Aqui a raça é pura, sem mistura...

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Túnel do Tempo - CAJUEIRO EVA


Cajueiro Eva (Genuino x Palitana)
Conhecido como White III, touro que inaugurou a terceira fase do gado Eva, usado em consanguinidade para retomar o harmonioso padrão Eva.
Foto e informações do acervo do Guilherme Ricaldoni, também colaborador do nosso blog.
Atendendo ao pedido do nosso amigo Edineive Geraldo de Contagem/MG, amante de raça Gir e também frequentador assíduo do Blog.

Resultados EXPOGOIAS

63º Exposição Agropecuária de Goiás - Raça Gir PO

16 de maio a 1º de junho de 2008

Jurado: José Jacinto Junior

FÊMEAS:

GRANDE CAMPEÃ - NUGA FAN (MAJESTADE DA 2M X BONECA FAN)

CAMPEÃ VACA SENIOR - IMAGEM DA OLHOS D`ÁGUA (SORBONE FAN X NATA FAN)

CAMPEÃ VACA ADULTA - NUGA FAN (MAJESTADE DA 2M X BONECA FAN)

CAMPEÃ VACA JOVEM - KHANA TE DA SJ (ARIANO DA SJ X ANABELA DA SJ)

CAMPEÃ FEMEA JOVEM - AFZ PAVUNA (GOLFO PERSICO ZS X PAVUNA)

CAMPEÃ NOVILHA MAIOR - PIMENTA FAN (IATAGAN FAN X DANÇARINA FAN)

CAMPEÃ NOVILHA MENOR - RUSSA FAN (SORBONE FAN X HINAJA FAN)

CAMPEÃ BEZERRA - BAILARINA (GAGARIN D GAL X JUNIA PIRACANJUBA)

MACHOS:

GRANDE CAMPEÃO - MAJESTADE FAN (MAJESTADE DA 2M x ILHABELA FAN II)

CAMPEÃO TOURO ADULTO - MAJESTADE FAN (MAJESTADE DA 2M x ILHABELA FAN II )

CAMPEÃO MACHO JOVEM - PATRIMONIO FAN (PRINCIPE FAN x CINARA FAN)

CAMPEÃO JUNIOR MAIOR - ESCORPIAO DOBI (GENESIS FAN X BABILONIA DOBI)

CAMPEÃO JUNIOR MENOR - REPORTER ZS (LAGO VERDE ZS x GUARAPUA ZS)

CAMPEÃO BEZERRO - RONDON FAN (MAJESTADE DA 2M X HILDA FAN)

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Animal em Destaque - ATENTA E DARUK


Atenta ( Tacaré ZS x Alçada da Lapa Vermelha )
Daruk BRG ( Daro DC x Atenta da L. Vm.) foi
Reservado Campeão Bezerro - Oliveira 2007.
Foto: Julho de 2006
Animais da Chácara Beiro Rio, sufixo BRG, Carmópolis/MG.
Gir Puro de Origem de qualidade!

ABCZ completa 74 anos


Maior organização de pecuária zebuína do mundo, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) completa hoje (18/06) 74 anos de dedicação ininterrupta à promoção, registro genealógico e melhoramento genético das raças zebuínas. Em 18 de junho de 1934, ocorria a absorção do "Herd Book da Raça Zebu" pela SRTM (Sociedade Rural do Triângulo Mineiro), que 33 anos depois seria transformada em ABCZ. Ao longo das últimas setenta décadas, a ABCZ incentivou a expansão das raças zebuínas no Brasil, uma vez que são as mais adaptadas ao clima e à criação extensiva a pasto. Com a expansão do zebu em todo o território nacional e a utilização de técnicas de melhoramento genético, o país conseguiu a partir do ano de 2003 se tornar o maior exportador de carne bovina em termos de volume do mundo, além de aumentar significativamente o volume de leite produzido pelos animais leiteiros. "Foram setenta anos de muito trabalho, mas é gratificante ver que ao longo destas décadas a ABCZ tornou-se a maior entidade de pecuária zebuína do mundo, respeitada no Brasil e no exterior. Isso se deve ao trabalho de todas as diretorias da entidade. Atualmente, a pecuária está numa fase de ascendência e deve cada vez mais ser produtiva e tecnificada", salientou o presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes.Este ano, o Controle Desenvolvimento Ponderal da ABCZ também comemora 40 anos de existência. O controle é uma das mais importantes provas zootécnicas realizadas pela associação. Em 2008, o Controle Leiteiro oficial da entidade completou 30 anos.
A ABCZ completou em 2008 a marca de 17 mil associados.

Reportagem: Laura Pimenta / Foto: L. Adolfo

Túnel do Tempo - JANDAIA DA LAPA VERMELHA


JANDAIA (Ganges x Anabela Lapa) - 16/4/71
Grande Campeã Nacional em 1975 pesando 589 kg, aos 48 meses. De Geraldo França Simões.
Seu pai, Ganges já está no nosso blog, foi o último animal citado na nossa sessão.
Jandaia era de excelente conformação e raça, deixou sua prole.

terça-feira, 17 de junho de 2008

IGENITY no BRASIL


Permite que produtores de gado de leite e de gado de corte aumentem seus lucros através de uso de tecnologia de DNA.
Trata-se de informações sobre o perfil genético de animais/rebanhos que ajudam os produtores a selecionar, manejar e administrar a produção de leite e seu respectivo mercado de uma maneira mais eficiente.
Dá aos produtores de leite a habilidade de obter conhecimento antecipado sobre o potencial produtivo de seus animais, ao invés de descobri-lo apenas após seu sucesso ou fracasso em sua produção.
É mais um recurso para melhorar a eficiência e lucro das operações dos produtores, além de agregar valor à indústria.
Quando uma propriedade implanta o Programa IGENITY, recebe resultados individuais do perfil genético dos animais em escores de 1 a 10, ou seja, dos animais de piores combinações genéticas (escore 1) aos animais de melhores combinações genéticas (escore 10) para cada característica avaliada, como Produção de Leite (lbs), Produção de Proteína (lbs), % de Proteína no Leite, Produção de Gordura (lbs), % de Gordura no Leite, Proteínas do Queijo e outras características detalhadas neste site. Com estas informações, é possível promover-se seleção, manejo e marketing assistidos por marcadores moleculares no rebanho de acordo com os objetivos econômicos da propriedade.
Igenity Leite:
Responsável: Tulio Correia
tel: (19) 8204-1593

Túnel do Tempo - GANGES R


GANGES (Chave de Ouro x Columbia) - Pesou 1.018 kg, era o mais pesado até então. De Geraldo Simões, deixou filhos campeões nacionais, como JANDAIA e HUBÁRIO... Ganges é irmão próprio do Grande Campeão Nacional Goiacan R. No nosso novo blog, agora temos a sessão Túnel do Tempo, aqui postaremos fotos de animais antigos que marcaram época. Envie sua sugestão e foto, com a história de um animal que passou e marcou!

Zé Neto visita criadores de BH


No último fim de semana, dias 15 e 16 de junho, o criador e grande fomentador da raça Zé Neto, herdeiro da marca ZEID (ZS), visitou alguns criadores do eixo da Grande BH.
Sábado passou o dia na Fazenda Santo Antonio, de José Lúcio Rezende (na foto, ao lado de Zé Neto), em Mocambeiro, municipio de Matozinhos e domingo na Fazenda Lapa Vermelha, de Ricardo e Eduardo Simões, em Confins.
Zé Neto gostou do que viu e reinterou a importancia do leite no cenário atual da raça.
Na Fazenda Santo Antonio conheceu a boa produção do touro Aquario JR, filho do Campeão Nacional Dalat, e na fazenda Lapa Vermelha lhe agradou a progenie do touro Bey 3530.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

ARTIFICIALISMO, O QUE É?

Será que com a total guinada da pecuária para a idéia de produção econômica, essa idéia de adequação ao meio/artificialismo, não mudaram um pouco os conceitos, ou as importâncias, será que realmente o animal ou a propriedade ou mesmo um proprietário adaptado ao meio, não é aquele que vive ou consegue fazer com que sua atividade seja lucrativa, gerando renda, empregos, divisas, deveres sociais, etc.
Se formos ser honestos com os nossos animais, de fato, praticamos “artificialismos” desde o nascimento dos próprios, como remédios, ivermectinas, iodos, e assim vai. Depois fazemos o favor de separá-los da mãe para que essas possam produzir o leite, que não é unicamente destinado aos filhos (o que seria natural) e sim ao comércio. E nesse sentido, da pra imaginar o que o “artificialismo” vai fazendo por eles (vacinas, vermífugos, mão de obra manejos, rações, sais, sais minerais, etc.etc., etc.).
Talvez esse exemplo seja meio esquisito, pois já ta encalacrado em nossas vidas, mas, por exemplo, tecnologias e ferramentas como inseminação artificial, transferência de embriões, fecundação in vitro, clonagem, transgênia, sejam assuntos mais concretos, com maior facilidade de enxergar o dito “artificialismo”, mas que são normalmente absorvidos e usados por pecuaristas (avanços tecnológicos), que condenam, por exemplo, o uso creep feeding.
Poderíamos citar várias praticas artificialistas, que nos usamos, simplesmente achando a coisa mais natural do mundo.
Cito um acontecimento, que vem ganhando muitos adeptos, que a IATF, ou seja, inseminação artificial em tempo fixo, que de natural não tem nada, mas que vem ganhando espaços na pecuária do país com muita velocidade, devido a facilidades que apresenta, tanto que hoje já existem grandes frigoríficos financiando o uso dessa técnica em muitas propriedades. Se o resultado é ruim ou bom, eu não sei, só sei que muita gente, depois dos frigoríficos financiarem, derrubou ou deixou de lado aquela desculpa de não usar por ser um método muito artificial e poder mascarar a real fertilidade das fêmeas.
Talvez o termo: adequação ao meio, seja realmente o que nos pecuaristas necessitamos só nos resta entender, descobrir e vivenciar o verdadeiro “meio” , sem o artificialismo de idéias e filosofias originados de premissas falsas .

José Augusto Barros.

Resultado superagro 2008

48a EXPOSICAO ESTADUAL DE BELO HORIZONTE
PARQUE DE EXPOSICOES DA GAMELEIRA - GIR DUPLA APTIDAO

PROMOTORA : INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUARIA RELACAO DE MELHORES EXPOSITORES

1 SIARA AGRO-PECUARIA LTDA. 568.00
2 EDUARDO COSTA SIMOES 280.00
3 HOMERO G. MORAIS FILHO/FELIPE A. MORAIS 264.00
4 ANIBAL A. MASCARENHAS BARBOSA - ESPOLIO 184.00
5 MARCOS ANDRE RICALDONI MIRANDA 40.00
6 JOAO GUILHERME MALDINI PITANGUY 24.00
7 ROBERTO DE MATOS GASBARRO E OUTROS COND. 20.00 8 LEONARDO DE PAULA GASBARRO 16.00

terça-feira, 10 de junho de 2008

Bela iniciativa!!!

Grande Rodrigo, parabéns pela iniciativa. Em nome da comunidade Gir Padrão, desejamos que o Blog Gir-P.O. se transforme em um forte veículo de divulgação da raça Gir. A comunidade Gir Padrão deseja boa sorte ao recém-criado blog e contribuirá como puder para o seu sucesso.

Parabéns Bi!


Gostaria de parabenizar o criador Bi (marca DOBI), pela excelente pontuação na ExpoZebu 2008, conquistando os títulos de melhor expositor e melhor criador, além da inédita "dobradinha dupla" nos Grandes Campeonatos.

José Luiz J. Barros, o Bi, cria em Ribeirão Preto/SP, na Fazenda Café Velho.

Continue assim Bi, o Gir agradece!

* Na foto, Bi recebe a premiação juntamente de sua esposa de Rodrigo Simões e ao fundo o touro Grande Campeão, Crystal Dobi.

ExpoZebu 2008 - Expositores

Pontos por Expositor - RAÇA GIR PO

1º - JOSE LUIZ JUNQUEIRA BARROS - 764
2º - FABIO ANDRE - 613
3º - JOAO MACHADO PRATA JUNIOR - 333
4º - AGROPEC. FARESA LTDA. - 258
5º - CARLOS DE OLIVEIRA DA COSTA - 248
6º - VALMOR DA CUNHA LIMA - 211
7º - EDUARDO COSTA SIMOES - 184
8º - JOSE HENRIQUE FUGAZZOLA BARROS - 120
8º - JOSE RITA DA FONSECA FILHO - 120
9º - ORG. MAMEDI MUSSI - 84
10º - HEDA BORGES MACHADO - 48
11º - ORESTES PRATA TIBERY JUNIOR - 44
12º - FRANCISCO DE SOUZA LIMA - 24
12º - GILMAR SELANI SILVA E OUTRO/COND - 24
13º - LEANDRO DE AGUIAR - 20
14º - ANDREIA M.P.NUNES CARVALHO SOUZA - 18

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Animal em destaque

MISS DA LAPA VERMELHA
( Krishna II x Arizona da Lapa Vermelha)
RG: BEY 4319
Nascimento: 13/8/2007
Fazenda: LAPA VERMELHA
Município: PEDRO LEOPOLDO/MG
CAMPEÃ BEZERRA na ExpoZebu 2008 e SuperAgro BH 2008.
"INVICTA NAS PISTAS"
Idade: 8 meses (263 dias)
Peso: 250 kg
Comprimento: 121 cm
Altura Anterior: 118 cm
Altura Posterior: 118 cm

Bem-Vindos...

Esta página foi criada para disponibilizar aos criadores e admiradores do verdadeiro gado Gir PO, informações precisas e atualizadas.

Exposições, congressos, seminários, leilões, feiras, animais, criatórios, entrevistas e novidades em geral.