Aqui a raça é pura, sem mistura...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ABCZ promove encontro técnico em Brasília

"Depois de Belo Horizonte, será a vez de Brasília sediar encontro técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) sobre as novidades no Controle Leiteiro da entidade. O superintendente técnico de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, estará na capital do país na próxima quinta-feira (18/02), onde participa de reunião com técnicos e controladores credenciados para o serviço de Controle Leiteiro na região. O encontro será às 14h na sede da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto e contará ainda com a presença do superintendente Técnico da ACZP, Marcelo Ricardo de Toledo.
.
De acordo com Cavallari, o objetivo da reunião é abordar as alterações nos procedimentos do Controle Leiteiro da ABCZ. "Outro ponto importante que será tratado é o inicio das avaliações morfológicas nas matrizes participantes também do Controle Leiteiro. A coleta das informações sobre morfologia possibilitará a ABCZ, em breve, disponibilizar novas características de avaliações genéticas, incluindo PTAs para características morfológicas", diz o superintendente da ABCZ, que no final de janeiro esteve em Belo Horizonte apresentando essas mudanças para técnicos do escritório da associação na capital mineira." (Larissa Vieira - ABCZ)
.
Nota do Blog:
.
A avaliação de características morfológicas das matrizes será um salto para o PMGZ, com estas informações será possível avaliar as matrizes de forma muito mais eficiente e completa.
.
Exemplo: Uma matriz pode produzir 8.000kg em 365 dias, e ser, na prática menos produtiva que outra que produziu 5.000kg no mesmo período. Se a segunda tiver características que indiquem maior longevidade e produção como: úbere de melhor conformação, mais raso, de melhores tetos, e a mesma for de melhor tipo e saúde, pode vir a produzir ao longo da vida mais leite e mais lucro para o produtor, isto sem contar os intervalos entre partos.
.
Parabéns a ABCZ, mais um grande passo a favor do melhoramento genético.

Um comentário:

Estância do Gir disse...

Prezado Rodrigo,

Às vezes quando escrevemos algo
sobre a raça, pode parecer que
estamos contestando tudo e todos.
Mas não é,afinal,para quem quer
o melhoramento genético da raça,
observa os fatos de forma mais
ampla.E não tenho a menor dúvida
que a Abcz será sempre a maior
parceira dos criadores de Gir no
sentido de se encontrar animais
mais equilibrados,produtivos e
caracterizados racialmente.
Penso que a Assogir deve ser a
maior parceira da Abcz no sentido
de dinamizar tais projetos cujo
maior benefiário será todos os
criadores de Gir do Brasil.

Um abraço

Euclides/Estância do Gir