Aqui a raça é pura, sem mistura...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Perfil do Criador - HELIO LEMOS (entrevista)

Começamos hoje um novo quadro no blog Gir-PO.

O Perfil do Criador irá entrevistar quinzenalmente um importante criador do país, e estreiando o maior conhecedor da raça, Helio Lemos...

Espero que gostem!


GIR-PO: Nome, idade, origem?

HL: Hélio Ronaldo Lemos, nascido em 25/12/1933 na cidade de Franca (SP), mas filho de pais mineiros da região de Araxá.

GIR-PO: Local e tempo de criatório?

HL: Crio desde o nascimento, tenho uma foto no curral da fazenda Taquaral aos 2 anos de idade.

Sou filho, neto e bisneto de pecuaristas do Zebu.

Meu primo Adauto Lemos e seu filho Francisco Ravisio Lemos trouxeram gado da Índia por duas vezes, a primeira em 1917.

Minha marca é HL.

GIR-PO: Base genética.

HL: O que tinha de puro na raça eram as linhagens Krishna, Eva, R e Gaiolão, essa é a base.

O resto era muito diluído e impuro.

Acho o Bey o melhor touro que já nasceu em Uberaba, filho e neto de vacas boas, touro tem que ter isso, senão não vai.

GIR-PO: Gir pra você é leite ou carne? Ou os dois?

HL: Gir padrão com leite, carcaça, longevidade e precocidade. Não precisa falar mais.

GIR-PO: Controle leiteiro, você considera essa prática essencial para a conquista de mercado ou acha um método de auxilio na seleção? E o sumário de touros?

HL: Eu acho o controle leiteiro uma ferramenta excepcional pras duas finalidades desde que seja feito com profissionalismo.

Já o sumário dos touros eu nem olho, acho uma besteira enorme pois só se leva em conta o leite e nada mais. Um erro. Não é possível analisar um animal dessa forma, existem outras variáveis tão importantes quanto.

GIR-PO: Um touro da atualidade que você admira.

HL: Brinco II HL, com certeza está na cabeceira do Gir.

GIR-PO: Um touro do passado.

HL: O Gandhi, pai do Bey, pra mim o principal alicerce.

GIR-PO: Um criatório modelo.

HL: Nenhum, acho um equivoco, não existe criatório modelo. Mas existem muitos criatórios bons, um que eu confio é o seu (Lapa Vermelha), onde já fiz parceria e acho que tem o gado mais uniforme do Brasil.

GIR-PO: Diga um pouco sobre o futuro da raça.

HL: O Gir é o gado mais promissor do mundo, tem tudo: beleza, carne, leite, docilidade... extraordinário!

GIR-PO: Pra fechar, uma mensagem aos criadores e amigos
do Gir.


HL: Faça sério, honesto.

Em 10 anos o Gir será um gado completo, só temos que fazer os acasalamentos certos, buscar conhecimento de quem tem.

Existe muito material genético disponível.

Mas tem que investir, nada é de graça. Quem fizer terá retorno garantido.

GIR-PO: Foi um prazer entrevistá-lo, obrigado.

HL: Disponha, é sempre um prazer falar com você!

2 comentários:

A. André L. Pinheiro disse...

Quadro bastante interessante. Com certeza, vai aproximar o Blog GIR PO da realidade do criador brasileiro. Esse contato enriquecerá muito o conteúdo deste espaço e oferecerá aos leitores grandes lições do dia-a-dia da raça gir. A escolha do primeiro entrevistado também foi ótima, Hélio Lemos, sem dúvida, abre com chave de ouro o Perfil do Criador. Parabéns ao Blog.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo , parabéns ....
Sr Helio Lemos , um professor de todos nós , apaixonados pelo gir, grande conhecedor , que tem como profissão - GIRISTA .