Aqui a raça é pura, sem mistura...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Resultado de enquente:

Perguntamos na última enquete a seguinte questão:
.
Qual é a melhor opção para julgamentos em pista da raça Gir?
.
E foram dadas as seguintes opções de resposta:
.
1- Fica como está. Leiteiro e Dupla Aptidão. 36 Votos (34%)
2- Mantém-se 2 pistas, porém o Dupla Aptidão passa a ser chamado por Aptidão de Corte.
48 Votos (46%)
3- Unifica-se os julgamentos como no passado, sem exigencia de controle leiteiro oficial. 8 Votos (7%)
4- Unifica-se os julgamentos com exigencia de controle leiteiro. 12 Votos (11%)
.
A opção 2, vencedora com 46% dos votos, mostra que muitos giristas estão infelizes com a atual configuração dos julgamentos de pista.
.
Os criadores de Gir que não selecionam a aptidão leiteira como principal foco, dando mais enfase a animais de melhor carcaça, visando melhor potencial para carne, devem apoiar esta idéia.
.
Hoje as seleções da raça Gir estão em sua grande maioria voltadas para a produção de leite e o mercado é bom para esta vertente, existem provas zootécnicas disponíveis, ou seja; está consolidada e bem difundida esta função da raça.
.
E os que optaram pelo outro caminho? Estão desamparados, as exposições já não são tão atraentes e não existe fomento nem iniciativas para uma mudança neste cenário. Talvez seja o momento de de se adequar à nova realidade. A questão dupla aptidão é muito interessante, mas a pecuaria moderna não permite seleções que não sigam uma linha única e específica, que permita uma evolução mais rápida e eficiente.
.
Por isso é necessário discutir este tema e procurar uma alternativa responsável e que seja benéfica para a raça, os interessados devem se manifestar e a Assogir é o canal correto para isso.

Nenhum comentário: