Aqui a raça é pura, sem mistura...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ABCZ: PMGZ Leite prepara inovações para 2012

A equipe do PMGZ Leite da ABCZ, coordenada pela gerente Mariana Alencar e pelo superintendente adjunto de melhoramento genético Carlos Henrique Cavallari Machado terá muito trabalho no próximo ano. Além das demandas estabelecidas no processo de controle leiteiro dos rebanhos zebuínos participantes do programa, dos trabalhos realizados durante a ExpoZebu, Megaleite e ExpoGenética, e da presença em dezenas de eventos nacionais específicos do setor pecuário através da promoção de cursos, concursos leiteiros, treinamentos e conferências, os profissionais vão coordenar a Prova de Produção de Leite a Pasto de Uberaba, cumprir uma agenda com 7 Dias de Campo e treinar os escritórios regionais em duas mudanças do sistema de geração de dados.

A implantação do sistema on line, o Controle Leiteiro Web vai dar mais agilidade ao processo e as avaliações ganham informações com as análises de qualidade do leite que serão determinadas por um equipamento de tecnologia baseada em condutividade elétrica. Índices referentes à taxa de gordura e sólidos totais passam a integrar a régua de DEPs dos animais. 

Um aspecto importante deste trabalho em parceria com a APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio) e IZ (Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, SP) é poder testar o aparelho de condutividade elétrica para ser utilizado em amostras de leite em larga escala. Além de baratear as análises de laboratório, o equipamento auxilia no controle sanitário do rebanho, pois as leituras fornecem indicativos para mastite subclínica e clinica nos animais que poderão ser selecionados geneticamente conforme a resistência contra agentes causadores deste tipo de inflamação, explica Marian Alencar. 

Otimizando tempo e recursos, vários técnicos já estão sendo treinados. Na primeira semana de dezembro a gerente Mariana Alencar aplicou o treinamento em sete colaboradores do ETR de Salvador. A ação aconteceu durante a Fenagro, a principal exposição agropecuária da Bahia. No mesmo período a profissional ministrou palestra para 700 pessoas inscritas no Congresso Internacional de Pecuária e realizou o Dia de Campo do PMGZ Leite com os criadores do Núcleo Gir Bahia. 

O ano de 2011 foi de muito trabalho e extremamente positivo pelas atividades executadas. Desde as preparações das avaliações genéticas até a realização do último dia de campo em Salvador, BA. A equipe PMGZ Leite está pronta para superar novos desafios em 2012. Uma novidade vai refletir na evolução dos resultados extraídos nos torneios leiteiros. Esta modalidade de evento passa a contemplar, além do volume de leite produzido, também análises qualitativas e mensuração linear dos animais. Estes fatores contribuem para revelar o potencial produtivo dos animais, e com uma nova estruturação de dados para o aumento de características contempladas pelo sumário poderemos fornecer ao mercado um diferencial muito grande, conclui a técnica.

Nenhum comentário: