Aqui a raça é pura, sem mistura...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Notícia do leite: Clemente e Ameixa

Clemente da Lapa Vermelha
.

Ameixa da Lapa Vermelha

Mãe e filha, Clemente (por Tacaré Zs) e Ameixa (por Prema Rajni POI), estão entre as mais importantes matrizes do criatório Bey.

Ambas em controle leiteiro oficial pela ABCZ, Clemente em final de lactação já produziu mais de 6.500kg de leite, fechará com mais de 7.000, e em sua última pesagem produziu 26,2kg de leite em apenas 2 pesagens diárias.

Já Ameixa, res de 1ª lactação, incia o controle oficial com 16,3kg de leite, e ainda não atingiu seu pico, pois tem apenas 30 dias de parida. Novilha que tem muito potencial, pois é filha de Clemente com Prema Rajni POI, touro positivo com PTA: 111,68kg.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Túnel do Tempo: Matriarcas

.
Nesta sessão, venho publicar foto histórica das grandes matriarcas do Gir Brasileiro, todas importadas da Índia.
.
Da esquerda para a direita temos: LAXMI, KASSUDI II, GEETA, RUPIA e SAKINA.
.
Destas matrizes vieram os grandes touros, que fizeram e ainda fazem história na raça.
.
Todas muito caracterizadas.

Controle leiteiro da Fazenda Café Velho

O criador Bi tem motivos para estar animado com seu trabalho de seleção de gado Gir Leiteiro.
.
Sairam os primeiros resultados do controle leiteiro oficial da ABCZ, que o criador iniciou a cerca de 1 ano.
.
Confira os resultados:
.
Bela Roodhari Dobi (Roopano Dhari X Kamila da 2M), 5.603 Kg, (6.219 kg ajustada)
Boneca Roodhari Dobi (Roopano Dhari X Kely 2M), 5.069 kg, (5.525 kg ajustada)
Canela Dobi (Vaqueiro JO X Marisca da Esmeralda), 5.417 kg, (6.121 kg ajustada)
Catira Dobi (Gênesis Fan X Nobreza JOR), 4.564 kg, (5.294 kg ajustada)
Delicada FAN (Jampur Gamad POI Fan X Ulna Fan), 4.520 kg, (4.836 kg ajustada)
Descida S. Humberto (Álibi S.Humberto X Vertente S. Humberto), 6.137 kg, (8.040 kg ajustada)
Descrita S. Humberto (CA Paladino X Observada S. Humberto), 4.957 kg, (5.602 kg ajustada)
Dama Boiadeira Dobi (K. Sakina Prema I DC X Barreira ZS), 5.007 kg, (6.159 kg ajustada)
Duda MIL (Astronauta X Valentona), 4.204 kg (4.666 kg ajustada)
Enguia Dobi (Cabaré Roodhari Dobi X Brunela Dobi), 5.588 kg, (8.456 kg ajustada)
Gaiteira S. Humberto (Ca Paladino IN X Verdade S. Humberto), 4.469 kg, (6.301 kg ajustada)
Gostosa da LVM (Tacaré X Abusada da LVM), 4.269 kg, (4.269 kg ajustada)
Madeira da Vitrine (Ébano da Vitrini X Índia da Vitrine), 5.246 kg, (5.613 kg ajustada)
Uberlândia SJ (Objetivo X Itabaiana da SJ), 5.543 kg, (6.430 kg ajustada)
.
Parabéns!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Assogir: Oportunidade!

.
O novo website da Assogir está quase pronto, com design moderno, interatividade e muita informação... e estamos disponiblizando espaços para divulgação de criatórios e prestadores de serviços vinculados ao Gir.
.
Temos poucas vagas disponíveis, garanta a sua!
.
Preço: R$500,00 (em 2x de R$250,00)
Periodo: 1 ano de divulgação (com link para website)
.
Também estamos lançando a boutique Assogir, em breve teremos disponíveis para venda: Camisetas (polo e t-shirt), bonés, chapéus e mais... aguardem!
.
Contato:
.
Mariana (Secretária) - (34) 3336-5845

Dupla Aptidão?

Ainda sobre a questão da nomenclatura do Gir Dupla Aptidão, eu aindei refletindo:
.
Pense no último julgamento em pista que você acompanhou; ou melhor, pense no melhor trabalho que já acompanhou de um jurado em uma pista de Gir Dupla Aptidão.
.
Agora responda:
.
O jurado efetivamente julgou ambas as potencialidades do animal? E qual foi o peso de cada uma no resultado?
.
Eu tenho visto por ai, que nem um nem outro... o fator que mais tem influenciado é a caracterização racial, o que é extremamente relevante, em qualquer raça.
.
Mas as qualidades produtivas não podem ser ignoradas. E hoje, quando o jurado analisa estas qualidades (o que tem sido raro), ele normalmente leva em consideração uma ou outra, de acordo com sua preferência por leite ou carne.
.
Dai resulta a falta de uniformidade dos resultados das pistas, mais um motivo pra darmos novo rumo e talvez nome a esta vertente da raça Gir.
.
Pensem nisso...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Artigo por José Augusto Barros

Gir: dupla aptidão?
.
Conhecemos a raça gir, como raça de duplo propósito. Muito bom, sensacional... Os filhos de qualquer touro da raça irá produzir fêmeas muito leiteiras e machos muito carnudos, são os super indivíduos; para completar isso tudo, sem comer ração, só no pasto, mais sensacional ainda.
.
Porque isso não ocorre na prática?
.
Pior, por que ambas as aptidões são questionadas, quanto à “produtividade comercial”?
.
Quando falamos em carne, a primeira lembrança é da raça nelore, “... nunca vamos competir com o nelore..., quando falamos em leite o que vem é o girolando “...Por que não nos preocupamos com o girolando que é adaptado e produz muito mais...”.
.
Seria redundância dizer aqui que o mundo mudou, que o sistema esta globalizado, etc, mas essa realidade precisa chegar até nós, ai fica fácil de entender esse fracasso do duplo propósito em um mesmo animal e nas propriedades produtivas que acham que conseguem lucrar com o leite (medíocre) e com a venda do bezerro guaxo.
.
Se analisarmos, hoje as tecnologias são de fácil acesso com custos totalmente acessíveis, e em contra partida a exigência de qualidade e produtividade estão cada vez mais insuportáveis, digo insuportável, por que com esse sistema globalizado, quem não da conta do que se exige, ta fora, infelizmente, o romantismo e preciosismo, não pagam as contas.
.
O que quero dizer com isso, o sistema de produção com esse profissionalismo, não permite pequena produtividade, exigindo especialização cada vez mais, começando da alimentação, passando pelo manejo e sanidade e é claro chegando até a genética. E é ai que o bicho pega, ou seu animal suporta aquele sistema de produção que é necessário para essa “competição” ou, como já disse, dança. É o tal do custo-benefício.
.
A especialização zootécnica é inevitável, animais, precisam dar conta do recado, e ai nesse caso eu não preciso de um animal que faça um pouco de tudo e sim do animal que faça tudo do pouco.
As aptidões são desafiadas a cada geração, e a cada geração, são especializadas e definidas para que façam esse “tudo do pouco”.
.
Agora a riqueza da raça Gir é exatamente essa, a raça é capaz de escolher, selecionar e obter indivíduos especializados em carne e indivíduos especializados em leite; ou seja, é uma raça de dupla aptidão com indivíduos com aptidões particulares e definidas (ou leite ou carne).
.
Não podemos correr se o risco de eleger os “super heróis”, que supostamente produzam leite e carne. Lembro: onde deve ter um úbere produtivo, não conseguimos encontrar massas musculares evidentes, e obviamente onde encontramos massas musculares evidentes não sobra espaço para um úbere produtivo.
.
Sejamos profissionais, observemos os erros e acertos do passado olhando para frente, não para traz. Não corramos o risco de fazermos o papel do “super pato”, que tem a capacidade de voar, nadar e andar, mas que, voa, nada e anda, muito mal, sem competitividade nenhuma.
.
José Agusto Barros
Médico Veterinário
Jurado Oficial da ABCZ
Conselheiro Técnico da Assogir
Criador de Gir Aptidão Corte e Nelore

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Animal em Destaque: Fichário JR

Fichário JR.
Crioulo do cinquentenário rebanho de José Lúcio Rezende, Fichário é um jovem touro de muito potêncial.
.
Filho de Tacaré ZS, será utilizado em grande escala por seu criador e proprietário que confia no seu potêncial leiteiro. Além disso é um animal de excelente caracterização racial e estrutura física. Perceba a foto tirada a campo, o reporodutor jamais foi tratato.
.
Cobrirá matrizes filhas de touros como Andaka dos Poções, o qual possui progênie de alta qualidade no rebanho JR:
.

Filhas de Andaka da marca JR

Tudo isso e muito mais na Fazenda Santo Antônio, em Mocambeiro/MG.

Túnel do Tempo: Especial

Tarley Vilela e Evaristo de Paula

Zeide Sab e Sérgio Barros

Quebrando a regra, neste edição do quadro Túnel do Tempo, deixamos os touros e matrizes que marcaram época, para trazer estas duas antigas fotos com homens que fizeram história e ainda hoje estão presentes no dia-a-dia de cada Girista.

Já falecidos Zeide Sab, Tarley Vilela e Evaristo de Paula deixam saudades, e entre nós o grande amigo Sérgio Barros ainda conta boas histórias dos ilustres que passaram desta pra melhor.

Recordações

ExpoDores 2009

Rudá JOR
Grande Campeão da Raça
ExpoDores 2009 - Raça Gir-PO
.
Retornei ontem de Dores do Indaiá, lá tive a oportunidade de participar da exposição agropecuária de 2009. O parque estava ocupado por animais das raças Gir, Girolando e Nelore; mas a grande maioria era de animais Gir-PO;
.
Entre os expositores estavam: Condomínio JOR, Homero Morais (Indaiá), Fazenda Lapa Vermelha (Bey), João Guilherme Pitanguy (Eva), Siara Agropecuária, e outros...
.
Com mais de 100 animais Gir-PO no parque, era notório o alto nível racial e produtivo da grande maioria dos exemplares.
.
Destaque para a hospitalidade de Homero Morais, que foi o anfitrião do evento, correspondendo a todas as expectativas dos expositores.
.
De tanta coisa boa, devo infelizmente alertar os amigos leitores, Giristas e interessados nos eventos da raça: o jurado (segundo todos oficial da ABCZ) escalado pro evento, chama-se Guilherme Queiroz de Fabri. Anotem este nome e se mantenham longe de exposições onde o jurado for este individuo. Sua atuação foi no mínimo vergonhosa e desrespeitosa com os presentes. Faltou critério, conhecimento, hombridade e honestidade.
.
Afirmo de forma coesa e sincera o que foi acima citado, no sentido de prevenir nossos leitores.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ivan Ledic na Assogir

Ivan Luz Ledic é o novo diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Gir - Assogir.
.
Ele entra no cargo que anteriormente era ocupado por Paulo Horta, o último deixou a função para trabalhar no Ministério da Ciencia e Tecnologia do governo federal.
.
Ledic que é antigo conhecido dos giristas, tem um vasto currículo na área de melhoramento genético, foi diretor técnico da ABCGil por 16 anos, é pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite e tem inúmeras publicações no setor.
.
Agora na Assogir, tem muito a colaborar; sua principal função será contribuir no Teste de progênie recém nacionalizado pela entidade em parceria com a Embrapa e a GirGoiás.
.
Este teste é de extrema importancia por sua peculiaridade: seu foco é testar linhagens ainda não provadas para leite, mas com alto potencial.
.
Desejo ao novo colega de diretoria sucesso nesta empreitada; boas vindas!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

IV Jasdan: Assista aqui!

44ª Expo. Dores do Indaiá

A 44ª Exposição Agropecuária e Industrial de Dores do Indaiá acontecerá no período de 15 a 19 de Julho para as raças zebuínas.
.
Assim a comissão organizadora contando com sua presença vem antecipar as seguintes informações :
.
* Deverão ser observadas as normas de controle sanitário de animais em exposição como: atestado de brucelose, aftosa , tuberculose.
.
* Será fornecida silagem de milho para os animais durante o evento.
.
* O julgamento ocorrerá no dia 16/07(quinta-feira)
.
Atenciosamente,
.
Sindicato Rural de Dores do Indaiá

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Bons negócios

Aconteceu ontem o 1º Leilão Leste do Gir Mineiro, organizado por Edmilson Coelho, em Governador Valadares, conforme anunciado aqui no Blog Gir-PO.
.
Rosimar Silva, criador de Goiás, liderou condomínio que adquiriu o embrião da matriz Clemente da Lapa Vermelha - 5.497kg de lactação oficial (aberta), acasalada com Radar dos Poções - PTA: 730kg - ABCZ/UNESP. Outros 2 criadores também de Goiás integram o condomínio.
.
Obrigado, está em boas mãos!
.
José Luis Junqueira Barros, o Bi, de Ribeirão Preto, adquiriu a excelente matriz Artéria da Vitrine. Foi uma excelente compra, podemos dizer que pelo potencial da matriz "saiu barato o negócio". Artéria tem lactação de 3.600kg, mas em regime muito simples, em um sistema mais elaborado tem potencial para estourar facilmente os 7.000kg.
.
Parabéns aos dois pelas aquisições!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

1º Leilão Gir do Leste Mineiro: Hoje!

GOVERNADOR VALADARES - MG
.
Promotor: Edmilson Pires Coelho
Assessoria: Muito Leite Assessoria – Dr. Marcos Luiz
Local: Parque de Exposições José Tavares Pereira
Endereço: Rua João Dias Duarte - 1450 - Bairro São Paulo - Gov. Valadares - MG
Raça(s): Gir Leiteiro
Condições: 18 parcelas
Leiloeiro: Adriano Apolinário
Transmissão: Novo Canal - 1100 MHz - Polarização horizontal
.
Alguns Lotes:
.
EMBRIÕES
.
Por Radar dos Poções
Clemente da Lapa Vermelha - 5.497kg (aberta)
Vendedor: Fazenda Lapa Vermelha
.
Por Vale Ouro da Silvania
Dalila TE da Cal - 11.200kg
Vendedor: Hélio Macedo Queiroz
.
ANIMAIS
.
Artéria da Vitrine - 3.600kg
Beduino da SJ x Malicia da Vitrine
Vendedor: Saul Vilela
.
Dakota da Vitrine - 3.750kg
(Americano x Manobra da Vitrine)
Vendedor: Saul Vilela
.
Teca TE da Cinelandia
(Rajkot de Brasilia x Ironia na Cinelandia - 5.381kg)
Vendedor: Lutz Viana
.
Gaita Joviso
(Patrimonio da Silvania x Bancada da Vitrine - 5.124kg)
Vendedor: Reginaldo Vilela
.
Princesa da Bugresa
(Majestade da 2M x Dinamarca)
Vendendor: Maria José Vilela
.
e muitos outros...

40ª ExpoAgro de Governador Valadares

.
Data: de 03 a 12 de Julho de 2009
.
Promotor: União Ruralista Rio Doce
.
Local: Parque de Exposições José Tavares Pereira
.
Endereço: Rua João Dias Duarte - 1450 Bairro São Paulo - Gov. Valadares - MG
.
Raça(s): Gir, Girolando, Nelore, Tabapuã, Guzerá, Guzolando, Brahman, Mangalarga Marchador, Campolina, Quarto de Milha

terça-feira, 7 de julho de 2009

Túnel do Tempo: Jalan da Zebulandia

Zalan da Zebulândia
Krishna Sakina Virbay II DC x Fanian da SC
.
Quebrando a tradição de sempre publicar fotos e recordações de touros Gir do passado, esta edição do Túnel do Tempo, vem a homenagear uma das mais importantes fêmeas leiteiras da história da raça.
.
Filha do extraordinário Virbay II em matriz que vai a Atma Imp., esta excepcional fêmea produzia muito leite e com muita raça. Chegava a criar até 3 bezerros, um exemplo de que raça e pureza racial caminham juntas com a produtividade.
.
Produziu o touro Radar dos Poções - PTA: 730kg ABCZ/Unesp, já falecido e sua dose de semen ultrapassa R$ 15.000,00.

Animal em Destaque: Roterdan Gil

Roterdan Gil
Krishna II x Gina-LF
.
Krishna II é touro POI, filho de Krishna Sakina 6666 x Geeta Imp., ou seja, tem um dos melhores pedigrees da raça.
.
Gina-LF é filha do Cimarron-LF (Salgueiro-R x Safira-Norte-65-J5) e Simony-LF (Imperador-Oswaldo Araujo x Gravatinha-LF -Grande Campeã Uberaba-79)
.
O excelente tourinho Roterdan-GIL está inscrito no teste de progênie para aptidão leiteira da Assogir/GirGoiás/Embrapa e promete, parabéns ao seu criador Gilmar Cordeiro, da Fazenda Iporê-GO.

Leilão GANESHA


Artigo por Euclides Marques

São Jose do Rio Preto , 30 de junho de 2009
.
JUSTA HOMENAGEM AOS PIONEIROS DO ZEBU
.
Em sua 26ª edição, mostra do Museu do Zebu apresentou recordações da história de homens e famílias pioneiras, que contribuíram para a pecuária zebuína brasileira. Dentre as fotos, destaque para os animais que deram origem a diversos plantéis brasileiros, como o touro Gir Chave de Ouro, de propriedade de Rodolfo Machado Borges.
.
Rodolfo Machado Borges, pelo gigantismo do seu trabalho à frente do Zebu Brasileiro, pertence à própria historia do Brasil e até do mundo, pois o gado que ele tanto se dedicou, resultou no “maior patrimônio genético do mundo ocidental.
.
Foi no início da década de 50 , depois da tremenda crise econômica que assolou os fazendeiros do país, que Rodolfo vislumbrou ter atingido o ponto máximo de sua carreira.
.
O animal nascido na ocasião era espetacular. Era a chave que fechava o passado e abria as portas de um radiante futuro. Esse animal por isso iria receber o nome de Chave de Ouro.
.
Em 1956, ano em que Chave de Ouro tornou-se Grande Campeão da ExpoZebu de Uberaba, o grande líder saía desse mundo, deixando um formidável patrimônio genético para posteridade.
.
Não fosse o seguidor Vicente Araújo de Souza e seu filho Vicente Araújo de Souza Junior, entender a importância de reconstituir as linhagens básicas e históricas da Marca ”R”, talvez não tivéssemos hoje, a genética mais premiada de todos os tempos da ExpoZebu de Uberaba.
.
O que se viu a partir do Grande Campeonato de Chave de Ouro em 1956, foi uma seqüência de descendentes Grandes Campeões que vai da segunda à sétima geração, com grande predominância da linhagem “R”.
.
O que o Dr. Rodolfo Machado Borges não imaginava, e talvez nem seus sucessores, é que no ano de 2006, cinquenta anos após o seu falecimento, um Criador que se apresentava pela primeira vez em Uberaba, fizesse o grande campeão da ExpoZebu com o touro Império 1200, descendente daquele que não poderia ter recebido outro nome se não o de Chave de Ouro (Império 1200/Rastinga/Juruá 873/Juruá 8416/Chave de Ouro Neto/ Galeão/Abará/Chave de Ouro).
.
Quando se trabalha com pureza racial utilizando-se de uma linhagem com alta carga Genética, o criador visa selecionar animais que contribua para o melhoramento Genético de uma raça, sempre respeitando o trabalho dos pioneiros que tanto fizeram pelo Zebu no Brasil.
.
Quando se produz animais diferenciados seja de qual raça for, uma coisa é certa, este animal não nasceu com destino,endereço e CEP de um frigorífico, e sim, o das maiores exposições do país.
.
Com relação ao Gir, querer classificar a Raça como sendo de corte, é ignorar a sua multipla aptidão, a sua longevidade, docilidade, rusticidade e produtividade.
.
Daí, concluir que uma vaca Gir fértil, produtiva, dada a sua longevidade, não nasceu para ser sacrificada em um frigorífico, e sim, para ter um enterro digno.
.
Euclides Osvaldo Marques
Estância do Gir
.
Caro Euclides,
.
Obrigado por enviar este interessante artigo.
.
Em relação à proposta de alteração dos julgamentos em pista para Gir Aptidão Corte, substituindo a nomenclatura Gir Dupla Aptidão, acho importante discutir durante o periodo necessário, com o máximo de criadores e técnicos, os possíveis prós e contras.
.
Acho que esta mudança poderia ser favorável no sentido de nortear melhor as seleções e buscar incentivos como verbas para provas zootécnicas. É claro que, animais de alto padrão genético e caracterização racial, continuarão ocupando seus devidos lugares nas baias e piquetes, quando não nos pavilhões de exposições; e nunca um gancho de frigorífico.
.
Mas o mercado poderia abrir os olhos para a segunda aptidão da raça Gir, que é a carne. E isto só viria através dos testes zootécnicos e o fomento das informações obtidas. Poquissimos criadores de Gir atualmente sabem dizer dados importantes sobre seus respectivos rebanhos em relação a informações de ganho de peso; a maioria nem faz ponderal. Outras informações como marmoreio da carne e aproveitamento de carcaça, muito menos.
.
Enfim, é necessário ainda muito debate.
.
Já em relação a marca R, o senhor se enganou ao dizer que Vicente Araujo e Vincente Araujo Jr. foram únicos responsáveis pela manutenção da linhagem. Rivaldo Machado Borges, da marca R2, seguiu a seleção que hoje é tocada por seus herdeiros, principalmente, Luis Fernando Machado Borges. A marca R2 é detentora de inúmeros campeonatos nacionais e hoje vem se especializando na seleção da aptidão leiteira, tendo conquistado em 2009, o Reservado Campeão Touro Jovem.
.
Rodrigo Simões

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Assogir: Reunião de diretores

.
Aconteceu neste último sábado, durante a Megaleite 2009, no Parque de Exposições Fernando Costa, Uberaba/MG, reunião da diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Gir - Assogir.
.
Entre os presentes estavam:
.
José Sab Neto - Presidente
Rodrigo Simões - Diretor Administrativo
Waldyr Barbosa - Diretor Financeiro
Luis Fernando Machado Borges - Diretor Secretário
Rosimar Silva - Dir. de Articulação Institucional
Marcos Brandão - Conselheiro Técnico
.
Tinhamos em pauta vários assuntos de suma importancia para a entidade e seus sócios, e toda a agenda foi cumprida em reunião que durou cerca de 4 horas, entre as 14 e 18 horas.
.
Os resultados serão apresentados em breve, aguardem.

Baby Gir do mês:

Arara BRG
Zapi BRG x Atenta da Lapa Vermelha
.
Linda bezerra, de acentuado tipo e genética leiteira, propriedade e criação da Chácara Beira Rio, em Carmópolis/MG.
.
Representa o resultado de uma mistura entre as linhagens Bey, R e ZS; com forte concentração do sangue de Tacaré ZS, touro de muito leite e raça.
.
Parabéns à família Ricaldoni pelo excelente e criterioso trabalho de seleção da raça Gir.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Megaleite 2009

Está acontecendo neste momento, a Megaleite 2009; o evento começou no dia 29 de junho e segue até o dia 5 de julho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba.
.
A exposição, considerada a Nacional do Gir Leiteiro, está lotando o parque de animais e criadores, e vários leilões também integram o evento.
.
Irei para Uberaba amanhã, e de lá vou atualizar o Blog Gir-PO com as notícias mais interessantes.

Próxima enquete:

Terminamos mais uma enquete muito interessante e importante para a raça.
.
Agora abrimos espaço para uma nova discussão, se você tem algo de interessante a perguntar aos giristas, encaminhe para nós e teremos o prazer de publicar aqui no Blog Gir-PO.

Visita ao criatório JOR

Tive a oportunidade, ontem dia 2 de julho de 2009, de fazer uma visita ao condomínio JOR, que é composto pelos herdeiros de Jorge Cordeiro, um dos mais tradicionais e queridos selecionadores do país.
.
Fui recebido pelos irmãos Gilmar, Luciano e Godofredo em Dores do Indaiá/MG, na Estancia São Jorde, onde conferi os resultados da seleção e o gado de pista, e fiquei admirado pela qualidade racial e produtiva dos animais.
.
Destaque para a produção do jovem reprodutor, Uranio JOR (foto):
.

O touro, filho de Rudá JOR, tem apenas 3 filhas ainda bezerras e todas elas de altíssimo nível, lindas. Parabéns aos criadores!

Exposição de Dores do Indáia

Começa na próxima semana a Exposição Agropecuária de Dores do Indaiá, onde a presença do condomínio JOR está confirmada.

Teremos também a presença de outros renomados criatórios como: Indaiá, Granja do Carlos, EVA, Lapa Vermelha e outros.

Começa dia 13/7 e todos estão convidados.