Aqui a raça é pura, sem mistura...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Informativo Técnico: Marcadores Genéticos

Amigos do blog Gir-PO, semanalmente irei tratar de algum assunto cientifico que possa vir a esclarecer ou apenas informar os leitores. Os Temas serão ligados a genética, nutrição e manejo na bovinocultura.

Começaremos, tratando de um assunto que há cerca de 2 anos vem sendo discutido na roda de giristas, mas muitos nem sabem do que se trata.

Marcadores Genéticos

Marcadores Genéticos são divididos em morfológicos e moleculares. Para nós o importante serão os marcadores moleculares de DNA. Sua função é de identificar ou etiquetar os genes que são responsáveis pelas caracteristicas que queremos identificar. E estes genes serão marcados por uma sequencia de DNA situados próximos a eles.

Mas o que é um gene?

Podemos dizer que é um sitio cromossômico que determina uma certa caracteristica, mas pode estar sujeito a mutações.

Agora que já sabemos o que é o marcador molecular, podemos discutir as vantagens ou desvantagens deste uso na seleção de bovinos.

Fazer uma seleção assistida por marcadores moleculares de DNA é algo que deve ser pensado e ver se vale a pena. Como desvantagem temos um custo relativamente alto, quando quisermos avaliar todo o rebanho. Mas neste metodo, permite-se uma identificação precoce de animais superiores geneticamente, e neste caso o ambiente não interfere, aumentando a precisão.

Mas não sabemos todos os genes responsaveis pelas caracteristicas quantitativas nos bovinos, e nem todos os genes apresentam marcadores. Desta forma uma seleção somente assistida por marcadores moleculares será insuficiente. Temos que aliar estas informações com provas zootecnias, que permitem avaliação fenotípica, seja ganho de peso, controle leiteiro, e indices zootecnicos como intervalo entre partos, idade ao primeiro parto, etc...

Podemos concluir que os marcadores são aliados, mas não a salvação da pecuaria.

Guilherme Ricaldoni
Estudante de Zootecnia, IFMG (campus Bambuí/MG)
Criador de Gir, Chácara Beira Rio
www.girbrg.blogspot.com

Um comentário:

Rodrigo Simões disse...

Parabéns Guilherme,

Muito interessante o informativo.

Será de grande benefício ter semanalmente informações técnicas e científicas sobre criação, reprodução e manejo de bovinos.