Aqui a raça é pura, sem mistura...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

São nosso votos, que 2009 seja um ano de ínumeras realizações.
.
Entraremos em recesso hoje, retornando as atividades no dia 2/1/2009.
.
Um abraço a todos.
.
Rodrigo, Guilherme e André.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O leite da Raça

Conciliar caracterização racial e desempenho produtivo é um desafio para nós giristas originais.
.
E alguns criatórios vêm desenvolvendo um trabalho criterioso de seleção RAÇA+LEITE.
.
A Fazenda Lapa Vermelha, marca BEY é um exemplo. Aderiu o controle oficial de pesagem de leite da ABCZ e os resultados tem sido animadores, com 8 reses sendo testadas e outras que em breve irão integrar este time.
.
A primeira pesagem aconteceu no dia 16/9/2008, de lá pra cá foram 4. Das reses em teste algumas vêm chamando atenção, como é o caso da matriz Cilada (fotos).
.
Filha do espetacular Tacaré ZS, inciou sua pesagem no dia 16/10, portanto com apenas 3 medições, ai vão seu números:
.
1º - 17,50kg
2° - 20,70kg
3° - 17,00kg
Média - 18,40kg
.
Ao lado de sua irmãs Clemente, uma das melhores matrizes do plantel que está na 4° pesagem com média de 18,30kg, e Datada com 19,03kg, provam o real potencial do Gir Padrão.
.
É importante frisar que as matrizes não estão em um manejo "irreal", são ordenhadas apenas 2 vezes ao dia e recebem trato especial para leite no pasto, sem confinamento.
.

Cilada da Lapa Vermelha

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Assogir na "cova rasa"

Em depoimento para o Blog Gir-PO, o 3º Vice-Presidente da Assogir e titular da Fazenda Bocaina (Guará/SP), Waldir Barbosa, relatou que participou de uma confraternização com a diretoria da ABCZ na quinta-feira dia 18/12, onde o Presidente José Olavo concedeu às associações terreno para cada uma construir um stand definitivo para eventos.

Waldir conversou com Renato da associação do Guzerá, com o outro Renato da Tabapuã e com Silvio Queiróz da Abcgil, e disse:

- Todos já contratando arquiteto para os projetos, e pelo visto vamos ficar na "cova rasa".

Os projetos de construção da Guzerá e da Tabapuã foram orçados e ficaram por volta de R$ 300.000,00. Para arrecadar fundos serão vendidas placas para anúncios das fazendas, cada uma sairia por volta de R$ 5.000,00 (parcelado), e com isso o criatório teria seu nome perpetuado na sede da associação.

Os escritórios vão ser mantidos nas salas que estão, mas os presidentes alegam que o stand definitivo com certeza passará a ser o novo escritório.

Algumas associações ainda irão organizar um leilão de doação pra construir a sede, e ai por diante...

A reunião aconteceu no Uberaba Apart Hotel, no restaurante Bonaparte, e segundo Waldir:

- Fui representando a Assogir, mas pouco pude fazer, somente compareci, todos mostraram projetos e eu apenas escutei, já que Carrião "não troteia e nem sai da estrada".

NOTA DO EDITOR:

Waldir tem sido um grande parceiro nessa luta pelo re-erguimento da Assogir, mesmo sendo da situação atual está consciente da necessidade de mudança e será com certeza um ator importante neste momento.

Já o atual Presidente Carrião, que está mais pra “Presidente-Fantasma”, teve nesse último dia 20/12, o prazo regimental para marcar nova Assembléia vencido, portanto agora é possível marcar esta reunião sem o mesmo, fica nas mãos dos diretores.

Tenho fé que no início de 2009 teremos um desfecho e com isso talvez ainda estaremos em tempo de “correr atrás” do tempo perdido e providenciar fundos para esta nova sede, caso contrario ficaremos no esquecimento.

Gostaria mais uma vez manifestar meu descontentamento com os amigos criadores, o apoio de vocês faz muita falta, e qualquer ação isolada tem muita pouca força. Só seremos vitoriosos quando cada um de vocês acordarem para a necessidade de atuação. É o interesse de cada um que está em jogo, não fiquem esperando sentados... já passou a hora!

Túnel do Tempo: Napy ZS

Não tem como falar do criatório ZS sem mencionar Napy, touro de grande importância na seleção que hoje é comandada pelo Zé Neto.
.
Napy fez uma base muito boa, inclusive vários reprodutores de destaque nacional.
.
Sem dúvida um grande marco na história do Gir PO.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

E já começam os preparativos....

Assogir: Até o website...

O estado de deterioração da Assogir é eminente, mas até a semana passada ao menos podíamos ter algum tipo de informação, mesmo que muito pouco, via o website da entidade:
.
www.assogir.com.br
.
A partir de segunda-feria, dia 15/12, não foi mais possivel acessar o endereço virtual da associação.
.
Enviei um e-mail ao Presidente, mas nada...
.
E a Assembléia prometida por Dona Leda Goes não aconteceu até o momento, nem mesmo foi agendada.
.
Mas nós do Blog Gir-PO estaremos atentos, e a partir de Janeiro de 2009 voltaremos a cobrar...
.
Chegaremos lá... a Assogir voltará a trabalhar pelo e para o Gir!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A pedidos: Bey "HL"

Bey "HL"
Krishna II x Cidadela da Lapa Vermelha
.
Resultado de uma parceria que deu certo, Bey "HL" é um jovem touro que promete muito.
.
Seu pai, Krishna II, raçador cria de Hélio Lemos, era filho de Krishna Sakina 6666 na matriz Geeta Importada, portanto um animal POI.
.
Sua mãe, Cidadela, oriunda do criatório Bey (Lapa Vermelha), é filha de Tacaré ZS, touro que deixou prole de muita raça e leite.
.
E atendendo a pedidos, acima a foto do touro... tirada em 2007.
.
Animal de propriedade do criador Hélio Lemos.
.
Cidadela da Lapa Vermelha
Krishna II

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ABCZ: José Olavo participa da posse da nova diretoria da CNA

O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, participa hoje (16/12), a partir das 20h, da cerimônia de posse da nova diretoria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
.
A nova diretoria da confederação comandará a entidade durante os próximos três anos, sob a presidência da senadora Kátia Abreu, que assume também a presidência do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
.
Até 2011, a senadora Kátia Abreu comandará a CNA, que reúne 27 Federações estaduais, 2.142 sindicatos rurais e mais de um milhão de produtores sindicalizados.
.
Nova Diretoria - Compõem a nova Diretoria do triênio 2008-2011, Ágide Meneguette (PR) como 1º vice-presidente; Fábio de Salles Meirelles Filho (MG) como Vice-Presidente Executivo; Pio Guerra Júnior (PE) como Vice-Presidente de Secretaria; e Ademar Silva Júnior (MS) como Vice-Presidente de Finanças. Os membros efetivos do Conselho Fiscal são Carlos Fernandes Xavier (PA), Roberto Simões (MG) e Eurípedes Ferreira Lins (AM), tendo como suplentes Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL), José Zeferino Pedrozo (SC) e Eduardo Silveira Sobral (SE).
.
O mandato da atual Diretoria, presidida por Fábio de Salles Meirelles (SP), termina no dia 12 de dezembro deste ano.
.
A cerimônia de posse acontece no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília/DF.
.
NOTA DO EDITOR:
.
A Senadora Kátia Abreu é uma das mais atuantes personalidades políticas do país, muitos dos ganhos conquistados pelo setor agropecuário brasileiro são méritos dela.
.
À frente da CNA, sem dúvida irá fazer um trabalho ímpar.
.
Boa sorte para a senadora e sua equipe.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Gir Padrão no Orkut

Guilherme Ricaldoni, criador de Gir em Carmópolis/MG, colaborador do Blog Gir-PO e da Comunidade Gir Padrão (Orkut), criou recentemente no Orkut, um tópico que vem rendendo muitas participações de Giristas de todas as partes.
.
O tópico chama-se "ACASALAMENTOS", e o propósito é dar sugestões sobre como acasalar os animais, seja de seu plantel ou de outro... e funciona assim:
.
"o cara de cima fala o nome da vaca e o pessoal responde o touro que usaria e assim vai seguindo..."
.
O tópico já rendeu 132 respostas até o momento e continua crescendo, a comunidade Gir Padrão conta com 138 membros e é extremamente atuante como fórum de discussões sobre o Gir.
.
Vários touros antigos e atuais foram mencionados, assim como matrizes dos mais diversos plantéis e linhagens.
.
Entre os comentários mais interessantes, temos um do André Ramos, girista antigo do nordeste que ficou fora por algum tempo e agora vem retomando as atividades porque "Girista não para, girista dá um tempo"... que disse achar importante usarmos touros modernos. E não ficarmos presos ao passado.
.
Com base nesse comentário criei nova enquete no Blog, onde pergunto exatamente qual a importancia de se utilizar touros antigos hoje, via IA,TE, e FIV.
.
Participem!

Túnel do Tempo : Chave de Ouro Filho


Chave Filho foi um touro gir muito importante para a base atual do rebanho brasileiro. Usado nos mais importantes criatórios.
.
Chave de Ouro Filho era oriundo da seleção da marca R, de Uberaba, Minas Gerais.
.
Considerado por muitos o melhor exemplar da família dos Chave de Ouro.
.
Pai de vários touros importantes, em destaque o touro Colosso que fez junto com Krishna Dhamal e Autêntico Eva a base do gado de Zeid Sab.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Teste de Progênie: GirGoiás

Nosso teste difere do da ABCGIL basicamente nas linhagens testadas. Priorizamos animais de linhagens selecionadas não só para produtividade, mas também mantendo a preocupação com a beleza racial e ainda não foram testadas quanto à produção de leite.
.
Estamos agora distribuindo o sêmen da 4ª bateria de touros. Até o final da distribuição do sêmen da 3ª bateria, contávamos com 182 fazendas colaboradoras do teste e a grande maioria dos colaboradores já demonstrava interesse em participar da 4ª bateria de touros. Foram distribuídas no início do ano de 2008, na 3ª bateria, 2800 doses de sêmen do teste Embrapa/GirGoiás, em 120 fazendas colaboradoras das quais 80 são novos colaboradores.
.
Até o momento já foram registrados os nascimentos de mais de 350 bezerras do teste de progênie da 1ª e 2 ª baterias. Nossa expectativa é de que no 1º semestre de 2009 já possamos começar a realizar os primeiros controles leiteiros de novilhas provenientes da 1ª bateria, que se iniciou no final de 2005. Além da quantificação do leite, devem ser coletadas amostras para análise de proteína e gordura, avaliação de temperamento, úbere e tetas e aprumos.
.
Nossa metodologia obedece, salvo algum fator que atrase, à seguinte cronologia anualmente:
  1. De março a maio: convite para participação na próxima bateria de touros.
  2. De maio a início de junho: confirmação dos tourinhos aptos a participarem da bateria.
  3. Junho: envio dos tourinhos para a(s) centrais de inseminação artificial.
  4. De julho a setembro: coleta de sêmen para o teste.
  5. Outubro: início da distribuição do sêmen nas fazendas colaboradoras.

Um novo projeto que deve iniciar-se a partir do início de 2009 é o Núcleo MOET, interligado ao nosso teste de progênie.

Matrizes top em produção de leite e caracterização serão avaliadas e selecionadas para participar do núcleo, onde serão submetidas a T.E. ou F.I.V., acasaladas com os touros componentes da bateria atual do teste de progênie.
.
Será utilizada uma tecnologia de sexagem de sêmen já coletado que pode levar a 70% de fêmeas.
.
A produção de leite das fêmeas resultantes destes acasalamentos serão posteriormente avaliadas dentro do Núcleo MOET e também no teste de progênie, ou seja, os touros serão avaliados nas fazendas colaboradoras em plantéis Gir e Girolando e também em cima de matrizes Gir de alto potencial.
.
Os machos resultantes destes acasalamentos serão potenciais candidatos às próximas baterias do teste, com a vantagem de já estarem avaliados com base nas informações de produção de suas irmãs completas ou meio-irmãs.
.
É um projeto fascinante e contamos com a participação de vocês. Qualquer dúvida ou sugestões favor entrar em contato.
.
Atenciosamente,

Cláudio Cândido
Técnico GirGoiás

(62)32034753
(62)99771009

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Animal em destaque: Gênesis FAN

Gênesis é um belíssimo exemplar da raça, crioulo de Fábio André da marca FAN.

O touro em destaque apresenta um pedigree diferenciado, filho de Patamar Eva na Mochila, vaca fechada em Alecrim.

Gênesis Fan serve o plantel de José Luiz Junqueira Barros ( Bi ) e vem provando ser excelente de produção, dando fêmeas de destaque.
.
Agora é esperar a confirmação do leite, pois sabemos da diferenciada família leiteira deste reprodutor.

Laboratório GENE/GENEALÓGICA

OS TESTES
.
Todas as amostras testadas são incluídas em um banco de DNA. O tratamento da informação é feito por sistema exclusivo de banco de dados elaborado a partir da longa experiência da Genealógica na área. Os testes realizados na Gene/Genealógica são de grande sensibilidade e garantem alta confiabilidade (acima de 99,9%) para resultados positivos de inclusão e certeza absoluta (100%) para exclusão.
.
GENOTIPAGEM
.
A genotipagem baseia-se no estudo de um conjunto de marcadores do DNA: os microssatélites. Estes constituem pequenas regiões do genoma que não são expressas, mas variam de indivíduo para indivíduo. Através da PCR (reação em cadeia da polimerase), essas regiões do DNA do animal em teste são copiadas um grande número de vezes. Os fragmentos copiados (amplificados) são então analisados em sequenciador automático, determinando o perfil genético (genótipo) do indivíduo. O perfil genético pode ser utilizado para identificar o animal, estabelecer vínculos de parentesco e verificar sua ancestralidade.
.
ESTUDO DE ANCESTRALIDADE
.
O Gene/Genealógica oferece completo serviço de genealogia por DNA que inclui Ancestralidade Materna (marcadores uniparentais do DNA mitocondrial), Ancestralidade Paterna (marcadores uniparentais do cromossomo Y) e Ancestralidade Genômica (determinação das proporções raciais de um animal pelo estudo de marcadores biparentais autossômicos).
.
Ancestralidades Materna e Paterna
.
O DNA mitocondrial (DNA presente em organelas celulares denominadas mitocôndrias) e o segmento exclusivo do cromossomo sexual Y apresentam propriedades genéticas em comum. Primeiramente, eles são herdados de apenas um dos pais: o DNA mitocondrial é transmitido pela mãe através do óvulo para filhos e filhas e o cromossomo Y é transmitido pelo pai através do espermatozóide para filhos do sexo masculino. Em segundo lugar, não trocam genes com outros segmentos genômicos (não se recombinam), sendo transmitidos às gerações seguintes em blocos de genes (denominados ‘haplótipos’). Esses blocos permanecem inalterados em “patrilinhagens” ou “matrilinhagens” até que ocorra mutação. Além disso, o DNA mitocondrial e o cromossomo Y fornecem informações complementares que permitem traçar patrilinhagens e matrilinhagens que alcançam dezenas de gerações no passado, podendo assim reconstruir a história genética de uma espécie ou raça.
.
Ancestralidade Genômica
.
Para o estudo da ancestralidade genômica são utilizados os mesmos microssatélites recomendados pela ISAG (International Society for Animal Genetics) e adotados pelo Ministério da Agricultura para genotipagem e análise de parentesco.
.
O tratamento estatístico das freqüências dos microssatélites em cada raça permite a determinação das proporções ancestrais de um animal particular e identifica uma possível mistura de raças com elevado grau de confiabilidade. Em outras palavras, com análise estatística dos resultados da genotipagem, sem nenhum teste adicional, é possível determinar o grau de mistura de raças que o animal apresenta.
.
EQUIPE GENE/GENEALOGICA
.
Com a finalidade de acompanhar a tendência mundial e atender à crescente demanda dos testes em DNA, a Genealógica, dirigida desde 1989 pelas biólogas Cássia Gonzaga Pimenta e Helena Maria Salgado Bicalho (foto), associou-se ao Laboratório Gene, pioneiro na execução de testes em DNA humano, fundado em 1982 pelo Dr. Sérgio Danilo Junho Pena (foto).
.
O Gene/Genealógica CGTA Ltda foi credenciado pelo Ministério da Agricultura em 12 de agosto de 2005 para execução de testes em DNA de bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos.
.
O laboratório é membro da Sociedade Internacional de Genética Animal (ISAG) e os microssatélites testados no Gene/Genealógica são os recomendados pela sociedade e padronizados pelos testes comparativos internacionais.
.
Isso significa que um teste realizado em nosso laboratório pode ser utilizado para análise de parentesco em qualquer laboratório no mundo membro da ISAG. Nossa equipe técnica é altamente especializada. Possuímos equipamentos de última geração e usamos as mais avançadas técnicas na execução dos testes em DNA.
.
NOTA DO EDITOR:
.
Conversei pelo telefone com a Dra. Helena Bicalho e ela me disse ser possível analisar a qualidade (pureza) racial de dado animal através dos exames acima, não apenas 1 deles, mas uma combinação.
.
Ela me enviou uma apresentação auto-explicativa que estou anexando abaixo:
.
.
Temos agora o "tira-teima"...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Assogir: Assembléia só em 2009

Segundo o amigo Rosimar Silva, do Blog Gir Brasil, Luiz Humberto Carrião (Presidente da Assogir), o informou por telefone que marcará a Assembléia Extraordinária solicitada por 1/5 dos associados para o “início do próximo ano”.
.
Segundo ele, “em conversas com alguns membros da diretoria da Assogir, ficou acertado que não será mais possível realizar esta assembléia este ano devido aos festejos natalinos”.
.
Carrião disse que até o dia 20 deste mês ele marcará oficialmente a assembléia, “deverá ser no começo do ano”, finalizou.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O mundo dos organizados

É de identificar um movimento bem organizado, basta olhar os resultados comerciais, compara-los com a realidade, e chegar à conclusão... Esses caras são bons... Eu procuro ver sempre do lado bom às coisas, e sempre tento aprender com os acontecimentos.
.
Vejam, por exemplo, a raça mais querida do mundo, a raça gir, eu digo a mais querida, por ser sem duvida a que desperta mais sentimentos, de paixão e ódio.
.
Hoje existe, brilhantemente, um trabalho feito pelos criadores de gir leiteiro, que é a unificação de qualidades de uma raça, baseado em dois testes de progênie, onde existem quatro ou cinco linhagens, que se cruzam entre si, formando e formatando um rebanho soberano comercialmente, que deixa de lado, seus “pais biológicos”, literalmente mostrando do ponto de vista comercial a superioridade do aluno em relação ao mestre.
.
Ficam de fora, desse conceito de qualidade, todos os animais que não pertencem a esse clã de “provados”, mesmo que tenha sido usado como base em diversos planteis renomados e sejam avós ou bisavós de top tende sumários.
.
Os organizados e competentes criadores conseguiram reduzir a base genética a quatro ou cinco linhagens , quando não indivíduos , que competem entre seus irmãos, ou primos, pelo topo do ranking.
.
Krishnas e suas descendências, Redinos, Gandy, Martelo, White, Gaiola, Maxixe, Bey, e muitos outras linhagens e descendentes dessas linhagens ficam esperando a oportunidade de um lugar ao sol, ou a boa vontade de um elogiozinho aqui outro ali pela voz de um leiloeiro que mal sabe pronunciar os nomes desses esquecidos pais de linhagem, base de todos os super fenômenos provados que estão por aí. Isso se deve a competência e dinamismo de alguns organizados criadores.
.
Agora, será que um dia iremos lembrar daqueles pilares, mestres e seus descendentes, que às vezes a simetria da beleza e da harmonia das formas ofusca a visão dos lideres de sumário?
.
Eu vejo nitidamente ai uma situação, que acho muito legal, e ao mesmo tempo preocupante, pessoas competentes comercialmente, andando num burrinho feio e desajeitado, onde elas, as pessoas são aplaudidas, e o burrinho insiste achar que os aplausos são pra ele. Ele por si só não sairia do lugar. Mas com a competência das pessoas que estão indo com ele, está indo longe.
.
O mestre por sua vez, se sustenta, por ser produtor de qualidade, e não fazer e muito menos ser o burrinho, pelo contrário, burro às vezes da vontade chamar, quem o conduz.

José Augusto Barros

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

José L. Rezende usará Bey Rajni 3970

Bey Rajni 3970
Prema Rajni x Bola da Lapa Vermelha
.
José Lucio Rezende, antigo criador de Gir da Região Metropolitana de BH, exatamente em Matozinhos/MG, é detentor de marca JR, e conhecido pelos seus 4 grande campeonatos da ExpoZebu:
.
Entrevista - Bi-Grande Campeã 1972 e 1973
Dalat - Grande Campeão 1986
Internato - Grande Campeão 1990
.
Sempre selecionador de leite, sua genética de base Eva, R e Bey, tem influencia em grandes criatórios como 2M, de Mamede Mussi, através do touro Dalat, animal que prova ter excelente genética leiteira, visto a matriz Quermesse do Fundão, de José Ricardo Fiuza, que recentemente foi vendida por R$ 140.000 e provou lactação superior a 8.000kg.
.
Aos 84 anos, muito ativo e ligado ao gado Gir, José Lucio usará nesta temporada, o touro Bey Rajni 3970, da Fazenda Lapa Vermelha, animal 50% POI, e que atualmente participa do teste de progenie da Gir Goiás/Embrapa.
.
Matrizes do plantel JR (Fazenda Santo Antonio)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Orlei de Genética: De cara nova

O Orlei/Arroba Genética está de cara nova, e não é só a logomarca.
.
Conhecido por vender genética de qualidade para criadores das mais diversas raças zebuinas, decidiu renovar.
.
O Blog agora será mais dinâmico, mais específico, e segundo Orlei Freitas novidades ainda virão, como expandir as atividades levando mais informação ao criador e comprador.
.
Orlei irá publicar eventualmente também no Blog Gir Padrão, informando aos giristas tudo sobre a genética P.O. e principalmente P.O.I ofertada por ele.
.
Conheçam a nova página:
.

Controle Leiteiro Oficial - ABCZ

O controle oficial de pesagem de leite da ABCZ foi introduzido como uma ferramenta de auxilio na seleção do gado.

Porém, graças as mais diversas técnicas desenvolvidas ao longo dos anos, não se pode mais confiar nesta ferramenta ao analisar o potencial real de um animal. Antes, é preciso saber como foi o manejo deste para provar tal lactação.

São drogas dos mais diversos tipos, que atuam desde a dilatação do úbere e da veia mamária, até hormônios. Ainda temos as rações balanceadas, que são caríssimas, e só permitem aos mais endinheirados utilizá-las.

Com isso, se tornou comum vermos reses teoricamente Gir, “provando lactação” superior a 15.000kg/ano. Fato que deixa muita desconfiança, imagine só, uma vaca Gir produzindo 50kg/dia, eu não acredito.

Além do mais, se estes animais forem submetidos a esta dieta e este manejo, eles não durariam dois anos. Sem contar que, para atingir tal performance, a vaca terá de ficar “vazia”, ou seja, não poderá enxertar durante o determinado período.

Não para por ai; ainda para chegar ao melhor resultado possível, os criadores submetem as vacas (e seus funcionários) a ordenhas noturnas, o que onera ainda mais o processo e sacrifica ainda mais os envolvidos.

Resolvi escrever sobre isso porque mais cedo ou mais tarde a ABCZ terá de tomar alguma atitude para transformar o controle oficial em uma real ferramenta de seleção e não mais, apenas uma ferramenta de enganação e marketing.

Existe diversas maneiras de se obter um modelo confiável, basta querer.

Apenas para reflexão.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Túnel do Tempo: Krishna Sakina Guiliri


Krishna Sakina Guiliri, conhecido como Krishneto fez história no rebanho brasileiro. Considerado um dos touros Gir que mais contribuíram em leite na raça.
.
Filho de Krishninha na famosa Guiliri-imp.
.
Tem prole de destaque na atualidade , inclusive filhos campeões na Expozebu, de criação do amigo Bi.
.
Além disso é pai de um dos melhores touros do teste de progenies Girgoiás: Krishna Marduk Gil, propriedade de Gilmar Cordeiro.

A pedidos: TACARÉ ZS

Tacaré ZS (Napy x Platéia II)
Atendendo ao pedido do grande Sandro Silveira, frequentador assíduo do Blog e herdeiro do saudoso criador Mário Silveira, acima fotos do falecido raçador Tacaré.
.
Serviu por toda a vida ao criatório Lapa Vermelha (Bey), foi comprado ainda bezerro por Geraldo Simões na fazenda Americana, de Zeid Sab.
.
Deixou uma prole de muita raça e muita leite, suas filhas estão sendo provadas com média de 15 a 20 kg/dia em duas ordenhas.
.
Era filho de Napy em vaca Krishna Dhamal
.
Além de ser excelente pai, Tacaré provou seu potencial como avô.
.
Ainda serve ao criatório Bey via IA.
.
Filho:
Filhas:

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Gir Genética Central: A central do Gir PO

Há alguns meses venho desenvolvendo um modelo de central-cooperativa para comercialização de semen de Gir Puro.
.
Essa idéia que vem se amadurecendo tem dois objetivos: disponiblizar aos pecuaristas genética confiável e pura. E possibilitar aos criadores uma maior visibilidade e disseminação de sua genética.
.
Como funcionaria:
.
Seria um espécie de cooperativa, ou seja, a "central" não teria dono, também não seria necessário ao menos na fase inicial infra-estrutura física, teríamos um web site para divulgação dos animais e informações gerais sobre os mesmos como fotos, genealogia e outras caracteristicas.
.
Os criadores seriam responsáveis pela coleta e armazenamento do semen, e a "central" seria responsável pela comercialização do material genético.
.
Teriamos um catálogo físico que seria enviado aos demais interessados na intenção de expandir os mercados para quem não acessa a internet.
.
Para seleção dos animais a integrarem a possível futura lista de touros, teriamos uma equipe técnica que selecionaria apenas animais de alto valor genético e confiabilidade máxima, assim como os preços das doses.
.
Essa idéia se encontra em fase embrionária, os comentários são bem-vindos assim como as sugestões.