Aqui a raça é pura, sem mistura...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Novo Condomínio: Issara II da Lapa Vermelha

A matriz da foto acima foi um dos destaques do último Leilão Virtual da Fazenda Café Velho.
.
Foi uma boa oportunidade para quem soube comprar, como foi o caso de dois conhecidos criadores, um goiano e outro capixaba, são eles:
.
Alberto Motta - Chácara Saudade (Rio Verde/GO) - Marca ADAO
.
Alberto possui um consistente e antigo plantel e seus animais são sinônimo de raça e produtividade, uma das mais conhecidas matrizes do Gir brasileiro, Brisa da Saudade (propriedade de Andréia e Milton Nunes, Estancia São José) é crioula de Alberto e possui lactação superior a 7.000kg (oficial ABCZ).
.
Roberto Bolsanello - Gir do Litoral (Guarapari/ES) - Marca RXB
.
Roberto é jovem criador, Veterinário e Especialista em Bovinocultura Leiteira - UFLA/MG e Mestre em Medicina Veterinária Preventiva - FMVZ/UNESP de BOTUCATU/SP. Cria em Guarapari e investe em Gir de qualidade, com raça e leite, pois por ser um especialista na área sabe bem que um bom gado tem de ter procedencia confiável.
.
Ambos formam o Condôminio Issara II, arrematado por R$ 12.000,00.
.

Bey 3530 (irmão próprio de Issara II)

Parabéns aos compradores!

Animal em Destaque: Alvorada Zip

Alvorada Zip
.
Filha do Fator Fan com Falsa Fan (Beduino Fan X Usina ZS), é de cria e propriedade do Dr. Emilio Maia (doutor de Agronomia), atual diretor de melhoramento genético da Assogir e ex-presidente da Gir Goiás, quando instalou o promissor Teste de Progenie para leite, hoje nacionalizado, e chamadado por PNMGG - Programa Nacional de Melhoramento Genético da raça Gir, o qual é gerido por convênio entre Assogir/Gir Goiás/Embrapa.

Noticias da Assogir

A Associação Brasileira dos Criadores de Gir - ASSOGIR, teve sua diretoria reunida nesta última sexta-feira, dia 25 de setembro, para reunião extraordinária no salão nobre da ABCZ.
.
Estavam presentes diretores, conselheiros e sócios da entidade, que participaram com opiniões.
.
Na pauta da reunião, estavam:
  • Ações programadas para o ano de 2010.
  • Construção do estande fixo da enitdade
  • Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir - Teste de Progênie (leite)
  • Ações de fomento para os criadores de Gir Aptidão Corte
  • Exposições Agropecuárias
  • Outros

A reunião correu bem e houve participação de todos presentes, vale frisar que foi importante a presença dos principais membros do corpo técnico da Assogir: Ivan Ledic (diretor técnico) e Marcos Brandão, Gilmar Cordeiro e José Barros; todos do Conselho Técnico. Estes agora compõem grupos de trabalho que serão responsáveis por buscar novas alternativas para o melhoramento genético da raça Gir, logo teremos boas notícias a respeito.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

1º Leilão Baby Gir da Fazenda Café Velho

O amigo e criador José Luiz Junqueira Barros, o Bi da Fazenda Café Velho, vem nos apresentar mais um leilão de altíssima qualidade.
.
Se trata de um leilão de machos e fêmeas jovens provenientes dos melhores cruzamentos da raça. Teremos à disposição filhos de touros consagrados como: Genúino Eva, Bahadursinghji POI, Alecrim II, Cabaré Rodhari Dobi , entre outros...
.
Será uma oportunidade imperdível para adquirir animais jovens e de qualidade top.
.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Rebanho JR irá expor no Camaru 2009

José Lucio Rezende, tradicional criador de Gir, retorna às pistas após longo periodo de ausência.
.
E volta em grande estilo para participar da Exposição Agropecuária de Uberlandia, o Camaru 2009, festa que tem expectativa para mais de 800 animais Gir inscritos.
.
Confira os representantes do rebanho JR que irão participar:
.
Devile JR
Andaka dos Poções em matriz Internato x Dalat
TORNEIO LEITEIRO
Novilhas
São filhas de Orvalho ZS, Aquário JR e Krisneto ENA

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lindida se supera

Lindida da Lapa Vermelha
.
A matriz acima, Lindida, vem superando expectativas quanto seu potencial para produção de leite.
.
Já havia batido o recorde da Fazenda Lapa Vermelha (marca Bey) em sua última pesagem oficial, produzindo a excelente marca de 27 kg de leite em apenas 2 pesagens.
.
Hoje, dia 18 de setembro, ela volta a surpreender, produziu nada menos que 32,5 kg de leite em apenas 2 pesagens no dia, em controle oficial da ABCZ!
.
Este resultado foi motivo de muita alegria para os proprietários, já que a Fazenda Lapa Vermelha vem fazendo um trabalho consistente e a cada dia que passa os resultados são mais animadores, mostrando que Gir Leiteiro pode e deve ter raça.

Animais em Destaque: Filhas de Krisneto

.
Caraíba: Prenhe de Carimbó Kassudi Do Bi, (Sex. fêmea) - PP 20/10/09, vai para 3º cria.
.
Valência do Verdun foi grande campeã nacional 1996.
.
Carinhosa: Prenhe de CA Donald - PP 20/01/2010, vai para 3º cria.
.
Irmã de Kamila, grande campeã nacional.
.
As duas a venda no 3° Leilão Gir da Fazenda Café Velho!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Convite ao criador

Uberlândia, 08 de setembro de 2009.
.
Caro Expositor,
.
Nos servimos desta, para comunicar a realização da 46ª Exposição Agropecuária de Uberlândia no período de 05 a 12 de outubro. Tenho certeza que faremos um evento tão grande, ou até maior, que aquele programado inicialmente para o mês de agosto. Mas para que nossos objetivos sejam alcançados, estamos contamos com a participação dos nossos companheiros expositores.
.
Reiteramos aqui o convite feito anteriormente, para que esteja conosco no Camaru 2009. Pedimos ainda, que estenda este convite aos seus amigos, para que também venham participar de mais uma edição deste grande evento do agronegócio.
.
A exposição da raça GIR acontecerá no período de 05 a 12 de outubro, durante a realização da 46ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2009.
.
Programação:
.
Data de entrada dos animais: 05 e 06 de outubro de 2009
Data base: 08 de outubro de 2009
Data do julgamento: 09 a 11 de outubro de 2009
Concurso leiteiro: 06 a 09 de outubro de 2009
Saída dos animais: 12 de outubro de 2009
.
Pedimos que manifeste sua participação, até o dia 25 de setembro, através dos telefones (34) 3292- 8800/(34) 9967-8296 ou pelo endereço eletrônico atcamaru@yahoo.com.br, com Diogo Cunha ou Raphael Ramanery.
.
Sem mais para o momento, e na expectativa de contarmos com sua valiosa presença, renovamos nossos protestos de elevada estima e consideração.
.
Atenciosamente,
.
PAULO FEROLLA DA SILVA
Presidente

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

JMA Mariana: Grande Campeã no México

JMA Mariana (matriz da foto) conquistou a tríplice coroa do Gir Mexicano, ganhou as 3 mais importantes exposições do país; uma estadual e duas nacionais, tudo em 2009.
.
.
Propriedade e criação de Jaime Matecon (pai e filho), da Finca el Rosario, Chiapas/México.
.
Jaime Dario é girista conhecido no Brasil e frequentador veterano de ExpoZebus, desde a década de 90 vem acompanhando a evolução e trajetória do nosso gado Gir e com esta experiência construiu um rebanho consistente no seu país de origem, utilizando a genética brasileira com sabedoria.
.
Prova disso tudo é esta excepcional matriz que se consagrou como melhor vaca mexicana de 2009:
.
JMA Mariana
.
Família consistente:
.
Mariana é filha de Ipiranga ZS, touro brasileiro de José Sab Neto, da Fazenda Americana. O touro além de muito caracterizado e ter origem de muita raça, pertence a uma família extremamente leiteira, sua irmã Finalista produziu em uma pesagem oficial 44kg de leite.
.
Ipiranga ZS

Barreira (mãe de Ipiranga)

Finalista ZS (irmã de Ipiranga, filha de Barreira)

Dobradinha:

A família Mantecon tem motivos de sobra pra comemorar, pois o grande campeão da exposição foi Krizstiano JMA, outro filho de Ipiranga.

Parabéns!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comitiva Assogir retorna do México

Estão de volta ao Brasil os giristas que representaram o país durante o II Congresso Internacional da raça, que aconteceu em Chiapas, México.
.
Animados, disseram que a viagem foi de grande proveito e ficaram satisfeitos com a preocupação dos giristas mexicanos em produzir animais equilibrados, que tenham boa caracterização racial e produtividade.
.
O presidente da Assogir, José Sab Neto (foto), foi um dos palestrantes do evento e fez questão de divulgar o consistente trabalho que a entidade vem fazendo em prol do Gir e seu melhoramento genético e racial.
.
Outro palestrante foi Rosimar Silva, que além de compor a diretoria da Assogir é o atual presidente da GirGoiás. A associação goiana, precursora do teste de progênie que hoje é nacional, exerce um papel fundamental no cenário nacional, pois ainda hoje é responsável por toda a gestão e execução deste programa de melhoramento genético que será um divisor de águas, já que a necessidade de abertura de sangue é eminente para o Gir; além de testar animais de qualidade racial muito superior.
.
Parabéns aos nossos representantes, também participaram do evento Ivan Ledic (Diretor Técnico) e Athos Magno (Vice-Presidente).

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Definida nova data para CAMARU 2009

46ª exposição acontece de 28/09 a 12/10
.
Vanessa Pires / Repórter: Jornal Correio de Uberlândia
.
Está definida a nova data para a realização da 46ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2009. O evento será entre os dias 28 de setembro e 12 de outubro, no Parque de Exposições. A festa, que acontece anualmente às vésperas do aniversário de Uberlândia, foi suspensa, atendendo à orientação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A.
.
A feira de gado, segundo a assessoria de imprensa, será realizada em dois turnos, devido ao volume de animais que participam da exposição. No primeiro turno, de 28 de setembro a 5 de outubro, acontece a feira de animais com aptidão para produção de carne: nelore, brahman, senepol e guzerá. No segundo turno, de 6 a 12 de outubro, estarão expostas as raças com aptidão leiteira: Gir, Girolando e Holandês.