Aqui a raça é pura, sem mistura...

terça-feira, 1 de março de 2011

Caso Radar: RESOLVIDO

A ABCZ retomará, a partir desta semana, os procedimentos para emissão de RGN e RGD aos produtos filhos de Radar dos Poções (foto).

A concessão dos registros genealógicos foi suspensa em dezembro, quando a ABCZ recebeu denúncias da existência de dois perfis alélicos incompatíveis para o touro.

Na época a ABCZ adquiriu uma dose de sêmen rastreada, proveniente de empresa credenciada junto ao MAPA, e repassou a amostra para devidas providências ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que é responsável pela licença e fiscalização de empresas do setor de imunogenética; e o sêmen foi analisado em laboratório dos Estados Unidos para a determinação do verdadeiro perfil alélico do touro.

Com base nos relatórios e informações recebidos do MAPA, a ABCZ dá continuidade aos processos de registros que ficaram suspensos e também a concessão de documentos definitivos, dentro das normas técnicas do Serviço de Registros Genealógicos e por interesse de cada associado.

Havendo compatibilidade genética, que deve ser comprovada por exames laboratoriais, os produtos de Radar dos Poções receberão os referidos documentos. Não havendo, o criador terá a oportunidade de regulamentar os produtos, desde que seja providenciada pelo interessado a identificação da nova paternidade.

Em condições excepcionais, a ABCZ vai apoiar os associados para regulamentação dos registros, realizando a colheita do material a ser enviado para análise científica.

Nenhum comentário: