Aqui a raça é pura, sem mistura...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nova Fase: Gir Leo

Leonardo Rodrigues é criador de Gir em Goiás, e nos conta dos rumos tomados em sua seleção e sua historia nesta maravilhosa raça:
.
“Após adquirir animais da raça gir leiteiro e permanecer com os mesmos por cerca de um ano pude perceber a diferença quanto ao leite não supera os itens perdidos com padrão racial e sua dupla aptidão.
.
Decidido realmente em levar um novo projeto a frente onde tem o foco principal no Gir dentro dos padrões da raça e com muito leite, me coloquei a compra de animais selecionados, tentando buscar ao mesmo tempo uma ampla variabilidade genética, animais de criadores reconhecidamente com gado leiteiro e representativos, e animais que em seu fenótipo apresentassem leite e raça.
.
Nessa nova busca comprei animais dos criatórios de José Sab Neto da marca Zs, do qual o maior número foi adquirido, inclusive o novo padreador da fazenda, Zeus ZS (Autentico Eva x Dádiva ZS); Sr Wangey Leão por meio do criador Antonio Motta Jr (Mottinha) de onde veio a excepcional fêmea Nagóia; José Eduardo Mello - Décima ZS; José L.J. Barros (BI) - Norma JOR; Cláudio Oliveira da qual grande parte do gado é advindo , sendo lembrado os animais Helena e Indonésia; meu saudoso padrinho Fábio André , de onde veio Fator Fan atual padreador do gado, Babosa Fan matriz destaque e a promessa Níbia Fan (filha da excepcional Muchila), animal que me foi presenteado, dentre os demais animais que foram comprados pra adicionar uma base genética mais ampla.
. Bezerra filha de FATOR FAN, do time de pista da marca Leo
.
Como sempre, tive a linhagem alecrim como viga mestre de seleção por apresentar leite e raça com grande evidencia, tendo sido tal linhagem produzida por Walter de Melo e expandida por vários criadores. As demais linhagens estão presentes, com o intuito de gerar heterose e fugir de endogamias que podem gerar inconvenientes, e adicionar os pontos positivos que todas apresentam.
.
A estruturação da fazenda esta sendo feita no intuito de estabelecer o nosso controle leiteiro que irá ser iniciado ainda esse ano, prover animais para representação da marca, estando a cocheira em inicio de projeto e iniciando também os trabalho com TE e FIV, que acredito ser o grande trunfo da pecuária moderna por termos a possibilidade de gerar um maior número de animais da nossas melhores matrizes e reprodutores.
.
Adequada as novas diretrizes do mercado e a paixão que temos pela raça desejamos fazer parte desse novo grupo de criadores desejam mostrar as varias capacidades produtivas do nosso gir moderno.”
.
Contatos:
.
Tel: 62-91239450 / 64-81322575
www.girleo.blogspot.com
Venda permanente de reprodutores(as) e sêmen

Nenhum comentário: