Aqui a raça é pura, sem mistura...

terça-feira, 30 de junho de 2009

A importancia do sumário de touros da ABCZ

Em 2009, saiu o 7º Sumário de Touros das Raças Gir e Gir Mocha.
.
Como funciona:
.
"As características analisadas foram a produção de leite em até 305 dias de lactação, sem ajuste para duração da lactação, e a percentagem de gordura no leite. Todas estas informações foram colhidas pelo Controle Leiteiro da ABCZ, que é uma das provas zootécnicas do PMGZ – Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos. Após consistências e, portanto, somente no conjunto de lactações válidas, a média de produção de leite foi de 2.875 kg, e de 4,42% de gordura. Foram consideradas 13.419 lactações pertencentes a 7.922 vacas das raças gir e gir mocha, sendo que 4.866 lactações tinham informação de percentagem de gordura no leite. Os animais estavam distribuídos em 139 fazendas em 15 estados brasileiros.
.
Após as análises das informações, foram avaliados 1.189 touros, porém no ano de 2009, somente 163 apresentaram os pré-requisitos para sua publicação, que foram de apresentar filhas distribuídas em, no mínimo, três fazendas e cujas avaliações têm confiabilidade de, no mínimo, 0,70, para a produção de leite e 0,60 para o PTAG.
.
A PTA é a habilidade provável de transmissão do animal como pai, do inglês predicted transmiting ability, e mede a metade do valor genético do animal. O termo PTA (ou DEP para diferença esperada na progênie), sugere uma comparação e serve, portanto, para classificar os animais. Para facilitar a interpretação dos resultados, podemos exemplificar usando o touro A, com PTA para leite de +400 kg, e o touro B, com PTA para leite de +320kg. A diferença entre os touros A e B é de 80 kg, o que significa que podemos esperar que a média das filhas do touro A seja 80 kg de leite superior à média das filhas do touro B, dado que todos os outros fatores sejam idênticos.
.
A confiabilidade ou acurácia mede a associação entre o valor genético predito de um reprodutor e o valor genético verdadeiro. Seu valor varia de 0 a 1 (ou de 0 a 100%) e depende do número de informações (filhas) do touro, da distribuição dessas informações nos diferentes rebanhos, da magnitude do coeficiente de herdabilidade da característica. Ela fornece uma medida de risco e deve ser utilizada para definir a intensidade de utilização de um touro em um rebanho." (Fonte: ABCZ)
.
Porque é tão importante:
.
Hoje em dia é comum ouvirmos criadores dizendo que só utilizam touros provados em seus respectivos rebanhos, o que é válido e correto em seleções que visam produtividade.
.
Até o atual momento temos 2 sumários anuais: o da ABCZ e o da ABCGil, e em breve teremos o da Assogir. Todos os 3 para aptidão leiteira da raça Gir.
.
O sumário da ABCZ não é resultado de teste de progênie, ao contrário do sumário da ABCGil; ele analisa as caracterisiticas das produções leiteiras de matrizes Gir-PO em controle leiteiro oficial pela ABCZ. Está ai a credibilidade e a eficiencia deste sumário; sua referencia é a produção das filhas dos touros em foco, sendo todas elas animais puros ou pelo menos registrados.
.
Embora alguns técnicos afirmem que os testes de progenie, embora utilizem femeas mestiças, têm mecanismos para anular as diferenças que possam ser causadas pelo uso destas femeas não puras, é também consenso entre os reais selecionadores, que a capacidade de transmissão de um reprodutor só pode ser medida, com eficácia, em cruzamentos de raça pura, mesmo porque é necessário que o mesmo transmita também qualidades raciais, não só leite.
.
Outro ponto importante é provar touros que não são da ABCGil; alguns criadores mais preocupados em "dominar o mercado" do que realmente evoluir a raça Gir, tentam "vender a idéia" de que Gir Leiteiro só existe nos rebanhos desta associação; e isso não é verdade.
.
A medida em que os criadores de Gir de aptidão leiteira, que além de leite selecionam raça e caracterização (fatores imprescindiveis na seleção de qualquer raça), iniciarem as devidas pesagens em suas propriedades, o cenário irá se modificar gradualmente. É necessário também fazer as análises de leite das matrizes em relação ao percentual de gordura. Tudo isso é muito importante, a ABCZ tem mecanismos para nos servir, precisamos aproveitá-los.
.
A única maneira de mostrar a qualidade do Gir nacional é provando que raça e produtividade são fatores convergentes e não divergentes.
.
Falsos paradigmas estão a cair e continuarão caindo.

Nenhum comentário: