, de Arthur Souto vendeu bem em todos os leilões que ofertou, vale também para Estancia Jasdan, de Onofre e Fundão de José Ricardo Fiuza; o último vendeu uma novilha filha de Nogueira do Fundão, vaca extremamente caracterizada e produtiva por algo em torno de R$ 120.000,00.
.
EXPOSIÇÃO:
.
Não acompanhei os julgamentos, mas pude observar a quantidade de animais inscritos nos pavilhões. Felizmente vi muitos animais bons, dentro do padrão racial que é a "constituição da raça" e deve ser fielmente seguida. Por outro lado ainda há muita coisa totalmente fora, o que é ruim e deve ser totalmente descartada, alguns animais eram até de difícil avaliação, sinceramente não era possível avaliar a qual raça poderiam ser integrados, um garrote em especial parecia uma mistura de Sindi com Red Brahman, impressionante. Mas em um balanço geral acredito que houve uma significativa melhora, o que é louvável.
.
TORNEIO LEITEIRO:
.
Vi animais caracterizados e outros não, inclusive tinha vaca LA, que ao meu ver não deveria participar de nenhuma categoria de qualquer exposição regulamentada pela ABCZ. Inclusive acho que a associação deveria fechar o livro da raça.
.
A matriz campeã, que produziu mais leite foi da Fazenda Brasília, vaca que não agrada na caracterização mas não se pode dizer que não é Gir, porém de úbere extraordinário e produziu média superior a 50kd/dia, com pico de 51,7kg se não estou enganado. Número digno de torneio leiteiro de raças européias, o que indica que o leite no Gir aumenta a cada ano.
.
Do lado ruim vejo que este leite, não só desta matriz acima citada, é totalmente artificial, era facil notar como as vacas estavam ofegantes e como o rúmen trabalhava de forma absurdamente rápida. Induzir leite é natural, mas estão pegando muito pesado nos remédios. Acho que os torneios leiteiros precisam ser melhor elaborados, se é permitido utilizar hormônios deveria-se estudar uma maneira de regulamentar a competição para que todos os animais estejam sob as mesmas condições. É como um esporte onde os atletas precisam estar na mesma linha para uma avaliação justa.
.
Vertente Gir "Dupla Aptidão":
.
Não acredito nesta nomenclatura, acho que isto levará esta vertente à extinção. Tenho pena dos jurados na hora da pista. O que julgar? Caracterização, raça, leite, carne? Não sei, primeiro não há como julgar leite, eles não tem elementos para analisar tal aptidão, até existem animais provados na pista, mas os dados não são fornecidos ao jurado. Já a carne pode ser analisada, e acho que acaba sendo o que mais pesa no resultado, mas então por que não mudar o nome para Gir Aptidão Corte? Seria mais justo e mais fácil, atualmente a análise deste julgamento é subjeitiva e varia muito de jurado para jurado.
.
Na minha opinião, o que mais reflete a vontade dos criadores é julgar Gir Padrão, e defendo a mudança para este nome. Então se julgaria em primeiro lugar carcterização racial: cabeça, orelhas, chifres, cupim, aprumos, barbela, umbigo, pelagem, etc. E alguns vão dizer: mas isto não é função. Não mesmo, isto é o que permitiu e ainda permite ao criadores de Leiteiro esquecerem de raça e melhorar apenas leite, isto é um banco genético que permitirá a existencia da raça Gir-PO, que é algo acima de toda e qualquer vertente. Pois não tenham dúvida que em algum momento estes animais terão função e muita; a função de resgate de tudo que se perdeu quando não se podia pensar em outra coisa a não ser produtividade.
.
EXPOSIÇÃO:
.
Poucos animais, menos ainda expositores. Excelentes matrizes, novilhas e touros, é uma pena que tão pouca gente esteja expondo apesar de tudo... parabéns ao Bi que mais uma fez faturou quase tudo. Méritos para o único criador que participa de forma profissional das pistas de Gir Dupla Aptidão.
.
Fico por aqui, um abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário