A Casa do Folclore, em Uberaba (MG), foi palco da comemoração dos 30 anos da ABCGIL no último final de semana, mas também marcou, além da entrega das premiações do Ranking 2009/2010, a homenagem da entidade a personalidades importantes para o desenvolvimento e a valorização do Gir Leiteiro.
.
.
O presidente da ABCGIL, Sílvio Queiroz Pinheiro, falou aos convidados sobre a persistência dos criadores e sobre os sonhos, que devem ser compartilhados por outros para que se tornem realidade. “Um sonho que se sonha só é só um sonho, mas um sonho que se sonha junto e realidade”, como disse em seu discurso, citando letra de música de Raul Seixas.
Os homenageados da noite:
Como "sonhadores e fundadores" foram Antonio José Lúcio de Oliveira Costa, representado pelo neto Daniel Costa; Arthur Souto Maior Filizola; Francisco Figueiredo Barreto, representado pelo neto José de Castro; Gabriel Donato de Andrade, representado por Jordane José da Silva; Joaquim José da Costa Noronha; José Lúcio Rezende, representado pelo neto Rodrigo Simões; José João Salgado; Manoel Salgado dos Reis, representado pelo irmãor José João Salgado; Randolfo de Melo Resende, representado pelo filho José Humberto Cruvinel; Rubens Resende Peres, representado pelo filho Flávio Peres; José Eduardo Costa Mancini; José Afonso Costa Noronha, representado por seu primo Joaquim Noronha; João Gabriel da Costa Noronha, também representado por Joaquim Noronha e Marco Antonio Carvalho Volta.
Como “Companheiros de Sonho” foram homenageados Eduardo Falcão, representando o seu pai, José Fernando Carvalho; Francisco Junqueira Reis, uma figura querida entre os Giristas e que ao largo dos seus 94 anos continua comprometido com o Gir Leiteiro, e o professor Hugo Prata, presidente curador do Museu do Zebu.
O “Parceiro de Sonho” foi a EMBRAPA, por sua atuação para que a raça saísse do empírico para o científico, possibilitando a criação do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, o PNMGL, alicerce do desenvolvimento da raça. A empresa foi representada por Rui Verneque.
Também foram homenageadas as categorias “Multiplicador de Sonho”, na figura de Angelus Cruz figueira, que não apenas acolheu a ideia do Gir Leiteiro, mas ajudou a disseminá-lo pelo País. O “Acolhedor de Sonho”, na figura de José Olavo Borges Mendes, presidente da ABCZ, que em sua gestão disponibilizou espaço na sede da associação para a ABCGIL e, mais recentemente, a concessão de um terreno para a construção da sede própria, no Parque Fernando Costa, e a colaboradora da entidade Ivete Galvão Martinez, que foi homenageada na categoria “Colaboradora de Sonho”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário