Aqui a raça é pura, sem mistura...
sexta-feira, 25 de março de 2011
quinta-feira, 24 de março de 2011
Caso Radar: Paternidade confirmada na Fazenda Lapa Vermelha
Resolvido o caso Radar, os criatórios que supostamente utilizaram o touro, devem recorrer aos laboratórios credenciados para emissão de certificado de genotipagem de microssatélites, em outras palavras, análise de DNA.
De conhecimento desta informação, a Fazenda Lapa Vermelha, marca Bey, encaminhou todos os animais oriundos do sêmen de Radar para análise no laboratório GeneGenealógica, e felizmente todos foram confirmados como filhos do touro supracitado, conforme o perfil NC11751-UCDAVIS, o verdadeiro, segundo o MAPA.
quarta-feira, 23 de março de 2011
ABCZ divulga lista dos jurados da ExpoZebu 2011
Faltando pouco mais de um mês para começar a maior feira de zebuínos do mundo, a ExpoZebu 2011, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou a lista de jurados que terão a responsabilidade de escolher os grandes campeões da feira, confira:
Gir aptidão leiteira:
- Rubenildo Claudio B. Rodrigues
- Tatiane Almeida Drummond Tetzner
- Thinouco Francisco Sobrinho
Gir dupla aptidão:
- Antonio Louza do Nascimento
Valor da inscrição para a Expozebu será mantida
A ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu informa, que, em virtude de várias solicitações recebidas, a Diretoria decidiu manter o valor da inscrição, por animal, para a 77ª EXPOZEBU, em R$270,00, até 01/04/2011.
Para aqueles expositores que eventualmente tenham feito as inscrições de seus animais no valor de R$400,00, terão, à seu critério, o ressarcimento da diferença ou crédito em seu nome na ABCZ para futuros serviços.
Expositores nestas condições deverão entrar em contato com a Superintendência Administrativa-Financeira pelos fones (34) 3319 3842 / (34)3319-3854 ou ainda pelo e-mail abczsaf@abcz.org.br
Expositores nestas condições deverão entrar em contato com a Superintendência Administrativa-Financeira pelos fones (34) 3319 3842 / (34)3319-3854 ou ainda pelo e-mail abczsaf@abcz.org.br
Será criado o "Banco de DNA das Raças Zebuinas"
O Estado de Minas Gerais liberou recursos financeiros para a criação do Banco de DNA das Raças Zebuínas, pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
A FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) será a executora do projeto, que terá coordenação da SECTES/MG (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), por intermédio do Polo de Excelência em Genética Bovina e será executado em parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
O banco terá capacidade para coletar e armazenar o material genético de 250 mil animais registrados pela ABCZ, de todas as raças zebuínas. O trabalho também visa identificar o DNA das raças zebuínas para o desenvolvimento de novas tecnologias e para melhor conhecimento da genética de cada raça, além do resgate da história genética do zebu.
Fonte: Centro de Inteligência em Genética Bovina
sexta-feira, 18 de março de 2011
A ABCGIL tem pedido de reformulação do Controle Leiteiro acatado pela ABCZ
A ABCGIL foi informada durante reunião realizada no dia 18 de março na sede da ABCZ que suas reivindicações foram atendidas no que se referem a mudança das regras do serviço de controle leiteiro oficial do PMGZ.
Participaram da reunião o superintendente adjunto de melhoramento genético da ABCZ Carlos Henrique Cavallari Machado, a gerente do PMGZ leite Mariana Alencar Pereira, o presidente da ABCGIL Sílvio Queiroz Pinheiro, o coordenador do PNMGL André Rabelo Fernandes e a Supervisora do banco de dados da ABCGIL Ranielly Maciel.
Com as novas regras propostas pela ABCGIL o controle leiteiro do PMGZ se tornará mais prático e acessível aos criadores bem como ganhará em credibilidade dos dados.
André Rabelo Fernandes
quinta-feira, 17 de março de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
Caso Radar: como proceder
Seguem os links com as orientações para regularizar os produtos de Radar dos Poções:
Sergipe inicia Controle Leiteiro da ABCZ para raça Gir
Sergipe está investindo na seleção de animais da raça gir para aumentar a produção de leite do Estado. Entre as medidas adotadas por criadores da região está a participação em provas que identifiquem quais fêmeas do criatório têm melhor produção leiteira. No município de Feira Nova, técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) começaram a aferir a produção do rebanho da Fazenda Santa Izolina. No dia 8 de março, foi feita a primeira pesagem de leite.
A Santa Izolina (foto à dir.), pertencente ao pecuarista Gilberto dos Santos, é o primeiro criatório sergipano a fazer parte do Controle Leiteiro da ABCZ. "Com a participação no Controle Leiteiro, a Santa Izolina passa a dar continuidade ao trabalho de seleção do gir leiteiro, tendo em vista que as suas matrizes já possuem genealogia materna com controles da produção leiteira. O criador faz uso da técnica de FIV na propriedade com os touros top dos sumários. No momento, o projeto é a multiplicação dos animais para a produção de leite de gado gir. Futuramente, a propriedade deve ofertar genética aos sergipanos", explica o técnico do escritório da ABCZ de Sergipe, Denio Leite.
Realizado desde 1986 em todo o Brasil, o Controle Leiteiro integra o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ, que é considerado o maior do gênero no país. As informações coletadas pelos técnicos também são utilizadas nas avaliações do Sumário de Touros, outra ferramenta do PMGZ que permite a identificação de animais geneticamente superiores. Por ano, os técnicos do Controle Leiteiro fazem, em média, mais de 38 mil pesagens em todo o país da produção de quase cinco mil fêmeas zebuínas.
Os criadores de Sergipe interessados em participar do Controle Leiteiro devem entrar em contato com o ETR de Aracajú, localizado no Parque de Exposição João Cleofas, ou por e-mail etraju@abcz.org.br. O telefone de contato é (79) 3241-2686.
segunda-feira, 14 de março de 2011
1º Leilão Gir Leiteiro Bey & Convidados
Já está no ar o site com todas as informações sobre o leilão da marca Bey, acesse clicando aqui
sexta-feira, 4 de março de 2011
Animal em Destaque: Madri da Lapa Vermelha
Madri da Lapa Vermelha - 2.304 kg/108 dias (aberta - 1ª Lactação)
Esta é a mais jovem doadora da Fazenda Lapa Vermelha. É também, a primeira filha de Bey Rajni, touro em teste de progênie. Sua média atual é de 18 Kg/dia, em controle leiteiro oficial.
Sua mãe Cismada, produziu 5.547 Kg/365 dias. Madri reúne em seu pedigree as mais leiteiras linhas de sangue da marca Bey, indo a Prema Rajni POI e a Tacaré ZS.
Sua mãe Cismada, produziu 5.547 Kg/365 dias. Madri reúne em seu pedigree as mais leiteiras linhas de sangue da marca Bey, indo a Prema Rajni POI e a Tacaré ZS.
terça-feira, 1 de março de 2011
Caso Radar: RESOLVIDO
A ABCZ retomará, a partir desta semana, os procedimentos para emissão de RGN e RGD aos produtos filhos de Radar dos Poções (foto).
A concessão dos registros genealógicos foi suspensa em dezembro, quando a ABCZ recebeu denúncias da existência de dois perfis alélicos incompatíveis para o touro.
Na época a ABCZ adquiriu uma dose de sêmen rastreada, proveniente de empresa credenciada junto ao MAPA, e repassou a amostra para devidas providências ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que é responsável pela licença e fiscalização de empresas do setor de imunogenética; e o sêmen foi analisado em laboratório dos Estados Unidos para a determinação do verdadeiro perfil alélico do touro.
Com base nos relatórios e informações recebidos do MAPA, a ABCZ dá continuidade aos processos de registros que ficaram suspensos e também a concessão de documentos definitivos, dentro das normas técnicas do Serviço de Registros Genealógicos e por interesse de cada associado.
Havendo compatibilidade genética, que deve ser comprovada por exames laboratoriais, os produtos de Radar dos Poções receberão os referidos documentos. Não havendo, o criador terá a oportunidade de regulamentar os produtos, desde que seja providenciada pelo interessado a identificação da nova paternidade.
Em condições excepcionais, a ABCZ vai apoiar os associados para regulamentação dos registros, realizando a colheita do material a ser enviado para análise científica.
Assinar:
Postagens (Atom)