Aqui a raça é pura, sem mistura...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Novas regras para escolha de jurados

Uma boa idéia a ser copiada:
.
"A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - ACNB e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ em conjunto com a Comissão de Jurados das Raças Zebuínas implantaram novas normas para a escolha e atuação dos jurados nas Exposições Oficiais do Ranking Nacional Nelore
.
A intenção é buscar imparcialidade e qualidade técnica dos julgamentos realizados nas exposições, promover a rotatividade, assim como o treinamento e renovação do quadro de jurados atuantes nas exposições. O novo sistema está em vigor desde 1º de janeiro e é válido para o Ranking Nacional Nelore 2009/2010. A partir de agora os organizadores de exposições deverão verificar os jurados disponíveis no Quadro de Julgamentos, disponibilizado no site da ACNB (www.nelore.org.br) e da ABCZ".
.
.
Julgamentos são quase sempre polêmicos. Há sempre um certo mal estar envolvendo decisões de campeonatos em todas as raças, e não é diferente no Gir.
.
Uma boa maneira de amenizar as polemicas que envolvem as decisões dos jurados é investir no treinamento e na renovação dos quadros assim como normatizar as escolhas, garantindo a rotatividade.
.
Outro fator importante é assegurar que os jurados tenham perfis homogêneos de julgamento, ou seja, que independente do juiz que esteja trabalhando, os resultados sejam semelhantes, e fiéis ao padrão racial.
.
De qualquer forma esta inciativa deve ser ampliada para as outras raças, principalmente pra Gir.

Nenhum comentário: