segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Gir Genética Central: A central do Gir PO

Há alguns meses venho desenvolvendo um modelo de central-cooperativa para comercialização de semen de Gir Puro.
.
Essa idéia que vem se amadurecendo tem dois objetivos: disponiblizar aos pecuaristas genética confiável e pura. E possibilitar aos criadores uma maior visibilidade e disseminação de sua genética.
.
Como funcionaria:
.
Seria um espécie de cooperativa, ou seja, a "central" não teria dono, também não seria necessário ao menos na fase inicial infra-estrutura física, teríamos um web site para divulgação dos animais e informações gerais sobre os mesmos como fotos, genealogia e outras caracteristicas.
.
Os criadores seriam responsáveis pela coleta e armazenamento do semen, e a "central" seria responsável pela comercialização do material genético.
.
Teriamos um catálogo físico que seria enviado aos demais interessados na intenção de expandir os mercados para quem não acessa a internet.
.
Para seleção dos animais a integrarem a possível futura lista de touros, teriamos uma equipe técnica que selecionaria apenas animais de alto valor genético e confiabilidade máxima, assim como os preços das doses.
.
Essa idéia se encontra em fase embrionária, os comentários são bem-vindos assim como as sugestões.

5 comentários:

  1. Completo:

    Seria ainda muito mais forte se tivessemos o apoio de uma entidade como a Assogir.

    As idéias são muitas, agora precisamos vencer essa batalha pelo Gir, ter a Assogir do nosso lado, trabalhando, seria uma vitória da RAÇA.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa idéia da central, pois o que encontramos hoje nas centrais de inseminação são poucos animais que atendem no quesito pureza racial. Além disso, pode divulgar rebanhos com trabalhos bons para raça, porte e leite, fomentar a raça e ecncontrar novos raçadores.
    Siga em frente com a idéia.

    ResponderExcluir
  3. Caramba mestre
    apoiado em genero numero e grau, acho que tem que ter uma contrapartida, uma porcentagem pra reservad e caixa e pra confecção dos catalogos, podemos oferecer uma porcentagem pros revendedores de semen, como uma central o faz, e com isso teriamos um mercado melhor. Quanto a comissão realmente é nescessaria, pq podem vir a ter animais que não conjuguem com a idéia.Abração, to aqui pra o que precisar , inclusive genetica.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da idéia e tenho interesse em participar.
    Acho que enquanto a Assogir ainda está em dormencia, alguém poderia ir começando a estruturar o negócio.
    É necessário que seja alguém bastante organizado, pois a tramitação da documentação na ABCZ é bastante complexa.
    Me disponho a prestar assessoria quanto a documentação na ABCZ.

    ResponderExcluir
  5. Grande idéia, temos que interagir mais os criadores dando maior fomento a raça, existem grandes raçadores sendo muito pouco utilizados em fazendas, em contra partida muita gente precisando de material genético de qualidade e não conseguem nas centrais.
    Gostaria de estar participando da evolução desta cooperativa.

    ResponderExcluir