Aqui a raça é pura, sem mistura...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Informações úteis

Selecionar bovinos de elite é uma tarefa nobre e requer muita responsabilidade e dedicação.
.
No passado o criador baseava sua seleção em conhecimentos práticos e suas "provas zootécnicas" acontenciam dentro de suas respectivas propriedades, observando os resultados dos cruzamentos e a evolução da progênie dos reprodutores e matrizes.
.
Hoje, além do "olho" do criador (que continua indispensável no processo de seleção) contamos com a ciência e a tecnologia para melhor avaliar o rebanho, principalmente em parametros que exigem maior precisão nos dados. Dados estes que além de servirem como ferramenta de seleção ainda servem como atestado de produtividade, fator que aumenta significativamente o valor de mercado dos animais.
.
Baseado nesta filosofia, sugiro ao criador que ainda não participa do Programa de Melhoramento Genético de Zebuinos da ABCZ, o PNMG, que se informe a respeito do mesmo e inclua seu rebanho, em pouco tempo os resultados virão, abaixo algumas válidas informações sobre Controle Leiteiro Oficial e Sumário de Avaliação Genética - Leite:
.
MANUAL DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS
.
CONTROLE LEITEIRO - CL
.
Finalidades
.
Esta prova zootécnica tem como finalidade aferir a produção de leite, visando a identificação de indivíduos, famílias e linhagens de aptidão leiteira dentro do rebanho e dentro das raças zebuínas. As informações coletadas também são utilizadas no processamento do Sumário de Touros, o que permite a disseminação de genótipos superiores, seja na forma de animais, sêmen ou embriões.
.
O que comprova a lactação do animal é a emissão do Certificado de Produção, denominado Relatório Individual de Lactação Oficial (RIL), onde constam as informações de genealogia, produção real e ajustada à idade adulta naquela lactação, além do gráfico indicando a produção mensal da lactação. A RIL somente é emitida para animais cuja lactação tenha mais de 4 pesagens oficiais.
.
As matrizes são classificadas como de “Aptidão Leiteira”quando ultrapassam a referência de médias de produção específicas para cada uma das raças zebuínas.
.
Quando a lactação de uma matriz se classifica com aptidão leiteira e essa matriz venha a ter um novo parto com produto viável com intervalo não superior a 426 dias, ela é designada “Lactação
Especial”.
.
A matriz que obtiver três lactações especiais sucessivas, ou em cinco anos alternados, receberá o título de "Reprodutora Emérita".
.
Como iniciar o Controle Leiteiro
.
O criador que desejar iniciar o controle leiteiro em seu rebanho deverá entrar em contato com a ABCZ Sede ou em qualquer uma de suas unidades de atendimento. A ABCZ indicará a melhor forma de execução, que poderá ser feito por um técnico da ABCZ ou técnico credenciado na região.
.
Prazos para pesagens de leite
.
• A primeira pesagem de leite só poderá ser realizada a partir do 6º dia de parição da matriz;
• Criadores iniciantes (primeiro controle na fazenda) poderão realizar controle leiteiro de todas as matrizes que estiverem no máximo com até 75 dias de parida, sendo esse intervalo compreendido entre a data do parto e a data de realização da 1ª pesagem de leite;
• Após o criador dar início ao Controle Leiteiro, todas as matrizes que forem parindo terão no máximo até 45 dias para ingressarem no programa, ou seja, poderão ter um intervalo de 45 dias entre a data do parto e a realização da 1ª pesagem de leite;
• Entre as pesagens mensais, o intervalo poderá variar em no mínimo 15 dias e no máximo 45 dias. Material necessário para execução do Controle Leiteiro;
• Balança tipo romana, relógio ou digital (fornecida pelo controlador), que deverá mantê-la em local visível e seguro, além de aferi-la descontando o peso do balde;
• Baldes;
• Planilhas para anotações das pesagens (fornecias pela ABCZ).
.
Ordenhas
.
Todas as ordenhas deverão ser pesadas, incluindo a esgota. Ao final do período de 24 horas do controle, a maior ordenha é eliminada para obtenção da produção total.
.
Esgota
.
O leite da esgota tem que ser pesado. Ao término da ordenha devese soltar o bezerro para que ele próprio faça o repasse da matriz. No caso do bezerro não estar ao pé, cabe ao controlador certificar-se da esgota total do animal. O horário da esgota deve ser o mesmo da última ordenha a ser realizada, buscando aferir a produção da matriz em um período de exatamente 24h;
.
Exemplo: Esgota = 15h
1ª ordenha = 7h
2ª ordenha = 15h
.
Demais Ordenhas
.
O controlador deverá permanecer durante a esgota e as ordenhas em local que lhe dê total visibilidade dos trabalhos efetuados, pois a sequência de ordenha das vacas deve ser a mesma sequência da esgota;
.
O tempo de cada uma das ordenhas do animal não deve ultrapassar 20 minutos. Neste intervalo de tempo (20 minutos), o bezerro pode ser solto para provocar nova descida do leite, quantas vezes forem necessários.
.
Após efetuar a pesagem do leite, o valor obtido deverá ser anotado na Planilha de Pesagem de Leite (RPL) após conferir se realmente o registro da matriz na perna direita corresponde com o animal citado na planilha.
.
Fica a critério do criador, optar pela execução de 2 ou 3 ordenhas, porém qualquer alteração quanto ao número de ordenhas somente deverá ocorrer até a execução do 4° controle. Aqueles que iniciarem a lactação em 2 ordenhas e após o 4º controle alterar para 3 ordenhas, o valor total produzido em 24 horas será ajustado para 2 ordenhas conforme a fórmula abaixo:
.
Soma das 3 ordenhas x 0,83 = total das 2 ordenhas
.
ATENÇÃO - É de exclusiva responsabilidade do ordenhador ou seu ajudante o manuseio do balde com o leite ordenhado. Caso ocorra algum acidente com o leite antes do mesmo ser pesado, essa informação deverá ser anotada no próprio Relatório de Pesagem de Leite, não sendo permitida a estimativa do valor derramado. O leite que sobrar no balde deverá ser pesado e sua produção anotada no RPL.
.
Análise de gordura e proteína
.
A análise qualitativa de gordura, proteínas e outros sólidos, devem ser realizados por entidades capacitadas e cadastradas no MAPA.
.
Cabe ao criador enviar as amostras aos laboratórios e estes enviar os resultados ao departamento de Controle Leiteiro da ABCZ em documento timbrado e assinado pelo laboratório.
.
Estas informações constarão das RIL – relatório individual de lactação e farão parte das avaliações genéticas dos animais.
.
Relatório de pesagens de leite (RPL)
.
É o documento utilizado para a notação das pesagens de leite das matrizes e nele deverão ser incluídos manualmente o nome, RG (RGN ou RGD) e pesagem das matrizes que tenham iniciado sua lactação naquele controle.
.
Os animais adquiridos e ainda não transferidos para o atual proprietário podem participar do CL normalmente. Eles constarão do RPL, porém com a observação que aguardam a transferência.
.
Essa alternativa apenas permite que não se perca o controle da matriz, mas não permite nenhuma movimentação por parte do criador.
.
Neste relatório, encontra-se também uma página destinada à informação quanto ao tipo de alimento que as matrizes estão recebendo e o Regime Alimentar (RA) ao qual estão submetidas:
.
• RA 1 = animais mantidos a pasto;
• RA 2 = animais mantidos a pasto recebendo suplementação (volumoso e/ou concentrado);
• RA 3 = animal mantido em confinamento;
• RA 4= regime 2 mais substancias galactogênicas;
• RA 5= regime 3 mais substancias galactogênicas.
.
As planilhas auxiliares de Cadastro de Parto e Secagem e Eliminação devem ser utilizadas constantemente, tornando o controle leiteiro ágil e atualizado.
.
A causa da secagem é uma informação fundamental e deve ser indicada obrigatoriamente ao final de cada lactação.
.
Após o preenchimento completo de todos os dados solicitados no RPL, inclusive da data agendada para o próximo controle, o controlador deverá assiná-lo, validando-o e encaminhá-lo à ABCZ no prazo máximo de 7 dias decorrentes da pesagem, para que esta seja cadastrada e uma nova planilha encaminhada a tempo para o controle seguinte;
.
Inspeções técnicas
.
A ABCZ reserva-se o direito de executar, com o intervalo que achar necessário, controles de inspeção em datas previamente estipuladas ou não, onde será avaliada a qualidade do processo como um todo.
.
Como acessar os dados de desempenho do rebanho
.
O criador poderá obter de forma on-line através do site da ABCZ, os dados de desempenho de seu rebanho. Os passos para acessar são:
.
1. acessar o site da ABCZ:
2. acessar o link “COMUNICAÇÕES ELETRÔNICAS
3. digitar o usuário e senha
4. acessar o item “ATESTADOS PMGZ”.
.
Estão disponíveis para consulta e impressão os seguintes documentos:
.
• RIL – Relatório Individual de Lactação
• Desempenho de Gado de Leite (matrizes)
.
MANUAL DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS
.
AVALIAÇÃO GENÉTICA - LEITE
.
O sumário de Touros Zebuínos de Aptidão Leiteira é anualmente publicado pela ABCZ, com base nos arquivos zootécnicos do PMGZ.
.
O que consta no Sumário
.
• Avaliação Genética de Touros;
• PTA para duas características: leite e gordura;
• Acurácia;
• N° de filhas avaliadas;
• N° de fazendas com filhas avaliadas;
• Nome do pai do touro.
Como acessar os dados do Sumário
• De forma on-line através do site da ABCZ: ;
• Sumário impresso.
Metodologia utilizada no Sumário
• As produções de leite analisadas para efeito deste sumário são produções em até 305 dias, sem ajustes, somente de matrizes registradas no SRGRZ.
• Para participação neste sumário é necessário que os touros tenham filhas avaliadas em no mínimo 3 fazendas distintas, onde a acurácia para produção leiteira mínima é de 0,70 e para produção de gordura mínima de 0,60;
.
O que é PTA?
.
PTA (Predicted Transmiting Hability) é a habilidade provável de transmissão, que o animal tem como reprodutor, e indica a metade de seu VG (Valor Genético). O PTA esta relacionado a expectativa de produção leiteira (lactação) média das filhas de determinado animal em relação a produção média das filhas dos demais animais. O PTA tem o mesmo conceito e interpretação que as DEPs, que são mais conhecidas para o gado de corte.
.
Exemplo: Usando o touro A com PTA para leite de +650 kg e o touro B com PTA para leite de +500 kg, esperamos que em média, as filhas do touro A produzam + 150 kg de leite do que a média das filhas do touro B.
.
O PTA é uma expectativa e deve sempre vir acompanhado da AC (Acurácia).
.
AC – acurácia: estima a correlação entre o valor genético estimado de um reprodutor e o valor genético real. Seu valor varia de 0 a 1 e depende do número de informações sobre os parentes do touro. Ela fornece uma medida de risco e deve ser utilizada para definir a intensidade de utilização de um touro em um rebanho.
.
Características apresentadas na forma de PTA
.
• Produção Leiteira (PTAL) - expressa em quilos de leite;
• Gordura do Leite (PTAG) – expressa em percentagem de gordura.
.
Avaliação genética das matrizes e produtos jovens
.
Para as matrizes e animais jovens são informados o VG – Valor Genético e o PTA com a respectiva AC – acurácia, para a característica de produção leiteira.
.
Estes dados de avaliações genéticas do rebanho são atualizados anualmente e ficam disponíveis para consulta on-line no site da ABCZ, através do link das “COMUNICAÇÕES ELETRÔNICAS”, com visualização exclusiva do proprietário.

Nenhum comentário: