Aqui a raça é pura, sem mistura...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Outro RECORDE...

Planta da Cal
.
A excelente matriz representada na foto acima, é a vaca Gir mais cara já vendida na história, por nada menos que R$ 645.000,00, no 1º Leilão Pilares do Gir Leiteiro!
.
Sem dúvida é muito boa, mas pra valer tanto eu realmente não consigo entender... será que o investidor terá retorno?
.
Quando soube que o touro Jaguar da Gavião tinha sido vendido, ou melhor, 50% de suas cotas vendidas por mais de R$ 600.000,00 eu fiquei admirado, mas penso que um touro de alto PTA Leiteiro e de sangue relativamente aberto poderia render muito lucro com venda de semen, principalmente por ser um animal que estava na moda.
.
Pergunto: Será que estes valores são todos reais? Se forem mesmo, esta supervalorização é benéfica?
.
De qualquer forma parabéns ao criador e vendedor por produzir com tanta qualidade, e mais ainda por conseguir vender um animal tão caro; e boa sorte ao comprador... que ele precisa...

6 comentários:

Unknown disse...

Quem Comprou ?

FAZENDA DOURADINHO disse...

sqabe acho que devemos, discutir pq vaca gir que nao da leite nao tem preço pq sera??? ai acho que nao e isso que oemrcado quer, pq nao andar pra frente do que sermos impocritratas e andarmos para tras ????????? ´´MELHORAMENTO GENETICO EXISTE E O GIR LEITEIRO E A SOLUÇÃO PARA PECUARIA DOS TROPICOS'' nao bastar ser bonita tem uqe ter produtividade acordem ate logo

Unknown disse...

Agora q vi q foi o Lucas Caixeta e seus parceiros que compraram.

Rodrigo Simões disse...

Eu quero dizer que em nenhum momento eu quis criticar de forma negativa o acontecido, inclusive acho e disse na postagem que se trata de uma matriz ímpar, de altíssima qualidade; gostaria muito de te-la no meu plantel.

Mas como criador tenho a preocupação com esta situação do mercado, produção leite é uma atividade pouco rentável e sacrificante, então acho que os preços não devem ser tão afastados da realidade.

Porém, tenho certeza que animais de maior valor genético (literalmente, não digo VG) e qualidade racial devem ser mais valorizados, mesmo como reconhecimento e recompensa ao criador.

A minha indagação é de cunho econômico; o valor pra mim e muito alto para se ter retorno, só isso.

Não sabia quem havia comprado a vaca em questão e nem sei exatamente quem são. Sei que a fazenda Douradinho faz parte deste grupo conforme manifestado aqui.

Peço desculpas se de alguma forma eu incomodei com minha postagem, mas adianto que fiz de boa intenção.

Acredito no Gir Leiteiro e acho que ele tem muito a lucrar se vencer algumas barreiras e preconceitos.

A. André L. Pinheiro disse...

"pq vaca gir que nao da leite nao tem preço"

É mesmo preciso discutir isso? Para mim é uma coisa bem óbvia.

Ficou bastante clara a intenção da postagem: refletir sobre a viabilidade desses preços tão altos. Debater assuntos relacionados à raça gir é o objetivo deste espaço.

Mas uma coisa é certa: se esses novos patamares de preços vão se sustentar ou não, é o mercado quem vai dizer. Com o passar do tempo, a verdade virá à tona, pois o mercado não perdoa valores artificialmente elevados.

Rodrigo Simões disse...

Pois é André,

É quase unanimidade que vaca Gir sem leite não tem valor, eu estou 100% de acordo.

Mas em relação a este tópico, acho que houve um equívoco de interpretação.

O tópico foi criado mais como um questionamento aos giristas do que uma crítica. De qualquer forma, tem dos dois um pouco.