Aqui a raça é pura, sem mistura...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Leilão de Produção

Acontece amanhã, no restaurante Panela de Pedra, na divisa dos municipios Pedro Leopoldo e Matozinhos, leilão de produção realizado pela Leilominas.
.
Teremos vacas, novilhas e bezerras 1/2 sangue, 3/4 e 7/8 girolando. Também contaremos com novilhas e tourinhos Gir-PO.
.
Entre os vendedores:
.
Fazenda Lapa Vermelha * Agropastoril dos Poções * José Lucio Rezende
.
Haverá um sorteio de um Fiat Uno 0 km para os participantes do leilão!
.
Informações:
.
Local: MG 424 - KM 23 - Matozinhos/P. Leopoldo
Horário: 16:00 hrs
Condição de pagamento: 18 parcelas
Oferta: 300 animais
Contato: Delcio (31) 9635-7889

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Por Alzeir Campanati

Colegas Giristas,
.
Gostaria de apresentar algumas observações à respeito das avaliações da aptidão leiteira de Touros da raça Gir, salientando que são oriundas de um criador e não de um técnico.
.
Portanto, devo pedir licença. Assim, aqui estão:
.
1 - O Teste de Progênie da Embrapa e o Sumário da ABCZ têm uma intersecção bastante significativa : Os Touros avaliados.Boa parte dêles são comuns aos dois projetos,
.
2 - As matrizes, cujas filhas serão utilizadas para avaliação dos referidos Touros, são da raça Gir no Sumário da ABCZ e de raça não referida no Teste da EMBRAPA,
.
3 - De acôrdo com dados do último Sumário da ABCZ, 7.054 vacas filhas de 163 Touros, produziram 11.493 lactações, cuja média importou em 2.715Kg, com desvio padrão de 1.104 Kg (40%),
.
4 - Para os mesmos Touros, os PTAs para produção de leite são geralmente maiores no Sumário da ABCZ, quando comparados com o Teste da Embrapa,
.
5 - Na Revista da ABCZ de abril/2006 foram publicados os resultados parciais da 2a. Prova Brasileira de Produção Leiteira. Nesta prova, realizada pela FAZU com a colaboração da ABCZ, novilhas Gir Leiteiro, representantes dos mais conceituados plantéis nacionais, tiveram um desempenho bastante modesto. A tal ponto, que até o presente não foi realizada a 3a.,
.
6 - Em outubro de 2009 a ABCZ, EMBRAPA, EPAMIG e outros, realizaram o Workshop : Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Persectivas e Desafios. Dentre as conclusões, cito duas.A grande dificuldade em unificar o Sumário da ABCZ com o Teste da Embrapa, além da necessidade de melhorar a alimentação dos bancos de dados da EMBRAPA e adequações no controle leiteiro,
.
7 - No Manual do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas e PMGZ, recentemente editado pela ABCZ, os Touros LA poderão ser utilizados em acasalamentos, desde que sejam participantes de Teste de Progênie para produção de Leite.
.
Interpretando tais observações, algumas conclusões poderiam ser consideradas:
.
1 - Os Touros avaliados possuem desempenho melhor quando suas filhas são o resultado do cruzamento com vacas Gir(PTA's do Sumário ABCZ maiores), porém, quando as filhas dos referidos Touros foram avaliadas na 2a. Prova Brasileira de Produção Leiteira, desencorajaram a continuação da mesma,
.
2 - Um desvio padrão de 1.104Kg associado à uma lactação média de 2.715Kg, é desconsertante. Tal disparidade aliada à composição da população avaliada (7.054 vacas e 163 Touros), transfere a responsabilidade dos PTA's para as vacas.
.
3 - Necessidade de adequações no Controle Leiteiro, além de mudanças na coleta e interpretações de dados, refletem a crença dos participantes no Workshop de que os resultados até então obtidos não refletem com exatidão os números avaliados,
.
4 - Unificar O Teste da EMBRAPA e o Sumário da ABCZ não deveria ser tarefa tão hercúlea, já que avaliam essencialmente fenômenos semelhantes.
.
5 - Touros participantes dos Testes de Progênie para produção leiteira com a prerrogativa de serem LA, fica aguardando uma explicação lógica.
.
Talvez recomeçar seja uma possibilidade. O pessoal de Goiás tem esta oportunidade.
.
Saudações.
.
Alzeir Campanati Antunes

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ERRATA

Caros amigos,
.
Ontem, "felizmente" publiquei uma informação incorreta. E venho corrigir:
.
Clemente da Lapa Vermelha não morreu, ao contrário do que eu anúnciei aqui no Gir-PO ontem. O erro aconteceu devido uma falha de comunicação.
.
Quem morreu foi outra importante matriz do rebanho Bey, Berta da Lapa Vermelha (foto abaixo).
.
.
Agradeço os amigos pelas mensagens de pesares, porém a Clemente ainda nos dará mais alegrias.
.
Aceitem minhas desculpas.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

www.geneticazebu.com.br

Iniciamos 2010 com algumas novidades no Genética Zebu.
.
Foram incluídas as informações das caracteristicas de conformação e manejo dos touros no súmario da ABGGIL/Embrapa. Nesta 1a etapa apenas para os touros com sêmen em central.
.
Em breve alguns touros ainda bastante utilizados e de grande importancia também serão atualizados.
.
Não é mais necessário fazer o cadastro nem entrar com login para acessar o GGIR.
.
Divulguem o www.geneticazebu.com.br para outros giristas.
.
Equipe Genética Zebu

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Túnel do Tempo: Renda

Renda
Fanal x Iara
.
A bela matriz representada na foto acima, da linhagem Eva, é Renda, e deve ser lembrada por ser mãe de um grande touro, Dalat (Grande Campeão da ExpoZebu 1986), por Chave de Ouro Neto.
.
Filha de Fanal (Roteiro) x Iara (Africano) ia ao genearca White por 4 vezes (seus pais eram netos de White tanto na linha baixa quanto na alta).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

1ª Expo. Gir Leiteiro de Campo Grande/MS

Programação:
.
CONCURSO LEITEIRO: 21 a 24/03/2010
JULGAMENTO: 26 e 27/03/2010
ENTRADA DOS ANIMAIS: 17 a 21/03/2010
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 10/03/2010
.
Valor por animal:
.
Até o dia 26/02/2010 – R$ 180,00
Após o dia 26/02 – R$ 200,00
.
As inscrições poderão ser feitas diretamente na ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro):
.
fone: (34) 3331-8400 / fax: (34) 3331-8404
.
O pagamento das inscrições deverá ser feito através de depósito na seguinte conta:
.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 3144
Operação: 013
Conta poupança: 4432-0
Fones: (67) 9906-8098 / (67) 9906-8098

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ABCZ promove encontro técnico em Brasília

"Depois de Belo Horizonte, será a vez de Brasília sediar encontro técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) sobre as novidades no Controle Leiteiro da entidade. O superintendente técnico de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, estará na capital do país na próxima quinta-feira (18/02), onde participa de reunião com técnicos e controladores credenciados para o serviço de Controle Leiteiro na região. O encontro será às 14h na sede da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto e contará ainda com a presença do superintendente Técnico da ACZP, Marcelo Ricardo de Toledo.
.
De acordo com Cavallari, o objetivo da reunião é abordar as alterações nos procedimentos do Controle Leiteiro da ABCZ. "Outro ponto importante que será tratado é o inicio das avaliações morfológicas nas matrizes participantes também do Controle Leiteiro. A coleta das informações sobre morfologia possibilitará a ABCZ, em breve, disponibilizar novas características de avaliações genéticas, incluindo PTAs para características morfológicas", diz o superintendente da ABCZ, que no final de janeiro esteve em Belo Horizonte apresentando essas mudanças para técnicos do escritório da associação na capital mineira." (Larissa Vieira - ABCZ)
.
Nota do Blog:
.
A avaliação de características morfológicas das matrizes será um salto para o PMGZ, com estas informações será possível avaliar as matrizes de forma muito mais eficiente e completa.
.
Exemplo: Uma matriz pode produzir 8.000kg em 365 dias, e ser, na prática menos produtiva que outra que produziu 5.000kg no mesmo período. Se a segunda tiver características que indiquem maior longevidade e produção como: úbere de melhor conformação, mais raso, de melhores tetos, e a mesma for de melhor tipo e saúde, pode vir a produzir ao longo da vida mais leite e mais lucro para o produtor, isto sem contar os intervalos entre partos.
.
Parabéns a ABCZ, mais um grande passo a favor do melhoramento genético.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Animal em Destaque: Airapiara ENA

Arapiara ENA

A "rara matriz" da foto acima é cria do Prof. Edmardo Naves, marca ENA de Uberlândia, criatório referencia na raça Gir-PO, e banco genético das linhagens Krishna e Eva.
.
Filha do touro Jalam Camila, reprodutor oriundo do rebanho de Hélio Ronaldo Lemos, está parida de linda bezerra por K.S.G.C.Prema ENA 475, touro também crioulo de Edmardo.
.
Parabéns ao criador pela bela dupla de fêmeas, gostaria ainda de frisar o potencial para produção de leite que a matriz mostra, apresentando úbere bem colocado, descarnado, de tetos corrigidos e bem espaçados.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Artigo: Por Euclides O. Marques

São José do Rio Preto, 10 de Fevereiro de 2010.


TESTE DE PROGÊNIE NACIONAL COM TOUROS GIR PO EM VACAS PO.


O avanço proporcionado pela Girgoiás com o Teste de Progênie de touros com linhagens alternativas, é de uma importância sem igual para o melhoramento genético da raça Gir, mas como ela já tem o seu regulamento e critério de seleção dos touros, acredito que a Assogir por ser uma Associação Nacional poderia encampar a idéia e formatar um projeto junto à ABCZ e ao MAPA.

A grande dificuldade de se fazer o teste de progênie de um touro, é sem dúvida alguma, o de se obter planteis que participem do teste com suas matrizes, e dar continuidade na recria, e no controle leiteiro das futuras lactações das vacas.

Se os planteis participantes, oferecer vacas Holandesas puras, ou em ordem decrescente, oferecer animais 7/8, 3/4, 5/8 ou 1/2 sangue, a possibilidade de o touro ter filhas produtivas é muito grande, afinal, as mães são produtivas e colaboram com 50% na genética de suas filhas. Aí fica uma pergunta: foi o touro que transmitiu leite às suas filhas ou as mães que são produtivas? Se introduzisse o mesmo material genético em animais da mesma raça, o índice de produtividade seria igual? Podemos afirmar com toda a segurança que o PTA alcançado pelo touro será igual para todas as matrizes em matéria de produtividade de leite?

È por esta e por outras razões, que entendo que o verdadeiro Teste de Progênie para melhoramento genético do Gir leiteiro, tem que ser feito com Touros Gir PO em matrizes também PO, e aí sim, obtermos o resultado da aprovação ou não do touro. Uma vez provado para leite em animais da mesma raça, ninguém tem dúvidas que este touro serviria para se fazer cruzamento com qualquer outra raça de sangue taurino.

Ao longo dos anos, todo criador soube identificar em seus planteis, qual o touro que transmitiu às suas filhas aptidão leiteira, quais os que transmitiram maior caracterização racial, o que introduziu tamanho ou não, enfim, todo criador sabe do potencial de seus touros, do seu temperamento e dos seus defeitos.

Entendo que o criador que tiver um reprodutor vivo em seu plantel, e que comprovadamente transmite às suas filhas aptidão leiteira e que tenham Controle Leiteiro Oficial pela ABCZ, estaria apto a inscrever o animal para Teste de Progênie, desde que se submetesse às seguintes condições:

1 ) Ser avaliado por uma comissão tríplice de jurados da ABCZ quanto às características raciais definidas pelo Regulamento, não se permitindo animais com defeitos que descaracteriza a raça.

2 ) Ser submetido a todos os exames de sanidade, capacidade reprodutiva e fertilidade, bem como apresentar uma morfologia harmônica.

3 ) Ser homologado pelo MAPA.

4 ) Ter filhas em lactação no plantel de origem de no mínimo 10 animais e com controle leiteiro oficial pela ABCZ.

5 ) Submeter as filhas com controle leiteiro aos exames de DNA e tipagem sanguínea.

6 ) Ser portador do Atestado de Reprodutor Provado com Certificado a ser fornecido pela ABCZ.

7 ) Ter sêmen disponibilizado em Centrais somente após apos todos os procedimentos técnicos, sanitários e comerciais necessários à comercialização de Sêmen do Touro.

Não quero ditar normas, polemizar com outros segmentos envolvidos, enfim, penso que se o que deseja é o melhoramento genético de uma raça, qualquer experimento que se deseja fazer tem que ser com animais da mesma espécie e de contemporâneos, mesmo porque, com animais híbridos o resultado fica completamente distorcido e prejudicado.

Fica a sugestão à Assogir, que com o apoio e supervisão da ABCZ/Embrapa na parceira, apresentar este projeto ao MAPA, no sentido de se obter apoio institucional e tornar oficial o Teste de Progênie com animais única e exclusivamente PO, e que se enquadrassem nas exigências do Teste a serem formuladas.

O critério de seleção dos touros poderia ser estendido aos touros em Testes de Progênie da ABCGIl, da Girgoiás, bem como os de outros programas de melhoramento genético em andamento, desde que aprovados pelos técnicos da ABCZ para fazer parte do programa.

Quando o criador e selecionador escolhe um reprodutor para trabalhar em seu plantel, é porque ele estudou a genética do touro e o seu potencial dentro daquilo que deseja, portanto, a base para a introdução de um touro para teste deve ser as próprias filhas já em controle leiteiro.

De que adianta o proprietário colocar um garrote de 18 meses numa Central sem ter nenhuma filha no próprio plantel, e querer que outros criadores utilizem material genético para testar o seu animal? Só porque é filho de pai e mãe famosos? E quando uma Central adquire em leilão um embrião sexado de macho? Um verdadeiro Mercado Futuro de possíveis reprodutores visando uma reserva de mercado. É comum, vermos nos catálogos das Centrais de 8 a 10 touros filhos de uma mesma vaca. Isto não é melhoramento genético, é continuidade genética e a certeza de uma consangüinidade sem precedentes.

Nenhuma outra raça faz melhoramento genético utilizando o cruzamento como base, e sim, o melhoramento da raça em si em primeiro lugar, para depois propiciar ao mercado livre acasalamento com as demais raças.

Como a raça Gir é a que proporciona maior possibilidade de cruzamento com outras raças, principalmente as de sangue taurino, penso que qualquer melhoramento genético que se queira fazer, primeiro tem que ser com a própria raça, e depois a sua tão conhecida Múltipla Aptidão.

O grande objetivo deste programa, seria o de selecionar touros e matrizes com caracterização e pureza racial incontestáveis, garantindo assim, o melhoramento genético e o futuro da raça para as futuras gerações de criadores.


Euclides Osvaldo Marques
Estância do Gir
São José do Rio Preto-SP

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Animal em Destaque: Ameixa da Lapa Vermelha

Ameixa da Lapa Vermelha - 4.074 kg/190 dias (aberto) - 1ª cria
Prema Rajni POI x Clemente da Lapa Vermelha - 6.748 kg
.
Ameixa é filha de Prema Rajni POI (Prema A22 x Rajni III), que vai na linha alta a Krishna 6666 e na baixa a Redino Imp.
.
É filha também de Clemente da Lapa Vermelha, que produziu 6.748 kg em 365 dias, sistema de 2 ordenhas/dia; e além disso é uma das mais importantes doadoras do rebanho Bey, de altíssima caracterização racial.
.
Ameixa é ainda irmã própria do touro Rajni da Lapa Vermelha (Bey 4155), ambos produtos de FIV, ele integra a 5ª Bateria do Teste de Progênie GirGoias/Assogir/Embrapa.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Informações úteis

Selecionar bovinos de elite é uma tarefa nobre e requer muita responsabilidade e dedicação.
.
No passado o criador baseava sua seleção em conhecimentos práticos e suas "provas zootécnicas" acontenciam dentro de suas respectivas propriedades, observando os resultados dos cruzamentos e a evolução da progênie dos reprodutores e matrizes.
.
Hoje, além do "olho" do criador (que continua indispensável no processo de seleção) contamos com a ciência e a tecnologia para melhor avaliar o rebanho, principalmente em parametros que exigem maior precisão nos dados. Dados estes que além de servirem como ferramenta de seleção ainda servem como atestado de produtividade, fator que aumenta significativamente o valor de mercado dos animais.
.
Baseado nesta filosofia, sugiro ao criador que ainda não participa do Programa de Melhoramento Genético de Zebuinos da ABCZ, o PNMG, que se informe a respeito do mesmo e inclua seu rebanho, em pouco tempo os resultados virão, abaixo algumas válidas informações sobre Controle Leiteiro Oficial e Sumário de Avaliação Genética - Leite:
.
MANUAL DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS
.
CONTROLE LEITEIRO - CL
.
Finalidades
.
Esta prova zootécnica tem como finalidade aferir a produção de leite, visando a identificação de indivíduos, famílias e linhagens de aptidão leiteira dentro do rebanho e dentro das raças zebuínas. As informações coletadas também são utilizadas no processamento do Sumário de Touros, o que permite a disseminação de genótipos superiores, seja na forma de animais, sêmen ou embriões.
.
O que comprova a lactação do animal é a emissão do Certificado de Produção, denominado Relatório Individual de Lactação Oficial (RIL), onde constam as informações de genealogia, produção real e ajustada à idade adulta naquela lactação, além do gráfico indicando a produção mensal da lactação. A RIL somente é emitida para animais cuja lactação tenha mais de 4 pesagens oficiais.
.
As matrizes são classificadas como de “Aptidão Leiteira”quando ultrapassam a referência de médias de produção específicas para cada uma das raças zebuínas.
.
Quando a lactação de uma matriz se classifica com aptidão leiteira e essa matriz venha a ter um novo parto com produto viável com intervalo não superior a 426 dias, ela é designada “Lactação
Especial”.
.
A matriz que obtiver três lactações especiais sucessivas, ou em cinco anos alternados, receberá o título de "Reprodutora Emérita".
.
Como iniciar o Controle Leiteiro
.
O criador que desejar iniciar o controle leiteiro em seu rebanho deverá entrar em contato com a ABCZ Sede ou em qualquer uma de suas unidades de atendimento. A ABCZ indicará a melhor forma de execução, que poderá ser feito por um técnico da ABCZ ou técnico credenciado na região.
.
Prazos para pesagens de leite
.
• A primeira pesagem de leite só poderá ser realizada a partir do 6º dia de parição da matriz;
• Criadores iniciantes (primeiro controle na fazenda) poderão realizar controle leiteiro de todas as matrizes que estiverem no máximo com até 75 dias de parida, sendo esse intervalo compreendido entre a data do parto e a data de realização da 1ª pesagem de leite;
• Após o criador dar início ao Controle Leiteiro, todas as matrizes que forem parindo terão no máximo até 45 dias para ingressarem no programa, ou seja, poderão ter um intervalo de 45 dias entre a data do parto e a realização da 1ª pesagem de leite;
• Entre as pesagens mensais, o intervalo poderá variar em no mínimo 15 dias e no máximo 45 dias. Material necessário para execução do Controle Leiteiro;
• Balança tipo romana, relógio ou digital (fornecida pelo controlador), que deverá mantê-la em local visível e seguro, além de aferi-la descontando o peso do balde;
• Baldes;
• Planilhas para anotações das pesagens (fornecias pela ABCZ).
.
Ordenhas
.
Todas as ordenhas deverão ser pesadas, incluindo a esgota. Ao final do período de 24 horas do controle, a maior ordenha é eliminada para obtenção da produção total.
.
Esgota
.
O leite da esgota tem que ser pesado. Ao término da ordenha devese soltar o bezerro para que ele próprio faça o repasse da matriz. No caso do bezerro não estar ao pé, cabe ao controlador certificar-se da esgota total do animal. O horário da esgota deve ser o mesmo da última ordenha a ser realizada, buscando aferir a produção da matriz em um período de exatamente 24h;
.
Exemplo: Esgota = 15h
1ª ordenha = 7h
2ª ordenha = 15h
.
Demais Ordenhas
.
O controlador deverá permanecer durante a esgota e as ordenhas em local que lhe dê total visibilidade dos trabalhos efetuados, pois a sequência de ordenha das vacas deve ser a mesma sequência da esgota;
.
O tempo de cada uma das ordenhas do animal não deve ultrapassar 20 minutos. Neste intervalo de tempo (20 minutos), o bezerro pode ser solto para provocar nova descida do leite, quantas vezes forem necessários.
.
Após efetuar a pesagem do leite, o valor obtido deverá ser anotado na Planilha de Pesagem de Leite (RPL) após conferir se realmente o registro da matriz na perna direita corresponde com o animal citado na planilha.
.
Fica a critério do criador, optar pela execução de 2 ou 3 ordenhas, porém qualquer alteração quanto ao número de ordenhas somente deverá ocorrer até a execução do 4° controle. Aqueles que iniciarem a lactação em 2 ordenhas e após o 4º controle alterar para 3 ordenhas, o valor total produzido em 24 horas será ajustado para 2 ordenhas conforme a fórmula abaixo:
.
Soma das 3 ordenhas x 0,83 = total das 2 ordenhas
.
ATENÇÃO - É de exclusiva responsabilidade do ordenhador ou seu ajudante o manuseio do balde com o leite ordenhado. Caso ocorra algum acidente com o leite antes do mesmo ser pesado, essa informação deverá ser anotada no próprio Relatório de Pesagem de Leite, não sendo permitida a estimativa do valor derramado. O leite que sobrar no balde deverá ser pesado e sua produção anotada no RPL.
.
Análise de gordura e proteína
.
A análise qualitativa de gordura, proteínas e outros sólidos, devem ser realizados por entidades capacitadas e cadastradas no MAPA.
.
Cabe ao criador enviar as amostras aos laboratórios e estes enviar os resultados ao departamento de Controle Leiteiro da ABCZ em documento timbrado e assinado pelo laboratório.
.
Estas informações constarão das RIL – relatório individual de lactação e farão parte das avaliações genéticas dos animais.
.
Relatório de pesagens de leite (RPL)
.
É o documento utilizado para a notação das pesagens de leite das matrizes e nele deverão ser incluídos manualmente o nome, RG (RGN ou RGD) e pesagem das matrizes que tenham iniciado sua lactação naquele controle.
.
Os animais adquiridos e ainda não transferidos para o atual proprietário podem participar do CL normalmente. Eles constarão do RPL, porém com a observação que aguardam a transferência.
.
Essa alternativa apenas permite que não se perca o controle da matriz, mas não permite nenhuma movimentação por parte do criador.
.
Neste relatório, encontra-se também uma página destinada à informação quanto ao tipo de alimento que as matrizes estão recebendo e o Regime Alimentar (RA) ao qual estão submetidas:
.
• RA 1 = animais mantidos a pasto;
• RA 2 = animais mantidos a pasto recebendo suplementação (volumoso e/ou concentrado);
• RA 3 = animal mantido em confinamento;
• RA 4= regime 2 mais substancias galactogênicas;
• RA 5= regime 3 mais substancias galactogênicas.
.
As planilhas auxiliares de Cadastro de Parto e Secagem e Eliminação devem ser utilizadas constantemente, tornando o controle leiteiro ágil e atualizado.
.
A causa da secagem é uma informação fundamental e deve ser indicada obrigatoriamente ao final de cada lactação.
.
Após o preenchimento completo de todos os dados solicitados no RPL, inclusive da data agendada para o próximo controle, o controlador deverá assiná-lo, validando-o e encaminhá-lo à ABCZ no prazo máximo de 7 dias decorrentes da pesagem, para que esta seja cadastrada e uma nova planilha encaminhada a tempo para o controle seguinte;
.
Inspeções técnicas
.
A ABCZ reserva-se o direito de executar, com o intervalo que achar necessário, controles de inspeção em datas previamente estipuladas ou não, onde será avaliada a qualidade do processo como um todo.
.
Como acessar os dados de desempenho do rebanho
.
O criador poderá obter de forma on-line através do site da ABCZ, os dados de desempenho de seu rebanho. Os passos para acessar são:
.
1. acessar o site da ABCZ:
2. acessar o link “COMUNICAÇÕES ELETRÔNICAS
3. digitar o usuário e senha
4. acessar o item “ATESTADOS PMGZ”.
.
Estão disponíveis para consulta e impressão os seguintes documentos:
.
• RIL – Relatório Individual de Lactação
• Desempenho de Gado de Leite (matrizes)
.
MANUAL DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS
.
AVALIAÇÃO GENÉTICA - LEITE
.
O sumário de Touros Zebuínos de Aptidão Leiteira é anualmente publicado pela ABCZ, com base nos arquivos zootécnicos do PMGZ.
.
O que consta no Sumário
.
• Avaliação Genética de Touros;
• PTA para duas características: leite e gordura;
• Acurácia;
• N° de filhas avaliadas;
• N° de fazendas com filhas avaliadas;
• Nome do pai do touro.
Como acessar os dados do Sumário
• De forma on-line através do site da ABCZ: ;
• Sumário impresso.
Metodologia utilizada no Sumário
• As produções de leite analisadas para efeito deste sumário são produções em até 305 dias, sem ajustes, somente de matrizes registradas no SRGRZ.
• Para participação neste sumário é necessário que os touros tenham filhas avaliadas em no mínimo 3 fazendas distintas, onde a acurácia para produção leiteira mínima é de 0,70 e para produção de gordura mínima de 0,60;
.
O que é PTA?
.
PTA (Predicted Transmiting Hability) é a habilidade provável de transmissão, que o animal tem como reprodutor, e indica a metade de seu VG (Valor Genético). O PTA esta relacionado a expectativa de produção leiteira (lactação) média das filhas de determinado animal em relação a produção média das filhas dos demais animais. O PTA tem o mesmo conceito e interpretação que as DEPs, que são mais conhecidas para o gado de corte.
.
Exemplo: Usando o touro A com PTA para leite de +650 kg e o touro B com PTA para leite de +500 kg, esperamos que em média, as filhas do touro A produzam + 150 kg de leite do que a média das filhas do touro B.
.
O PTA é uma expectativa e deve sempre vir acompanhado da AC (Acurácia).
.
AC – acurácia: estima a correlação entre o valor genético estimado de um reprodutor e o valor genético real. Seu valor varia de 0 a 1 e depende do número de informações sobre os parentes do touro. Ela fornece uma medida de risco e deve ser utilizada para definir a intensidade de utilização de um touro em um rebanho.
.
Características apresentadas na forma de PTA
.
• Produção Leiteira (PTAL) - expressa em quilos de leite;
• Gordura do Leite (PTAG) – expressa em percentagem de gordura.
.
Avaliação genética das matrizes e produtos jovens
.
Para as matrizes e animais jovens são informados o VG – Valor Genético e o PTA com a respectiva AC – acurácia, para a característica de produção leiteira.
.
Estes dados de avaliações genéticas do rebanho são atualizados anualmente e ficam disponíveis para consulta on-line no site da ABCZ, através do link das “COMUNICAÇÕES ELETRÔNICAS”, com visualização exclusiva do proprietário.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ExpoZebu 2010

.
Está no ar o site da ExpoZebu 2010: www.expozebu.com.br/2010.
.
"Através do site, é possível fazer as inscrições on-line dos animais que irão participar do evento, além da inscrição de tratadores e a escolha dos jurados que serão responsáveis por conduzir as provas de julgamento das raças gir aptidão leiteira, gir dupla aptidão, guzerá, tabapuã, indubrasil, sindi e brahman".
.
Este ano, o slogan é "Genética Zebu: futuro sustentável".
.
IMPORTANTE:
.
INSTRUÇÕES PARA INDICAÇÃO DE JURADOS:
.
Os nomes constantes da cédula são os dos jurados efetivos que estão aptos a julgar no exercício de 2010.
.
As indicações somente serão aceitas através da lista oficial da ABCZ, colocando-a no envelope menor, que deverá ser lacrado. O envelope do voto (menor) deverá ser colocado dentro do envelope maior, cujo remetente deve ser obrigatoriamente preenchido. O voto deverá ser entregue na ABCZ, juntamente com as inscrições, até o dia 02. 04. 2010.
.
Mais informações:
.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Gironline (revista)

.
Saiu também nova edição da revista Gironline (da Associação Goiana dos Criadores de Gir), segundo o presidente da entidade Rosimar Silva, a revista está a disposição de quem quiser adquirir, por apenas R$ 10,00.
.
Mais informações no Blog GirBrasil: www.girbrasil.blogspot.com

5ª Bateria PNMGG - Teste de Progênie

.
Já temos a composição da bateria de 2010 do Teste de Progênie GirGoiás/Assogir/Embrapa:
.
LISTA DOS TOUROS
.
Gaiolão do Rosa (Gaiolão DC X Marqueza TE – 4.111 kg)
Proprietário: Rosimar Silva – Fazenda Santa Clara – Bela Vista de Goiás
.
Ambarish Fiv R2 (Hong Kong II X Gruta R2 – 4.503 kg)
Proprietários: Heda Machado Borges e Marcelo Palmério – Uberaba (MG)
.
Bizantino Jor (Rudá Jor X Itabira Jor)
Proprietário: Charles Humberto – Fazenda Pontal – Goiatuba (GO)
.
Danúbio Krishna ZMF (Krishneto x Babaca ZS – 5.495 kg)
Proprietário: José Maria Vieira Franco – Itaberaí (GO)
.
Falcon Santa Catarina (Krishna II X Heidey da Favela)
Proprietário: Joel Machado Diniz – Fazenda Santa Catarina - Vazente (MG)
.
Feitiço da Saudade (Kassudi da Lagoa X Brisa da Saudade – 7.843 kg)
Proprietário: Alberto Motta – Chacara da Saudade - Rio Verde (GO)
.
Firde Alecrim DOBI (Alecrim II X Roodhari Dobi – 5.525 kg)
Proprietário: José Luiz Junqueira Barros – Fazenda Café Velho – Valinhos (SP)
.
Rajni da Lapa Vermelha (Prema Rajni X Clemente da LV – 6.748 kg)
Proprietário: Ricardo e Eduardo Simões – Fazenda Lapa Vermelha – Pedro Leopoldo (MG)
.
Repórter ZS (Logo Verde X Guarapuã ZS)
Proprietário: Átila Correia – Fazenda Javi – Bela Vista de Goiás (GO)
.
Tutor TE (Radar dos Poções X Marqueza TE – 4.111 kg)
Proprietário: Onofre Ribeiro e Jaime Mantecón – Estância Jasdan – Paraopeba (MG)
.
Unânio Jor (Ruda Jor X Orgulhosa Jor – 2.828 kg)
Proprietário: Condomínio Jorge Cordeiro – Estância Jorge Cordeiro – Dores do Indaiá (MG)
.
Fotos disponíveis no site da Assogir: http://www.assogir.com.br

Artigo: Por Euclides O. Marques

São José do Rio Preto,27 de Janeiro de 2010.


“Recorde No Encerramento De Inscrições Para Concurso Leiteiro “


Criadores e selecionadores de Gir de todo o Brasil.

Quando abri o Site da ABCZ no dia 25 de janeiro de 2010, deparei-me com a manchete de que as inscrições de animais para o concurso leiteiro havia se esgotado em apenas duas horas num total de 74 animais e 32 criadores.

Como só recebi o Regulamento da 76ª EXPOZEBU postado pela Abcz no dia 26 de janeiro à tarde, com a ficha para inscrição dos animais e o boleto bancário, fiquei me perguntando como que um Regulamento abre as inscrições no dia 25, e sem que os Bancos sequer abrissem as suas Agências Bancarias e as inscrições já estavam esgotadas com 32 criadores .

É evidente que alguém dormiu na porta de acesso da sede da Abcz, e com uma lista já elaborada por alguma associação com os criadores preferenciais, deu entrada e lá estava encerrada as inscrições para qualquer outro criador que tivesse interesse em participar do Concurso Leiteiro.

Alguém dirá, dane-se, o mundo é dos mais espertos, e eu diria que está em jogo é a participação plural de todos os criadores de Gir leiteiro do Brasil, e que muitas vezes investe alto no que há de melhor da raça e se vê impossibilitado de participar com seus animais no concurso.

Entendo que o assunto deve ser discutido pela Diretoria da Abcz para a próxima Expozebu de 2011, excluindo lista prèviamente elaborada e só aceitando inscrições de criador por criador, e se for o caso limitar o número de animais para um somente.

Particularmente, entendo que os Concursos Leiteiros deveriam ser em Exposições específicas e com a participação de todas as raças como é o caso da Expo Leite, Fei Leite e demais Exposições do gênero. A Expozebu de Uberaba deve ser uma exposição das raças zebuínas mostrando o seu melhoramento genético, naquilo que é mais sagrado para a raça, ou seja, a caracterização racial e sua morfologia.

Apenas para exemplificar, em quatro dias de concurso leiteiro com 74 animais produzindo uma media de 40 litros de leite dia teremos um total de 12 mil litros de leite, produção de fazer inveja aos maiores produtores de leite do País. Se o leite fosse vendido para laticínios a R$ 0,60 o litro,teríamos um faturamento de R$ 7200,00 contra R$ 18.500,00 de custo de argolas, mais custo de transporte,alimentação e dos tratadores dos 74 animais.

Daí, chegar à conclusão de que se quisermos universalizar o Gir como opção viável para todos os Países de clima tropical como sendo uma raça viável para produção de leite, temos que pensar na base da pirâmide que são os pequenos e médios produtores rurais de leite, e não no topo dos que pretendem somente produzir genética, mostrar super lactações,mais não exercem ou não pretendem exercer a atividade leiteira.

Tenho grande apreço por todos os criadores de Gir Leiteiro que acreditam na raça e trabalham para o seu melhoramento genético, mas jamais pactuarei com atitudes e práticas que fogem à ética das relações entre pessoas e coisas, sejam elas pessoais, comerciais e institucionais.


Euclides Osvaldo Marques
Estância do Gir
São José do Rio Preto-SP

De volta em definitivo

Caros leitores,
.
O blog esteve carente de publicações durante a semana que passou devido uma viagem do editor que vos escreve, no entanto gostaria de afirmar que daqui em diante pretendo manter o Gir-PO atualizado diariamente e farei o possível para que o conteúdo seja o melhor possível.
.
Aproveito para agradacer os que sentiram falta e as mensagens recebidas.
.
Forte abraço,
.
Rodrigo Simões