Aqui a raça é pura, sem mistura...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Animal em Destaque: Essência BRG

Essencia BRG
.
Extraordinária novilha filha de Ganges JOR em 7 Copas AMB ( filha Neta de adonis).
.
Animal de histórico reprodutivo impecável, emprenhou pela primeira vez aos 24 meses e em regime total de pasto, teve o intervalo entre partos de 12 meses exatos, da primeira para segunda cria.
.
Agrega caracterização racial, produtividade e rusticidade.
.
De criação e propriedade da Chácara Beira-Rio (Carmópolis/MG).
.
Na foto aos 24 meses.
.
Contatos:
.
Guilherme: (31) 9676-1567 / guilherme9711@hotmail.com
.
Visite também:
.
wwww.girbrg.blogspot.com

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

As fases do Gir: Por Geraldo Simões

Texto escrito por Geraldo França Simões (in memoriam), em maio de 1987. Este, foi discutido em uma reunião de criadores.
.
Geraldo França Simões
(1908-1996)
.
Criador da marca Bey, iniciou a criação da raça Gir em 1940
.
Faleceu há 13 anos, mas seus herdeiros seguem com a seleção do gado, na Fazenda Lapa Vermelha - Pedro Leopoldo/MG.


"O trabalho realizado pelos criadores que nos antecederam, é muito mais importante do que tudo quanto possamos dizer e discutir nesta, ou noutras reuniões semelhantes.
.
Os primeiro importadores, que foram às Índias, sentiram-se naturalmente confusos diante do número de raças ali existentes e que viam pela primeira vez. Se eles nada entendiam, muito menos os fazendeiros e eventuais compradores que aqui ficaram.
.
Deste modo, sem conhecimentos, sem guias, sem antecedentes a observar, conseguiram baseados apenas na intuição, no bom senso, nos deixar uma herança inestimável em tempo recorde. Preservá-la é nosso dever. Aprimorá-la é a nossa dificuldade.
.
Nesta parte inicial o rebanho Gir brasileiro esteve alicerçado em torno de genearcas, que não guardavam entre si nenhuma semelhança. Estamos nos referindo, como é de consenso geral, aos touros GAIOLÃO, GANDHI, MAXIXE (o melhor representante de Rajá) e BESOURO (igualmente, o melhor representante, também, o melhor filho de Lobisomem). Se estes animais nada tinham em comum, só poderiam, deixar uma descendência heterogênea.
.
Ai está porque a variedade do gosto dos criadores. Grande tem sido o trabalho para harmonizar as principais qualidades de cada linhagem. Assim como é grande a luta para se saber qual a linhagem vencedora no confronto que veio a se estabelecer.
.
Atribui-se ao MAXIXE a primasia incontestável na transmissão do caráter leiteiro, regular caracterização, animais de grande porte, mas deficientes de cupim.
.
Ao touro LOBISOMEM deve-se uma boa morfologia, entretanto, com chifrada hoje considerada obsoleta. Seu descendente principal acreditamos ser TURBANTE, quem mais se salientou em periodo curto, mas de bom resultado financeiro.
.
Os grandes caracterizadores da raça foram sem duvida o GAIOLÃO E O GANDHI; o primeiro deles sempre viveu no estado de São Paulo, a princípio na região de Casa Branca, cobrindo vacas leiteiras. Ali o buscaram giristas de franca que foram os que mais se beneficiaram de seu generoso sangue. À frente deles encontrava-se Nilo Lemos, que estendeu sua influencia na zona mineira limítrofe de São Paulo, através de seus irmãos Pedro, Paulo, Alvim Lemos, que à exceção de Paulo, vivam todos em passos, Sudeste de Minas Gerais. Do cruzamento do Gaiolão com os filhos de Maxixe, resultaram bons produtos de porte e ótima aptidão leiteira. Foram estes animais que o Dr. Epitácio Pessoa Sobrinho, sem dúvida alguma, o precursor da seleção Gir leiteira no Brasil, iniciou seu trabalho pioneiro, hoje com grande número de adeptos.
.
Recentemente, um homem excepcional, Celso Garcia, vencendo obstáculos de toda sorte, emprestou com brilho de sua inteligência, um novo concurso à pecuária brasileira. A primeira festa do Gir, em 1976, contou com a presença de animais descendentes de sua importação, e comprovou sua eficiência. Animais grandes e sobretudo com propensão leiteira e bela conformação de úbere.
.
Devemos agora nos referir ao genearca GANDHI. Pensamos caber a ele maior parcela de sucesso na seleção do Gir brasileiro. Animal de ascendência nobre, esbelta, de elegante postura, pontua até hoje na liderança de animais finos. A sua grande qualidade prolífera torna o cio das vacas muito próximo do parto, tornando pequeno o período de lactação de seus filhos. Acreditamos que este problema seja facilmente resolvido com cruzamentos desejáveis. E mais ainda, seria recomendável que, assim como existem em outras raças, limites de mensuração (altura máxima e mínima), na nossa modesta opinião o mesmo deveria ser adotado na raça Gir, evitando-se deste modo, os exageros nos dois sentidos.
.
Mas a fase áurea do Gir entrou em colapso, advindo o desânimo em muitos criadores, dada a falta de resposta aos pesados investimentos necessários a este trabalho.
.
É o que os concorrentes, favorecidos por fatores diversos, tais como a entrada de animais excepcionais da raça Nelore, notadamente um reprodutor impar, elevaram o modo repentino a seleção desta raça a níveis superiores a qualquer previsão.
.
Passou a ser fundamental para qualquer de financiamento, a escolha de reprodutores dessa raça, numa prioridade normal, dado os sucessos das provas de ganho de peso. Os técnicos recomendaram a sua utilização em massa nos grandes projetos de abertura de pastagens nas novas regiões do Pará, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, etc.
.
Mas veio a reação do Gir, apresentando o binômio carne e leite, hoje interpretado como mais leite do que carne. Os selecionadores do Gir leiteiro procuram melhorar, cada vez mais, a sua produtividade, de vez que o futuro da raça é promissor.
.
Nas suas inigualáveis qualidades de mansidão, longevidade, boa índole e ainda sua melhor capacidade de adaptação a qualquer tipo de pastagem. O seu moderado consumo de alimentos, torna o Gado gir insubstituível para a produção barata de alimentos.
.
Cumpre ainda salientarmos as qualidades essenciais, como o bom aproveitamento da carcaça, a ótima qualidade da carne, a incomparável qualidade para cruzamentos fazendo com que o Girolando seja o responsável pela produção de 2/3 do leite obtido na zona tropical do país. Seria também conveniente acentuarmos o seu futuro para a pequena propriedade, sendo certo que é possível obter-se uma renda razoável com a dupla; leite e carne.
.
Julgamos, porém, que está a vista de todos atentos ao problema que está sendo desvirtuada a seleção do Gir leiteiro, que se apresenta. No momento, com animais de péssima caracterização racial, reduzida estatura, com pelagem suspeita. Assemelham-se mais ao meio sangue Zebu, do que a raça Gir.
.
Este é o nosso pensamento destituído de qualquer interesse particular, sem a menor idéia de querer fazer proselitismo".
.
GERALDO FRANÇA SIMÕES

Fazenda Cocal (ENA): Novo website

.
.
O futuro do Gir está umbilicalmente ligado ao incremento da beleza, da caracterização, da pureza racial, da produção de leite e carne, da fertilidade e dos fatores de precocidade. O Gir é a soma destas características, ou seja, não é apenas uma função unívoca.
.
A seleção da Fazenda Cocal, baseia-se fortemente em alguns animais da raça Gir que vieram da Índia, tais como: Gandi (através de Bey e White), Gaiolão, Krishna e etc. Por conseguinte, a base do rebanho foi formado pelas vacas de origem: R, EVA, ZS, Alecrim e Krishna.
.
Geeta Ena - 3616 Kg/305 dias
Krishna II x Pacata Eva (Jaburu)
.
Dentre todas as qualidades da raça, a marca ENA, vem marcando presença no setor leiteiro comprovação dada como, por exemplo, pelo touro Krishneto ENA, com várias filhas com controle oficial com ótimas lactações; o qual se tivesse participado do teste de progênie, certamente, obteria PTA positivo para o leite.
.
A marca ENA, com certeza, surgiu para contribuir com um grande patrimônio genético que abre os caminhos para muitos criadores de Gir do Brasil e de outros países, ou seja, em âmbito geral, a marca ENA é uma grande preservadora da raça Gir, principalmente, da linhagem Krishna, sempre buscando a melhoria e aperfeiçoamento (no que tange aos critérios citados anteriormente) desta sagrada raça que é o Gir.
.
Meru Ena
(Krishna G. Ghiliri - A212 x Geeta Ena - 3.616/305d)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Assogir: Renovação

Os giristas estão correspondendo; a Assogir tem recebido diariamente várias novas fichas de filiação.
.
Estipulamos uma meta, para na ExpoZebu chegarmos com mais de 100 associados e até o final de 2009, 150 membros.
.
E para incentivar a vinda de novos criadores, a anuidade passa a ser de R$ 300,00, podendo ser paga ainda em 3 parcelas fixas de R$ 100,00.
.
As fichas de filiação podem ser enviadas pelo correio, quem quiser participar basta enviar um e-mail para:
.
rodrigosimoes@lapavermelha.com.br
.
E enviarei as fichas que devem ser preenchidas e endereçadas à sede da Assogir, no seguinte endereço:
.
Associação Brasileira dos Criadores de Gir – Assogir
Pç. Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 – Pq. Fernando Costa
Cep 38022-330 – Uberaba/MG
Tel: 34 3319.3885 - Telefax: 34 3336.5845

Baú do Gir: 1° edição

A matrizes Bey: Canaan, Chilena, Sambaiba e Anabela
(esq. p/ dir.)
.
Cidadela Eva (Sangue de Vate e White)
Campeã em Anápolis e Goiania (1963)
.
33º Expo. Uberaba - Lote de matrizes de Geraldo Simões (Bey)
.
Krishna Virbay e Roopano ainda garrotes
.
Roopano, Bagalio e Pushpano Krishnarani
.
Aguardem: Amanhã, 2º edição!

Morreu MISS DA LAPA VERMELHA

Miss da Lapa Vermelha
Krishna II x Arizona da Lapa Vermelha
.
É com pesar que venho anúnciar o falecimento da novilha Miss.
.
Ela que brilhou por onde passou, deixará saudades... em todas exposições que participou se sagrou campeã, entre elas; ExpoZebu (Uberaba), Camaru (Uberlandia), SuperAgro (BH).
.
Miss foi vítima de um raio e morreu neste fim de semana.
.Na foto acima, recebo das mãos de João M. Prata Jr., a premiação de Miss pelo campeonato da ExpoZebu 2008

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nova Fase: Gir Leo

Leonardo Rodrigues é criador de Gir em Goiás, e nos conta dos rumos tomados em sua seleção e sua historia nesta maravilhosa raça:
.
“Após adquirir animais da raça gir leiteiro e permanecer com os mesmos por cerca de um ano pude perceber a diferença quanto ao leite não supera os itens perdidos com padrão racial e sua dupla aptidão.
.
Decidido realmente em levar um novo projeto a frente onde tem o foco principal no Gir dentro dos padrões da raça e com muito leite, me coloquei a compra de animais selecionados, tentando buscar ao mesmo tempo uma ampla variabilidade genética, animais de criadores reconhecidamente com gado leiteiro e representativos, e animais que em seu fenótipo apresentassem leite e raça.
.
Nessa nova busca comprei animais dos criatórios de José Sab Neto da marca Zs, do qual o maior número foi adquirido, inclusive o novo padreador da fazenda, Zeus ZS (Autentico Eva x Dádiva ZS); Sr Wangey Leão por meio do criador Antonio Motta Jr (Mottinha) de onde veio a excepcional fêmea Nagóia; José Eduardo Mello - Décima ZS; José L.J. Barros (BI) - Norma JOR; Cláudio Oliveira da qual grande parte do gado é advindo , sendo lembrado os animais Helena e Indonésia; meu saudoso padrinho Fábio André , de onde veio Fator Fan atual padreador do gado, Babosa Fan matriz destaque e a promessa Níbia Fan (filha da excepcional Muchila), animal que me foi presenteado, dentre os demais animais que foram comprados pra adicionar uma base genética mais ampla.
. Bezerra filha de FATOR FAN, do time de pista da marca Leo
.
Como sempre, tive a linhagem alecrim como viga mestre de seleção por apresentar leite e raça com grande evidencia, tendo sido tal linhagem produzida por Walter de Melo e expandida por vários criadores. As demais linhagens estão presentes, com o intuito de gerar heterose e fugir de endogamias que podem gerar inconvenientes, e adicionar os pontos positivos que todas apresentam.
.
A estruturação da fazenda esta sendo feita no intuito de estabelecer o nosso controle leiteiro que irá ser iniciado ainda esse ano, prover animais para representação da marca, estando a cocheira em inicio de projeto e iniciando também os trabalho com TE e FIV, que acredito ser o grande trunfo da pecuária moderna por termos a possibilidade de gerar um maior número de animais da nossas melhores matrizes e reprodutores.
.
Adequada as novas diretrizes do mercado e a paixão que temos pela raça desejamos fazer parte desse novo grupo de criadores desejam mostrar as varias capacidades produtivas do nosso gir moderno.”
.
Contatos:
.
Tel: 62-91239450 / 64-81322575
www.girleo.blogspot.com
Venda permanente de reprodutores(as) e sêmen

Gir Padrão ganha mais um criador


O mais novo criador de Gir Padrão é Delmo Mamede, de Itaúna Minas Gerais.
.
O novo girista nos informa que adquiriu algumas doadoras e vem coletando embriões, acreditando no futuro do verdadeiro Gir.

Seu pensamento é seguir na linha do raçador Escocês OD, assim como fizeram vários criadores bem sucedidos no universo do Gir puro.

Delmo nos manda foto (acima) de uma de suas vacas, filha de Escocês.
.
Contato: mamede_19@hotmail.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Animal em destaque: Daro Dc


Daro DC é pertencente a bateria de touros da abs pec plan com sêmen a venda.

Traz em seu pedigree touros importantes como Jampur (Krishna), Patamar (Eva) e Seresteiro (R).

Daro tem uma brilhante passagem em pista trazendo o titulo máximo em seu currículo: Grande Campeão Nacional Expozebu.

Touro utilizado em vários planteis do Brasil como: Fazenda Aprazível (DPJ), Chácara Beira Rio(BRG), Fazenda do Curtume (ENI), Fazenda Santo Antônio (EVAA).

Assogir: Uma nova oportunidade

Waldir Barbosa (esq.) e Zé Neto anunciam
renúncia de Carrião
.
Pouco se podia prever desta Assembléia na tarde de sábado passado. Os giristas apreensivos aguardavam o desfecho final, ou não, desta "novela" que acompanhamos sobre a permanencia do então grupo de Leda Góes e Carrião a frente da entidade.
.
Em seu discurso Carrião relatou que não pretendia sair da Assogir, disse que se orgulha do trabalho realizado durante esses anos, e que se sente traido pelos colegas, mas que é um homem da democracia e se a vontade da maioria fosse por sua saida ele não seria resistente.
.
E foi o que aconteceu. Carrião, após pressão dos presentes e a renúncia formal de Leda Góes, diretora financeira e Beatriz Conceição Cançado Cardoso, diretora de eventos, redigiu sua carta de renúncia (foto abaixo) e partiu sem se manifestar.
.
Como Paulo Horta já havia se afastado do cargo de vice-presidente, Waldyr Barbosa de Oliveira Júnior assumiu a presidência interina da Assogir, e conduzirá o processo transitório com os auxiliares Jose Sab Neto, Luis Fernando Borges e Rodrigo Simões, até que assuma nova diretoria.
.
Nova diretoria:
.
Já foi marcada, para o dia 7 de março de 2009, às 14 horas, no auditório da ABCZ, em Uberaba, nova Assembléia Extraordinária para eleição de nova diretoria, que por sua vez, será empossada no mesmo dia para o cumprimento imediato de seu mandato.
.
Sócios:
.
Após a renúncia dos ex-diretores, vários giristas apresentaram as fichas de filiação que foram imediatamente aceitas pelo presidente interino Waldir Barbosa, que ainda cortou os preços das anuidades, passando para R$ 300 reais/ano, podendo ser pagas em 3 parcelas fixas.
.
Estatuto:
.
Além do corte nas anuidades, outras mudanças estatutárias foram aprovadas pela assembléia, entre elas temos:
.
- Fim de prazo de filiação para votar e ser votado;
- Aumenta da quantidade de cargos na diretoria de nove para 20, no conselho técnico de 3 para 6 membros efetivos e igual quantidade de suplentes e no conselho fiscal de 3 para 5 membros efetivos e a mesma quantidade de suplentes.
.
Desafio:
.
Agora temos um enorme desafio; recuperar uma entidade quase morta, com uma obrigação enorme aos criadores que irão participar deste processo de renovação. A nova diretoria deve concentrar pessoas de boa indole, dispostas a trabalhar pela raça e competentes.
.
Mas nada disso adiantará se não tivermos o apoio incondicional dos giristas.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Lembrem-se:

Acontece no próximo sábado, dia 24 de janeiro, a partir das 14:00 horas, a Assembléia Geral Extraordinária da Assogir, convocada pelo presidente Luiz Humberto Carrião após pedido formal da diretora Leda Góes, respresentante de 1/5 dos associados .
.
O principal assunto em pauta será a situação do presidente em relação a sua possível renúncia, assim como os outros diretores.
.
A assembléia será realizada na sala de reuniões da Assogir, no seguinte endereço:
.
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Uberaba/MG
.
É importante a presença dos giristas.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Na prática a tecnologia é outra

São Jose do Rio Preto, 21 de Janeiro de 2009,
.
Quando utilizamos as técnicas de IA, TE, FIV e CLONES, fazemos uso da mais alta tecnologia em reprodução bovina, porém, uma coisa é certa: “Quem define as doadoras e os reprodutores a serem utilizados são os criadores, ou seja, o olho do Dono”.
.
Se for consenso entre geneticistas e biólogos que há uma grande dificuldade em definir o que é uma “Raça Pura”, é importante reconhecermos o conhecimento dos pioneiros que introduziram a Raça no Brasil.
.
Em reportagem recente na Revista ABCZ de novembro / dezembro de 2008, o Dr. Luiz Antonio Josahkian escreveu excelente matéria sobre “Tecnologias e olho: juntos é melhor”, onde enfatiza entre vários temas, que não temos conhecimento suficiente para entender todos os mecanismos biológicos complexos pelos quais os animais passam para nascer, crescer e se multiplicar.
.
Por fim ele conclui: Não existe ainda tecnologia capaz de substituir a percepção humana e a capacidade do raciocínio abstrato.
.
Eu diria que não se trata apenas de um simples pensamento técnico, mas sim, de um ser humano que se rende aos desígnios da natureza e do seu criador, com muita humildade e sabedoria.
.
Escrevo o presente texto, por discordar do nosso mestre Dr. Ivan Luz Ledic, quando descreve sobre a Raça Pura do Gir.
.
Primeiro, por classificar os criadores que souberam preservar a Raça, diga-se de passagem quase extinta, de “Puristas”, dando ênfase somente a animais de beleza estética refinada, em detrimento de características produtivas.
.
Talvez, por trabalhar tantos anos na área de produção e melhoramento das matrizes leiteiras, esqueceu-se de que alguém selecionava animais com caracterização racial, docilidade, rusticidade, aptidão leiteira e porte.
.
Classificar o criador como purista, apenas pelo fato de valorizar os chifres e seu formato, que só servem para confeccionar artefatos ou medicamentos após o abate dos animais é ignorar a múltipla aptidão da Raça, e a sua longevidade.
.
Quanto a parte de sanidade dos animais bem como as dificuldades de manejo, o verdadeiro Girista sabe como lidar.
.
Por fim, repudio como criador de Gir, qualquer insinuação no que diz respeito a criticar e denegrir, sem qualquer respaldo da ciência, o trabalho revolucionário que “os verdadeiros pecuaristas” estão executando com animais da mesma raça.
.
Não queremos mostrar para que viemos, pois estamos na raça desde as primeiras importações , sem aderir a modismos, e sim, ao Regulamento da ABCZ, que é a fiel depositária da Genética do Zebu no Brasil.
.
Euclides Osvaldo Marques
Estância do Gir
.
Fone: (17)3234-8730
Cel: (17) 9144-4579
.
Email:

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Túnel do Tempo: "Kassudi da Lagoa"

Krishna Sakina Kassudi-II DC (A 258)
.
Conhecido por todos como Kassudi da Lagoa, era filho de Krishna Sakina em Kassudi-II importada.
.
De proprieda de Silvio Lara campos, é considerado o melhor dos Kassudi, era pai de Lord.347 e várias filhas importantes.
.
Campeão em São Paulo (1968).

Embrapa Gado de Leite capta 2,6 milhões de reais para pesquisas





Com relação à captação de recursos para a realização de pesquisas, o balanço da Embrapa Gado de Leite em 2008 foi bastante favorável. De julho a dezembro, foram aprovados pelas instituições de fomento 16 projetos. Isso representa um êxito de 55% de aprovação de projetos encaminhados pelos pesquisadores e analistas da instituição.
.
Os recursos somam mais de 2,6 milhões de reais, que já estão sendo investidos na busca de respostas para questões importantes da bovinocultura de leite. Para o secretário executivo do Comitê Técnico Interno da Embrapa Gado de Leite, Marco Antônio Machado, a instituição soube aproveitar bem as oportunidades oferecidas nos diversos editais das instituições de apoio à pesquisa, além dos Macroprogramas da Embrapa.
.
Os resultados são ainda mais positivos em face da conjuntura mundial. “A expectativa é que as instituições de fomento tenham menos dinheiro este ano devido à instabilidade financeira global”, diz Machado. “Em momentos de crise, a pesquisa científica é uma das que mais sofre com os cortes de verbas”, avalia.
.
Os projetos aprovados pela Embrapa Gado de Leite darão fôlego à instituição para trabalhar neste momento de instabilidade econômica. Há projetos de grande envergadura, como o que trata da criação de um Centro de Monitoramento e Vigilância da Resistência Antimicrobiana em Bactérias Patogênicas para o Gado de Leite, que captou R$ 879.107,52.
.
Esse projeto trata da estruturação de um programa de monitoramento e estudo da resistência aos antimicrobianos de bactérias causadoras da mastite bovina. Será criado um Centro Colaborador em Defesa Agropecuária (CDA), localizado na Embrapa Gado de Leite, que será estratégico para contribuir em caso de implementação de possíveis barreiras não-tarifárias relacionadas a genes de resistência a antibióticos.
.
Segundo a líder do projeto, Maria Aparecida V. P. Brito, serão estabelecidas parcerias com sete unidades laboratoriais localizadas em seis estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “No futuro essa representação poderá ser ampliada para outras regiões”, diz Brito. Vários países do mundo possuem centros como esse. No Brasil, ele será pioneiro e poderá servir de modelo para o monitoramento da resistência antimicrobiana de bactérias de animais.
.
Rede de Laboratórios - Os recursos aprovados para as pesquisas são originados do CNPq e Fapemig, além dos Macroprogramas da Embrapa. Outros recursos de grande vulto vieram da Finep e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Serão destinados 12 milhões de reais para ampliar os serviços prestados pela Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade do Leite (RBQL).Parte do dinheiro já está disponível e será utilizada para a aquisição de uma segunda linha de analisadores eletrônicos.
.
A RBQL foi criada para dar suporte à Instrução Normativa 51, do Mapa. A Rede conta com oito laboratórios distribuídos em todas as Regiões do Brasil. O Laboratório de Qualidade do Leite, Localizado na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora-MG, analisa cerca de 40 mil amostras por mês. O pesquisador Guilherme Nunes diz que a aquisição de uma nova linha de analisadores, além de dobrar a capacidade de análises, irá dar maior qualidade ao serviço.
.
Duarte Vilela, chefe geral da Embrapa Gado de Leite, diz que “com esses recursos, iremos modernizar a infra-estrutura dos laboratórios e apoiar melhor o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite”. A RBQL processa a análise de cerca de 500 mil rebanhos por mês. Duplicar esse número significa ter a capacidade de atender a toda pecuária de leite nacional.
.
Rubens Neiva Jornalista – Embrapa Gado de Leite
Tel: (32) 3249-4712 / (32) 9103-8722

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Animal em destaque: Lago Verde ZS


Lago Verde ZS é atualmente reprodutor de repasse na seleção de José Sab neto, filho de Zeid Sab da famosa marca ZS.
.
Traz em seu sangue a linhagem Krishna, reconhecida por aliar beleza, leite e fertilidade.
.
A produção de Lago Verde já pode ser vista em outras fazendas, com bezerras e tourinhos de destaque.

Criatório Estancia do Gir

.
É com prazer que anunciamos o novo endereço virtual deste criatório de alta qualidade:
.
.
De propriedade do amigo girista Euclides Marques, de São José do Rio Preto/SP, abaixo um pouco de sua história:
.
A Estância do Gir através da Marca TIDE, teve início em Fevereiro de 2005, com a aquisição de todo o Plantel do Sr. Waldomiro Carletto, selecionador muito premiado da Raça desde o início dos anos 70.
.
Trabalhou basicamente com a linhagem “R”, tendo como base atualmente o touro Império 1200 Grande Campeão da Expozebu 2006 em Uberaba, neto do Império B 3728 Bi Grande Campeão da Expozebu nos anos de 1991 e 1992, que era filho de Jaó R7, considerado o touro mais alto do Brasil na época. Na outra linhagem, trabalhou com touros oriundos do Chave de Ouro Neto, Juruá A 8416, pai do Juruá B 6468.
.
Sem dúvida, um dos plantéis mais apurados na Linhagem “R” dentro da Raça Gir na atualiadade. O resultado desta seleção, produziu animais com muita caracterização racial, extrema docilidade, aptidão leiteira e grande porte.
.
O trabalho de seleção continua com muito critério e dedicação , acrescentando ao objetivo, mais uma etapa que é o de agregar leite num regime de boas pastagens e economicamente viável, sem jamais abandonar a seleção da Pureza da Raça.
.
Fone:(17)3234-8730 Cel:(17) 9144-4579 Email:estanciadogir@gmail.com
.
Império 1200
Grande Campeão
ExpoZebu 2006



Rastinga
Campeã Vaca Senior
ExpoZebu 2007

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ABCZ e CTZL promovem cursos para produtores

Parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e CTZL será ainda mais estreita em 2009.
.
Pequenos e médios produtores rurais poderão aperfeiçoar técnicas de manejo do rebanho leiteiro em cursos que serão promovidos por meio de parceria entre as entidades.
.
No dia 27 de novembro (2008), o superintendente-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, e o criador Paulo Horta participaram de reunião com o diretor técnico da Associação dos Criadores de Zebu da Paraíba (ACZP), Marcelo Ricardo de Toledo, e com o pesquisador do Centro Técnico de Zebu Leiteiro (CTZL), Moacir Saueressig, para tratar dos detalhes da realização desses cursos de aperfeiçoamento.
.
O CTZL proporcionará a infra-estrutura para promoção dos cursos.
.
"Nosso objetivo é dar aos pequenos e médios produtores condições para que possam lidar com o rebanho leiteiro de forma mais lucrativa, zelando pela salubridade dos animais e dos produtos", explica Moacir.
.
De acordo com Carlos Cavallari, a ABCZ criou vários mecanismos para garantir maior eficiência produtiva aos pequenos e médios pecuaristas.
.
"Eles são maioria no Brasil. É preciso dar-lhes técnica e estrutura para que possam trabalhar e otimizar seu empreendimento" afirma.
.
Carlos Cavallari lembra de um projeto recente da ABCZ que ganhou o Brasil, o Pró-Genética, no qual tourinhos de alto valor genético são disponibilizados em feiras, com excelentes condições de pagamento, justamente para democratizar o uso da genética bovina e garantir o melhoramento dos rebanhos e analisa o novo projeto.
.
"Com essa nova empreitada, a ABCZ pretende, também, viabilizar aos produtores o acesso ao manejo eficiente", finaliza Carlos Cavallari.

Nova geração de touros BEY

Amigos,
.
Tirei algumas fotos da nova geração de touros provenientes do criatório Bey - Lapa Vermelha:
.

Por KRISHNA II

Por PREMA RAJNI

Por KRISNETO

Por CHAMBRE ZS

Por IUCATÃ II
.
Todos os animais foram fotografados no dia 10/1/2008, todos em regime integral de pasto.
.
Espero que gostem, abraços.
.
Se você tem um touro, vaca, bezerra, ou mesmo uma progênie de destaque, fotografe e envie para nós que teremos o prazer de publicar no Blog Gir-PO.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Assogir: Filie-se

Está marcada a assembléia extraordinária da Assogir, como anunciado por nós anteriormente, dia 24 deste mês finalmente teremos um desfecho.
.
É muito importante a presença de todos os interessados no evento, os giristas podem e devem participar.
.
E não para por ai, é essencial nos filiarmos também, hoje temos pouquíssimos sócios e se quisermos realmente uma associação com poder de atuação precisamos que ela tenha receita e representatividade.
.
Quem quiser ter acesso a ficha de filiação favor enviar e-mail para:
.
.
E terei o prazer de envia-lo o arquivo digital, que após preenchido deve ser endereçado a Assogir.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Uberaba dia 24/1, todos pelo Gir!

José Sab Neto, um dos mobilizadores do movimento pela renovação da Assogir chamou antenção para o momento, pois é agora; e que os giristas se mobilizem e compareçam à Assembléia marcada para o próximo dia 24, em Uberaba/MG às 14.00hrs na sede da Assogir.
.
Assim poderemos legitimar algo que será o alicerce para a retomada da hegemonia do Gir, sem uma associação atuante estamos isolados e muitas oportunidades passam em branco.
.
Presentes e unidos conquistaremos nosso espaço de volta, contamos com todos.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Túnel do Tempo: Krishna Sakina Virbay-II

Krishna Sakina Virbay II - 6566
(Krishna Sakina x Virbay III)
.
Sua mãe era filha de Krishna Imp. com Virbay Imp., este é o famoso VIRBAY, o mais leiteiro, o melhor de tipo e produção.
.
É avô do tri-campeão Brasil e de Sadhu dos Poções.
.
Foi utilizado por Torres Homem e pela Calciolandia.
.
Classificado em 11° lugar no Sumário de 1991.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Animal em Destaque: Urutaí da SJ

Urutaí da SJ
.
Matriz de propriedade de José Luiz Junqueira Barros, o Bi, da Fazenda Café Velho.
.
Filha do touro Jaipur da SJ na matriz Ilhabela da SJ.
.
Essa encantadora exemplar Gir soma todas as qualidades que a raça proporciona.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Importação: Solução pra que?

Não é de hoje de ouvimos falar da importação de Gir da Índia como um possível alternativa de “sangue novo” para o gado Brasileiro.

Até hoje eu não consegui entender qual seria o verdadeiro motivo disso, quem conhece o rebanho nacional sabe muito bem que não faltam “novas opções” por ai... e boas opções.

Mas muitos se recusam a usar estas opções com medo de abrir mão desse mercado que hoje é dominado por poucos...

E uma maneira que acharam para diminuir o gado Gir puro foi dizer que os touros não são provados, uma saída maliciosa e de certo modo inteligente dos que hoje detém o mercado e tem medo de perder pois a verdade vem aparecendo a cada dia que passa.

Hora, os touros que possivelmente virão da Índia também não são “provados”, seria mesmo uma excelente opção? Ou apenas uma jogada de marketing?

O pecuarista Jonas Barcelos é muito respeitado no Nelore, um dos maiores, e entende muito bem de como dominar mercado. Ele é de um selecionado time de criadores que conseguem vender por valores astronômicos, ele e mais uns 3 ou 4... só.

O leilão das Américas, que aconteceu recentemente com pompas de evento nelorista, foi o primeiro passo para a formação de um “cartel” semelhante ao do Nelore. Foram lotes vendidos e comprados basicamente pelos mesmos criadores, salvo exceções.

A situação do Gir no Brasil está em uma constante transformação, e apesar de termos uma vertente dominante, alguns trabalhos paralelos bem direcionados começarão a mostrar resultados e em breve os argumentos contrários a raça pura e produtiva irão se acabar.

Espere e verás.

Expointer 2009

2009 começa bem para os giristas...

A tão esperada assembléia está convocada!