Aqui a raça é pura, sem mistura...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Comentários sobre o artigo "Em favor do Gir"

Colegas Giristas, bom dia.
.
Por intermédio da postagem do Rodrigo, fui até o referido artigo, cuja autoria pertence ao nosso par Colombiano Sr. Restrepo.
.
Em consideração ao lá escrito, é certo que a ciência pode ajudar em quase todas as áreasda atividade humana. Em umas mais, em outras menos e em algumas, de nada serve.
.
Em relação às últimas:
.
- As equações, as médias, os desvios padrão, as altas herdabilidades e principalmente as "MODAS", utilizados como parâmetros na busca frenética por melhoria na produção de leite, é ciência de alto nível, mas deu RGD's de Gir para mestiços.
.
Portanto, em padrão e beleza raciais - como deseja o Sr. Restrepo - a ciência além de ser inócua, atrapalha.
.
Fico imaginando a modéstia da Sra. Nádia Sab, que olhando diáriamente as Vacas e os Touros que cria, consegue ainda ter a generosidade de pedir desculpas às feias.
.
Uma outra constatação que relativiza a condição "sine qua non" da ciência é a produção leiteira no Brasil, pelo menos em sua grande parte.
.
É corrente que a vaca Girolando é a grande responsável pela renda de quem tira leite. Aqui, uma pergunta: Quais Cientistas, Entidades Científicas ou Técnicos, foram responsáveis pelo surgimento do Gado Girolando?O Gado Girolando é resultado das observações e trabalho empírico dos Fazendeiros tiradores de leite.
.
A vaca Girolando é anterior e muito melhor que a Gir Leiteiro, mesmo sem ciência. O texto do Sr. Restrepo também revela que a importância do Teste lá de Goiás anda sendo muito mal promovida.
.
Pela relação que informou ter com o coordenador do referido Teste, Dr. Ivan Ledic, deveria saber que lá estão sendo avaliados um bom número de Touros Gir Padrão. Desta maneira, os criadores de Gir Padrão não estão assim tão avessos aos procedimentos acadêmico-científicos.
.
De resto, falar de gado leiteiro exige alguns "atributos", ao passo que viver de gado leiteiro exige outros.
.
Tudo de bom e boa sorte a todos.
.
Alzeir Campanati Antunes
.
----------
.
Olá Rodrigo!!
.
Parabéns pelo texto, é claro e objetivo, bateu no ponto chave de tantos textos sem base e parâmetros, digo por mim, lavou a alma de muitos giristas.Todo GIR tem que ser PURO, com leite, caracterizado e belo.
.
Como já dizia o imortal poeta,Vinicius de Moraes: "As feias que me perdoem,mas beleza é fundamental."
.
Nádia Sab (Gir da Americana)
.
----------
.
Rodrigo,
.
Muito coerente e oportuno o seu artigo "Em favor do Gir". Tenho acompanhado as discussões publicadas no portal GirBrasil e observado algumas manifestações no sentido de generalizar o exteriótipo atribuido ao "Gir Padrão" ou "Gir Puro", enfim, ao Gir. Oportunamente, tenho tentado esclarecer, através de alguns exemplos, que vários (e não somente 2 ou 3) criadores dessa vertente estão submetendo os seus animais às avaliações de touros (TP GirGoiás) e ao controle leiteiro oficial. Ao mencionar os resultados obtidos na Fazenda Lapa Vermelha e na Nossa Senhora das Graças, o faço apenas por conhecer de fato, o trabalho realizado em ambas as propriedades. Mas, não são as únicas. Realmente, são muitas as propriedades que estão aderindo a essa tendência.

Concordo com voçê quando reclama daqueles que ignoram os benefícios de tais iniciativas, porém, respeito a opção de cada um. Nós sabemos quem são esses criadores e, muitas vezes, os motivos pelos quais adotam essa postura. No entanto, devemos estimular a todos que tomam as referidas iniciativas.

Sempre deixei claro que acredito na capacidade produtiva do "Gir Padrão" e, hoje, já posso afirmar que estava certo. Aliás, as minhas impressões e opiniões estão expressas nos textos que escrevi e que foram publicados neste blog e no portal GirBrasil.

Aproveito a oportunidade para fazer uma correção no texto "Gir puro leiteiro - um sonho que se torna realidade": Quando utilizei a palavra "excêntricos" para qualificar os criadores formadores de "linhagens", foi por absoluta falta do termo adequado à circunstância. Confesso que ainda não encontrei o adjetivo ideal, mas, poderia dizer "determinados e visionários criadores/selecionadores".

Abraços,

Ramilton Javiktson

Nenhum comentário: