Aqui a raça é pura, sem mistura...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Animal em Destaque: Chatada da Lapa Vermelha


Chatada da Lapa Vermelha

Chatada da Lapa Vermelha é filha de Tacaré ZS e está entrando no controle leiteiro oficial da ABCZ. Produz média de 30 kg/dia e é uma das mais leiteiras matrizes Bey.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Giristas em reunião com Eduardo Biagi

Reunião com presidente da ABCZ


Para reiterar apoio às parcerias entre a ABCZ e as associações da raça gir, representantes de entidades estiveram no dia 20/10 em reunião com presidente Eduardo Biagi, da ABCZ. Além do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir (Assogir), José Sab Neto, e do conselheiro da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil) e também diretor da ABCZ, José de Castro, estiveram presentes representantes da Associação Goiana dos Criadores de Gir (Gir Goiás), juntamente com o presidente daquela entidade, Rosimar Silva.

"Viemos apresentar também as ações da Gir Goiás ao presidente da ABCZ, como é o caso do Moet Gir e do nosso Programa de Melhoramento Genético", explica Rosimar. O presidente da Gir Goiás também convidou a ABCZ a apoiar tecnicamente o programa. Eduardo Biagi enfatizou a necessidade de análises técnicas quanto a viabilidade da parceria, mas salientou que a ABCZ está aberta a contribuir sempre em prol do zebu, dentro de parâmetros que atendam às necessidades dos criadores.

Reportagem por Renata Thomazini
Foto por M. Furtado
(www.abcz.org.br)

Animal em Destaque: Cascuda da Lapa Vermelha


Cascuda da Lapa Vermelha

Mais uma filha de Tacaré que vem se destacando pela produção leiteira. Além da exímia caracterização racial, Cascuda produziu 874 kg/38 dias, abrindo sua lactação portanto com média de 23 kg/dia.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A verdadeira face do MST

O vídeo a seguir mostra com riqueza de detalhes a verdadeira face do MST. Este movimento, que não tem nada de social, não passa de um bando de deliquentes imbuídos de dois propósitos: destruir o agronegócio e sugar cada vez mais verbas públicas. Como o Brasil está prestes e escolher um novo presidente, o Blog Gir-PO não poderia ficar indiferente a esse momento de nossa história, mormente quando são mais do que conhecidas as relações da candidata da situação com a quadrilha do MST, cujo presidente declarou sem nenhum pudor que "no governo Dilma vai ser moleza invadir terras". O passado de Dilma Rousseff mostra claramente seu desprezo pela vida, pelo modo capitalista de produção e pelo direito de propriedade, uma vez que, em nome da revolução que tanto defendia, não hesitava em planejar assassinatos e assaltos. Assim, em defesa de um dos principais setores da economia brasileira, o Blog Gir-PO conclama seus leitores a fazerem uma reflexão acerca do futuro do Brasil e do agronegócio. Por fim, postamos o vídeo a seguir para que não paire nenhuma dúvida sobre as verdadeiras intenções do MST:




segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Controle Leiteiro: Novas implementações

Foi ampliada a metodologia de coleta de dados do Controle Leiteiro da ABCZ. A partir de agora serão coletados dados fenotípicos de mensuração linear. Este projeto tem origem em um acordo de cooperação técnica entre ABCZ e ABCGil.

O que muda?

Serão avaliadas 22 características:
  1. Altura de garupa
  2. Altura de ísquio
  3. Perimtero toráxico
  4. Comprimento do corpo
  5. Comprimento de garupa
  6. Largura entre ísquios
  7. Largura entre íleos
  8. Ângulo de garupa
  9. Ângulo de casco
  10. Posição de pernas (vista lateral)
  11. Posição de pernas (vista por trás)
  12. Úbere anterior
  13. Úbere posterior (altura)
  14. Úbere posterior (largura)
  15. Ligamento central de úbere
  16. Profundidade de úbere
  17. Colocação de tetas
  18. Comprimento e diâmentro de tetas
  19. Comprimento de umbigo
  20. Facilidade de ordenha
  21. Temperamento
  22. Qualidade de pigmentação
Todas estas 22 caracterísiticas favorecem a seleção de animais de qualidade produtiva, dentro de um sistema de produção leiteira, lembrando que o volume para produção de leite e as características reprodutivas são igualmente importantes.

Estas características somente serão aplicadas em matrizes de 1ª e 2ª cria, na segunda ou terceira pesagem aferida no controle leiteiro, coincidindo assim com o pico de lactação.

Fonte: Revista ABCZ (outubro)

ABCZ - Nota Técnica

Nota técnica - Radar dos Poções


O Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas (SRGRZ) da Associação Brasileira dos Criadores Zebuínas (ABCZ) comunica a todos os interessados que está suspensa, temporariamente, a concessão de RGN -  Registro de Nascimento aos produtos filhos do reprodutor da Raça Gir de nome Radar dos Poções, RGD A 7368. O motivo da suspensão é que se encontra em verificação pelo MAPA e pela própria ABCZ  divergência existente entre dois perfis alélicos do referido reprodutor entre Laboratórios de Imunogenética credenciados pelo MAPA. Informamos, outrossim, que tão logo seja esclarecida a divergência supracitada, os procedimentos para concessão de RGN serão prontamente restabelecidos, dentro do que determina as regras do SRGRZ.


Uberaba, 15 de outubro de 2010
Superintendência do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Primeira filha de Bey Rajni em controle leiteiro oficial

Bey Rajni 3970
Prema Rajni POI x Bola da Lapa Vermelha

Pariu Madri (foto ao lado), a primeira filha do touro Bey Rajni 3970 na Fazenda Lapa Vermelha, e já está sendo preparada para controle leiteiro oficial da ABCZ em sua 1ª parição. Coincidentemente ao mesmo tempo está a mãe do touro, Bola da Lapa Vermelha, que aos 18 anos caminha para a quarta pesagem oficial, tendo nas anteriores produzido, em regime de 2 ordenhas/dia: 21,4 kg, 21,5 kg e 26,4 kg.

Madri portanto seguirá o caminho da avó. Com tipo leiteiro, boa conformação de úbere, docilidade e muita caracterização racial, dá sinais de que a produção de Bey Rajni (em teste de progênie pela GirGoíás/Embrapa/Assogir) se confirmará para produção de leite.

Animal em Destaque: Safira 3R B Monte

Safira 3R B Monte
Indiano 3R de Uberaba x Nesgada 3R B Monte
.........................
Esta linda matriz é atualmente de propriedade da Agropecuária Santa Bárbara. Tem lactação oficial de 8.176 kg e trabalhou anteriormente na Fazenda Mutum.

Em sua genética predomina a linhagem 3R, indo a Jaguar na linha alta. É ainda neta de Subud Importado.