Aqui a raça é pura, sem mistura...
terça-feira, 21 de junho de 2011
sexta-feira, 17 de junho de 2011
1° FORUM ZEBU LEITEIRO
O 1° FORUM ZEBU LEITEIRO será realizado pela equipe da ABCZ que coordena o PMGZ - Leite e será aberto ao público.
Seguem os temas a serem debatidos: avaliação genética, aptidão leiteira do zebu, metodologia de controle leiteiro, qualidade do leite, genômica, sustentabilidade e demanda internacional.
Estão confirmados na composição da mesa Aníbal Vercessi (ABCGIL/APTA), Beatriz Cordenonsi Lopes (Pólo de Excelência em Genética Bovina/EPAMIG), Carlos Henrique Cavallari Machado (ABCZ), Ice Cristina Cadette Garbelline (ABCZ/Brazilian Cattle), Maria Gabriela Peixoto (Embrapa Gado de Leite) e Vania Maldini Pena (UFMG/CBMG).
O encontro está marcado para o dia 30 de junho, durante a Megaleite 2011, na Sala do Mérito ABCZ, às 17h.
Novo presidente da GirGoiás
Luiz Alberto de Paula e Souza é o novo presidente eleito da GirGoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir. O criador tomou posse ontem, 16 de junho em assembléia na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura.
Luiz Alberto é formado em Direito e Gestão Pública e cria gir na fazenda Boas Novas em Bela Vista de Goiás, e vem suceder o atual presidente Rosimar Silva, jornalista, e também criador de Gir em Bela Vista de Goiás, que deixa um legado de realizações.
A nova diretoria firmou compromisso em seguir com o PNMGir, que tem como carro chefe o teste de progênie, que no ano que vem já divulgará resultados da 1ª bateria. Além do teste, novos projetos estão em andamento como o Moet e a Prova de Leite a Pasto.
Parabéns ao presidente eleito, desejo-lhe sucesso à frente desta importante instituição de fomento e desenvolvimento da raça Gir, que os anseios dos giristas goianos e brasileiros sejam atendidos plenamente.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Carro da Gir Goiás ganha plotagem do PNMGir
O Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Gir, o PNMGir, ganha plotagem no novo carro da GirGoiás. O programa que é executado pela associação goiana em parceria com a Assogir e Embrapa Gado de Leite, consiste em um teste de progênie e uma série projetos em andamento, como o MOET e a Prova de Leite a Pasto, a última em parceria com a ABCZ.
PARABÉNS À EQUIPE GIRGOIÁS!
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Animal em Destaque: Rajni da Lapa Vermelha
Rajni da Lapa Vermelha
Prema Rajni x Clemente da Lapa Vermelha - 6.748 Kg
Este jovem touro, participante dos dois principais programas de melhoramento genético da raça Gir, o PNMGir e o PNMGL, está atualmente na central Nova India onde vem produzindo sêmen sexado de alta qualidade. É irmão próprio de Ameixa, uma das principais doadoras da marca Bey, cuja primeira lactação foi de 7.559 Kg/365 dias. Em breve estaremos disponibilizando o semen sexado para o mercado (já estamos aceitando reservas), e o convencional já está sendo comercializado.
Comunicado aos criadores de Gir de Goiás e do Brasil
Prezadas e prezados giristas:
No próximo dia 16 de junho de 2011, estaremos reunidos para a escolha da diretoria da Girgoiás - biênio 2011/2013, por isso é importante fazermos algumas considerações e reflexões sobre esse processo:
I - Durante a década de 1990, e inclusive antes dessa década, a Girgoiás lutava para não acabar. É fácil para os companheiros e companheiras entenderem isso: é muito difícil levar à frente o trabalho em uma associação. É comum o presidente ficar sozinho, com um ou outro diretor;
II - As coisas começaram a ser revertidas na Girgoiás em meados da década de 2000, sob a presidência de Alberto Pereira Nunes e depois de Emílio da Maia de Castro;
III - Foram criadas a “Caravana do Gir” e a Revista “GirOnline”, dando visibilidade à raça tanto no estado, como em nível nacional;
IV - Em 2005 celebrou-se o convênio com a Embrapa Gado de leite para a realização do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Gir – PNMGIR - uma ação, cujo alcance e importância, ainda deverá ser sentida futuramente, além do lançamento de outras políticas todas construtivas e importantes para a seleção da raça Gir;
V - Sob a presidência de Rosimar Silva, as ações foram ampliadas e dinamizadas:
a) recuperação financeira da Girgoiás;
b) realização do leilão de doações que viabilizou a independência financeira da Girgoiás nesse período;
c) aquisição de um caro 0 Km para distribuição de sêmen do PNMGIR e controle leiteiro;
d) quitação de dívidas fiscais de quase R$ 50.000,00;
e) incremento e fortalecimento das relações com a Embrapa Gado de Leite;
f) apoio da ABCZ para a implantação da Prova de Produção de Leite a Pasto;
g) compromisso da Embrapa Gado de Leite para ser a executora do Núcleo MOET de Goiás;
h) compromisso de Embrapa Gado de Leite em fazer a Avaliação Genética Genômica do rebanho gir do Estado de Goiás e
i) compromisso do Sebrae/GO, UFG, Uniub, Emater, Governo de Goiás e Faculdades Objetivo em apoiar a realização de todas as ações que visam aprimorar o PNMGIR).
VI - Hoje podemos dizer que a Girgoiás é uma entidade fortalecida, e que é reconhecida pelo seu trabalho e esforço, em todo o Brasil;
VII - Uma das provas de que a entidade hoje está fortalecida, é o surgimento da disputa eleitoral para dirigi-la. Se antes quase ninguém assumia, agora há vivo interesse em assumí-la, o que consideramos altamente significativo e
VIII - Se é verdade que nos orgulhamos pelo trabalho realizado, que julgamos digno dos giristas, também é verdade que devemos reconhecer os erros cometidos. No esforço para empreendermos políticas estratégicas descuidamos das relações pessoais com os criadores de Gir, sobretudo em Goiás.
A nossa situação
Diante dessa realidade, foi construída uma segunda chapa para disputar a direção da Girgoiás, o que, ao nosso ver, oxigena e contribui para a conquista de avanços. Todavia, de outro lado, o resultado para a Girgoiás e a seleção da raça poderia não ser positivo. Dado o clima de disputa existente, ficariam sequelas que se arrastariam por anos. Lembremo-nos dos exemplos passados, em que lutas internas fizeram grandes estragos em associações e em relações pessoais, quase irreparáveis, como na Assogir em anos recentes.
Por isso, imbuídos do propósito de manter a nossa unidade e preservar os interesses maiores da raça, procuramos, desde os primeiros momentos, a união de todos com o lançamento de uma chapa única. Após várias discussões e em última tentativa, propusemos uma chapa de igual para igual, com a presidência e a tesouraria deles e os outros cargos divididos igualitariamente. Seria para nós e para todos uma vitória, já que estaríamos investindo na construção da unidade e em um clima de bom relacionamento. No entanto, esta proposta de composição não foi aceita pela outra chapa, que aceitava, no máximo, incorporar 3 ou 4 dos nossos companheiros, vetando os demais.
Nossa decisão
Dessa forma, em prol da raça gir, restou-nos somente uma alternativa: não disputar. Alguém poderia dizer que não entendemos e não reconhecemos a legitimidade de uma disputa. Não é verdade. Disputar é legítimo, ganhar ou perder, também. Temos experiência em disputas, em vitórias e em derrotas. Nada mais normal.
Nosso temor não é o enfrentamento, mas as conseqüências do enfrentamento. Isso não em qualquer disputa, mas no caso dessa disputa específica. Não temos o direito de estimular um processo que pode vir a destruir o que já foi construído, e o que pode vir a ser construído.
A outra chapa não é composta de inimigos, mas de giristas e amigos, com divergências naturais, é certo, mas nada mais do que isso;
Ademais, a outra chapa se comprometeu através de manifesto em manter e avançar as principais políticas de seleção ora desenvolvidas.
Não devemos agir, pois, sob impulso, ou de forma emocional. Não é a honra de cada um que está em jogo, mas sim a sustentação de uma idéia, um projeto, que transcendem o pessoal.
Nosso compromisso
No dia da eleição, estaremos todos lá, para eleger a nova direção.
Não vamos apostar no fracasso, mas sim no êxito da nova diretoria. Não somos desleais, ao contrário, temos uma história e temos os nossos ideais a zelar.
O próximo presidente da Girgoiás, os próximos diretores da Girgoiás, serão o nosso presidente e os nossos diretores. Estaremos todos unidos apoiando a nova gestão, buscando a unidade e fortalecendo na seleção da raça Gir.
Goiânia, 11 de junho de 2011.
Assinam este Comunicado:
1. Alberto Ferreira Motta
2. Aline Vieira Rodrigues
3. Antônio de Araújo Pinheiro
4. Antônio Ferreira Motta Júnior
5. Antônio Henrique Braga
6. Antônio José Filho
7. Aguilar Ferreira Motta
8. Arthur Correia Teixeira
9. Athos Magno Costa e Silva
10. Átila Correa Guimarães
11. Bráulio Afonso Moraes
12. Casser de Paula Halibe
13. César Gomes da Silva
14. Charles Humberto Oliveira
15. Cláudio Cândido de Oliveira
16. Cláudio Ortêncio
17. Eduardo Leão André
18. Eduardo Simões
19. Egmar Teixeira de Oliveira
20. Emílio da Maia de Castro
21. Érica Dias de Andrade Cunha
22. Eurípedes Zacarias da Cunha
23. Fábio André
24. Fabrini Zacarias de Andrade Cunha
25. Gilmar Cordeiro de Souza
26. Gustavo Taveres Abreu
27. Joel Machado Diniz
28. José Luiz Junqueira Barros
29. José Maria Vieira Franco
30. José Pereira da Silva
31. José Sab Neto
32. Juraci de Paiva Júnior
33. Juscelino Kubtischeck Gomes
34. Larissa Pereira de Castro
35. Leonardo da Silva Rodrigues
36. Luiz Saraiva
37. Lupércio Pereira
38. Margot Riemann
39. Maria Aparecida Alves Silva
40. Maria Gorete Alvarenga Costa de Souza
41. Mauro Bafutto
42. Onofre Eustáquio Ribeiro
43. Ramilton Javiktson Rosa
44. Reigy Braz
45. Ricardo Simões
46. Rodrigo Simões
47. Rosimar Silva
48. Sebastião José da Mota
49. Simon Riemann
50. Thiago Guimarães de Assis
51. Wagney Azevedo Leão
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Pela GirGoiás, pelo Gir!
A Associação Goiana dos Criadores de Gir - GirGoiás passa atualmente por processo eletivo pelo qual será escolhida nova administração. Em um momento inédito, propostas estão à mesa e os sócios escolherão, na próxima semana, quem conduzirá a entidade pelos anos seguintes.
Inicialmente quero fazer algumas considerações sobre o passado recente desta atuante associação que esteve ameaçada de fechar as portas e hoje é referencia nacional pelo consistente trabalho que vem sendo executado, êxito este que se deve às duas últimas administrações, dos honrados Emilio Castro e Rosimar Silva. O primeiro, juntamente com sua equipe, foi responsável pela idealização e o ponta-pé inicial do teste de progênie, que hoje caminha em passos largos e rumo ao sucesso absoluto. O segundo por dar condições políticas e financeiras para estabilidade e continuidade deste teste que hoje faz parte de um programa nacional, o PNMGir, com vários projetos em andamento e uma consistente parceria com a Assogir.
Não seria suficiente investir horas no teclado para citar todas as conquistas destes homens que encantaram pela união e pela firmeza em que lutaram e lutam pelo Gir. Este ano, tive a oportunidade de conhecer pela primeira vez o estado de Goiás, sua capital e algumas cidades do entorno, em uma breve viagem pela qual visitei rebanhos (e que rebanhos!) e compartilhei idéias com amigos (novos e antigos)... tudo bem que era uma “goianada meio indianizada”, mas isso é outro assunto (sic). A admiração que tenho pelos giristas deste estado é declarada e os vejo como importante alicerce na conquista de um rebanho nacional equilibrado e livre das reservas de mercado hoje existentes, e tenho certeza que este objetivo se torna cada vez mais real.
No entanto, o momento atual requer muita sabedoria, as novas propostas que nos foram oferecidas merecem um debate amplo e livre de interessas paralelos, e os envolvidos na corrida eleitoral são os grandes responsáveis pelo futuro de nossa raça. Então, independente do debate que hoje está a mesa e ao qual opto por me abster, tenho certeza que chegaremos a um consenso e teremos um novo líder incumbido em atender os desejos e anseios da sociedade girista goiana.
Por fim, parabenizo a todos que estão nessa luta e coloco-me à disposição do futuro presidente e sua diretoria, que terá antes de tudo um compromisso com o Gir e com os giristas, e tenho certeza de que o trabalho será continuado e ampliado.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Animal em Destaque: Chatada da Lapa Vermelha
Chatada da Lapa Vermelha
Tacaré x Meca
Com quase 14 anos de idade, 17 produtos gerados e vários em gestação via TE/FIV, Chatada está em controle leiteiro oficial pela a ABCZ, sendo que até o momento tem produção ajustada de 9.958 kg em 226 dias, em 6 pesagens oficiais realizadas, nas quais obteve os seguintes resultados: 44,6 Kg / 39,7 Kg / 38,0 Kg / 38,2 Kg / 33,2 Kg / 29,0 Kg, que lhe renderam os seguintes recordes internos na Fazenda Lapa Vermelha:
Maior produção real oficial em um dia: 44,6 Kg
Maior média ajustada oficial: 44,06 Kg
Maior média real oficial: 37,11 Kg
Devido a todos estes números e sua irretocável caracterização racial, esta doadora representa a síntese da marca Bey, que procura aliar pureza e caracterização racial com alta produtividade leiteira.
Devido a todos estes números e sua irretocável caracterização racial, esta doadora representa a síntese da marca Bey, que procura aliar pureza e caracterização racial com alta produtividade leiteira.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)