Aqui a raça é pura, sem mistura...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ExpoZebu 2011: Tratadores do Concurso Leiteiro beneficiados

Os tratadores das fêmeas que participaram do Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2011, encerrado no dia 6 de maio, foram beneficiados com a produção dos animais. Os 32.267 kg/leite produzidos pelas vacas durante as ordenhas do Concurso Leiteiro foram vendidos para a Copervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande). O montante arrecadado na comercialização foi totalmente revertido para os 42 tratadores responsáveis pelas fêmeas inscritas na prova. O valor repassado foi de R$190 por vaca cuidada.

Os tratadores também foram beneficiados por ações socioeducativas durante a feira. Pela primeira vez, a ABCZ distribuiu a "Cartilha do Tratador", um livreto de 15 páginas contendo informações sobre bem-estar animal, apresentação, manejo, sanidade. Os profissionais ainda foram orientados a respeito das práticas sustentáveis no cuidado com os animais durante a exposição, como: uso racional da água na hora do banho dos bovinos e descarte correto de resíduos. As medições realizadas nos últimos anos constataram que o consumo de água cai de 26 litros por animal em 2009 para 13 litros em 2011.

A ABCZ premiou os tratadores que tiveram melhor desempenho durante a feira. Eles receberam troféu e um prêmio em dinheiro. Houve ainda campeonato de futebol. Na área de saúde, uma parceria com a Prefeitura de Uberaba garantiu atendimento médico, odontológico e corte de cabelo para os 800 tratadores. Além disso, eles receberam preservativos e um kit com colchonete e produtos de higiene pessoal. Em parceria com a empresa Ourofino, a ABCZ realizou um curso de capacitação profissional para os tratadores.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

1º Big Leilão Sêmens Raros


G Leite Assessoria Pecuária, está assessorando o 1° Big Leilão Sêmens Raros, o que promete ser o maior evento já existente neste segmento. Serão mais de 200 touros raros disponíveis no evento, de 5 raças diferentes: Gir, Guzerá, Holandês, Girolando e Nelore.

O comprador ao adquirir os pacotes de Sêmen, irá receber de forma gratuita em todo Brasil qualquer quantidade de pacotes adquiridos. Outro ponto muito importante, é a questão da credibilidade que está muito evidênciada, pois o comprador ao adquirir as doses de Sêmen, poderá realizar teste de fertilidade e também de DNA em laboratório totalmente à sua escolha. Além disto todas estas despesas referentes a este teste correrão totalmente por conta da OF Genética, a promotora do leilão.

OF Genética 

A OF Genética é uma empresa conceituada no mercado de genética bovina, focada no comércio de sêmens raros e embriões, especialmente das raças Zebuínas, mas que também trabalha com taurinos como Holandês e sintéticos como Girolando. A empresa já conta com mais de 15 anos de experiência onde conquistou clientes em todo o território nacional e inclusive mais recentemente no exterior.

O Leilão 

O evento será transmitido dia 21 de Maio às 14 horas, sábado, ao vivo pelo Canal Agromix, que é um canal focado na transmissão de eventos agropecuários e já nasceu com seu sistema 100% digital. Sendo assim para sintoniza-lo pela antena parabólica é necessário ter um receptor digital ou híbrido (analógico e digital). Além disto ele também está disponível em várias cidades, através de TV a Cabo. O Canal Agromix também inovou pois disponibiliza programação específica, para que seus leilões sejam acessados através de dispositivos móveis como Android, Iphone e Smartphones.

Resumo do Evento

Promoção: OF Genética
Transmissão: Agromix
Assessoria: G Leite
Informações: 34 3313-8883 ou acesse nosso formulário

terça-feira, 17 de maio de 2011

Novo célebre Girista

É com grande satisfação e honra que venho anunciar o mais novo Girista do Brasil, trata-se do meu caro amigo André Pinheiro, de Crato-CE. Seu novo criatório terá a marca ALAP (referente às iniciais do criador), com sede na Fazenda Mucuripe, em Várzea Alegre-CE.

André está presente no dia-a-dia do Gir há muito tempo, e vem estudando nossa raça com muito empenho e critério. Agora finalmente se sentiu pronto para adquirir alguns animais e formar a base inicial de seu rebanho.

Então tive a felicidade de poder fornecer esta genética, que venho agora apresentar, sendo 3 matrizes filhas de Tacaré ZS, uma filha de Bey KII 4045, e um filho de Radar dos Poções em Harpa da Lapa Vermelha.

Seguem as fotos:

Ativa da Lapa Vermelha
Filha de Tacaré, segue parida de macho por Rajni da Lapa Vermelha

Heroína da Lapa Vermelha
Filha de Tacaré, segue prenhe por Bey Rajni 4232

Luziada da Lapa Vermelha
Filha de Tacaré, segue prenhe por C.A. Paladino

Pintura da Lapa Vermelha
 Filha de Bey KII 4045

Bey 4641 da Lapa Vermelha
Filho de Harpa, matriz Nº 1 da marca Bey

Para o companheiro, desejo muita sorte e prosperidade, e tenho certeza que será muito feliz em criar esta raça fenomenal. E vale frisar: este é um caminho sem volta...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Túnel do tempo: Aguapé da Favela


 Aguapé da Favela

Importante reprodutor do criatório de Aderbal e Leda Góes. Campeão nacional, produziu excelentes filhas, entre elas Luana e Ivana, doadoras provadas de alto valor.

Touro moderno, que reúne muita raça e produtividade.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aptidão Leiteira tem julgamento encerrado na ExpoZebu

O Grande Campeão da raça da 77ª ExpoZebu é Gabinete da Silvânia, um filho de Dom Te da Silvânia em Ametista da Silvânia, do proprietário Geraldo Antônio de O. Marques, Fazenda Bom Retiro (MG).

A Grande Campeã é Hirsuta F. Mutum, uma filha de Modelo TE de Brasília em Palma F. Mutum, de criação e propriedade de Leo Machado Ferreira, Fazenda Mutum  (GO).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dupla Aptidão tem julgamento encerrado na ExpoZebu

Dupla Aptidão já tem grandes campeões:

Grande Campeã
CHALISCA DOBI
Expositor: JOSE LUIZ JUNQUEIRA BARROS

Grande Campeão
GABAO BI
Expositor: JOSE LUIZ JUNQUEIRA BARROS

O Gir Leiteiro ainda não tem seus grandes, que serão amanhã, dia em que oss trabalhos de julgamentos terminam, por volta das 13 horas. Ao término, também serão entregues premiações para os melhores tratadores. 

Amanhã postaremos os resultados faltantes.

Para conferir as fotos dos campeões acesse: www.expozebu.org.br

Matriz Modelo 2011


A doadora Harpa da Lapa Vermelha, de propriedade e criação de Eduardo e Ricardo Simões, recebeu o título de matriz modelo da raça Gir durante 77ª ExpoZebu, em Uberaba/MG.

Quibanda da Cal bate recorde em torneio leiteiro

Entre 77 vacas concorrendo nas categorias fêmea jovem, vaca jovem e vaca adulta, Quibanda (foto ao lado, com seu proprietário) foi a grande campeã foi Quimbanda Cal, de propriedade de Gabriel Donato de Andrade, tendo produzido em nove ordenhas o total de149,03 kg/leite e média de 49,68, superando em quase 8 quilos de leite os números do ano passado. 

A reservada Grande Campeã foi Jasmim FIV Vila Rica, do criador Dilson Cordeiro Menezes, que obteve produção total de 139,30 e média de 46,43. 

A campeã Melhor Úbere Vaca Adulta foi Udotea Cal, também do criador Gabriel Donato e Melhor Úbere Vaca Jovem foi Afrodite Cal, da pecuarista Marília Furtado de Andrade. Na Categoria Melhor Úbere Fêmea Jovem, venceu Xalana FIV JMMA, de José Mário Miranda Abdo e na categoria Gir Leiteiro LA Vaca Adulta, o prêmio de Melhor Úbere ficou com Dreca da Epamig, do criador Reginaldo José da Silva.

terça-feira, 3 de maio de 2011

77ª ExpoZebu: Programação Gir



PROGRAMAÇÃO DA RAÇA GIR

23 de abril
08h – Entrada de animais procedentes de mais de 700 km – Local: Parque Fernando Costa

28 de abril
07h30 – Entrada dos animais - Local: Parque Fernando Costa
08h – Recepção, Identificação e mensuração dos animais - Local: Parque Fernando Costa

29 de abril
08h – Recepção, identificação e mensuração dos animais - Local: Parque Fernando Costa
20h30 – Leilão Herdeiros do Gir Leiteiro (virtual) – Local: Grelhados Zebu

30 de abril
08h – Recepção, identificação e mensuração dos animais - Local: Parque Fernando Costa
13h – Leilão Estrelas de Deus (gir leiteiro) – Local: Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”
20h – Leilão Gir Leiteiro UNIUBE / Ourofino (virtual) – Local: Estande da Ourofino no Parque Fernando Costa

1º de maio
08h – Recepção, Identificação e mensuração dos animais - Local: Parque Fernando Costa
9h – Início do Shopping MilkCenter - Local: BR 262 Km 828 (sentido Campo Florido) Fazenda Sagrado Coração
13h – 10º Leilão Kubera, Sta. Bárbara e  Mutum (Gir Leiteiro) – Local: Tatersal Leilopec
19h – Encontro dos Tratadores e Apresentadores – Local: Tatersal ABCZ
20h – Leilão Berço da Índia (gir) – Local: Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos

02 de maio
08h – Pesagem dos animais - Local: Parque Fernando Costa
13h - 1º Leilão Elite do Leite Gir Leiteiro – Local: Tatersal ABCZ
20h - 3º Leilão Excelência da Raça - Gir Leiteiro –  Local: Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”

03 de maio
09h – Início do 4º Shopping Zebu Leiteiro UNIUBE e Convidados (gir, guzerá e sindi) – Local: Faz. Esc. Alexandre Barbosa – BR 050 Km 145 – a 26 Km de Uberaba, sentido Uberlândia
10h - Abertura Oficial da 77ª ExpoZebu – Local: Palanque Oficial
13h - Leilão  Gir Leiteiro Puro de Origem – Local: Centro de Eventos RKC
14h - Início do 33º Concurso Leiteiro das Raças Zebuínas - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa
20h - 1º Leilão Seleção Ouro do Gir Leiteiro – Tatersal Leilopec
22h - Concurso Leiteiro (primeira ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa

04 de maio
06h - Concurso Leiteiro (segunda ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa
13h - 2º Leilão Mutum , Sta. Bárbara e Kubera (gir leiteiro) – Tatersal Leilopec
14h - Concurso Leiteiro (terceira ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa
14h – Julgamento gir aptidão leiteira - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa
20h - Leilão Fazenda Figueira - Raridades do Gir Leiteiro – Local: Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”
22h - Concurso Leiteiro (quarta ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa

05 de maio
06h - Concurso Leiteiro (quinta ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa
14h - Concurso Leiteiro (sexta ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa
14h – Julgamento das raças gir dupla aptidão, gir aptidão leiteira - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa
20h - Leilão ProgreGIR   - Local: Tatersal Leilopec
22h - Concurso Leiteiro (sétima ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa

06 de maio
06h - Concurso Leiteiro (oitava ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa
9h - Assembléia Geral Ordinária da ABCGIL - Local: Biblioteca Dora Sivieri da FAZU.
10h - Julgamento Matriz Modelo - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa
14h – Encerramento do 33º Concurso Leiteiro das Raças Zebuínas - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa
14h – Julgamento das raças gir dupla aptidão, gir aptidão leiteira - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa
18h – Premiação das campeãs do 33º Concurso Leiteiro e Lançamento do Sumário de Leite  - Local: Espaço Zebu Leiteiro - Parque Fernando Costa
20h - Leilão 20º Tradição Gir Leiteiro – Local: Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”

07 de maio
9h - 54º Leilão  Gir Leiteiro da EPAMIG – Local: Tatersal Leilopec
9h - Divulgação dos resultados do 19º Grupo de Touros do Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA e divulgação dos resultados da 2ª Prova de Pré-Seleção de Touros para o Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA. Local: Salão Nobre da ABCZ
14h – Julgamento gir dupla aptidão, gir aptidão leiteira - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa
20h – 3º Leilão Confiança Gir Leiteiro - Local: Fazenda Nova Trindade Gir - (BR 050 - direção Uberlândia)
  
08 de maio
07h30 – Julgamento gir aptidão leiteira - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa
14h – Julgamento gir dupla aptidão, gir aptidão leiteira - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa
20h - Leilão Caminho das Índias (gir) – Local: Tatersal ABCZ

09 de maio
07h30 – Julgamento gir aptidão leiteira - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa

10 de maio
17h - Final do 4º Shopping Zebu Leiteiro UNIUBE e Convidados (gir, guzerá e sindi) – Local: Faz. Esc. Alexandre Barbosa – BR 050 Km 145 – a 26 Km de Uberaba, sentido Uberlândia
18h – Final do Shopping MilkCenter - Local: BR 262 Km 828 (sentido Campo Florido) Fazenda Sagrado Coração